Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

2444850 Ano: 2012
Disciplina: Redação Oficial
Banca: IF-CE
Orgão: IF-CE
Provas:
Sobre o uso dos pronomes de tratamento na redação oficial, é correto afirmar-se que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2444849 Ano: 2012
Disciplina: Redação Oficial
Banca: IF-CE
Orgão: IF-CE
Provas:
Sobre o documento em padrão ofício, é correto afirmar-se que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2444848 Ano: 2012
Disciplina: Redação Oficial
Banca: IF-CE
Orgão: IF-CE
Provas:
Considerando as normas da correspondência oficial e a propriedade vocabular, é falso dizer-se que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2444847 Ano: 2012
Disciplina: Redação Oficial
Banca: IF-CE
Orgão: IF-CE
Provas:
"averbação, feita abaixo dos textos ou no verso de decretos e portarias pessoais (nomeação, promoção, ascensão, transferência, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração, recondução, remoção, exoneração, demissão, dispensa, disponibilidade e aposentadoria), para que seja corrigida flagrante inexatidão material do texto original (erro na grafia de nomes próprios, lapso na especificação de datas, etc.), desde que essa correção não venha a alterar a substância do ato já publicado." (Manual de redação da Presidência da República / Gilmar Ferreira Mendes e Nestor José Forster Júnior. – 2. ed. rev. e atual. – Brasília: Presidência da República, 2002.) – disponível em < www.planalto.gov.br>
A definição acima refere-se ao expediente denominado
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2444846 Ano: 2012
Disciplina: Português
Banca: IF-CE
Orgão: IF-CE
Provas:
Obedecem, respectivamente, às mesmas regras de acentuação gráfica de atrás, universitário, eletrônicos e já, as palavras que se encontram na alternativa
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2443941 Ano: 2012
Disciplina: Serviço Social
Banca: IF-CE
Orgão: IF-CE
Provas:
Os estudos de Ana Elizabete Mota (2009), sobre as tendências da Seguridade Social e suas implicações na Assistência Social, a partir de 1990, direcionam para uma redefinição de posicionamentos das políticas de seguridade no país. Sobre esta nova engenharia que se consolida nos anos 2000, é falso considerar-se que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2443939 Ano: 2012
Disciplina: Serviço Social
Banca: IF-CE
Orgão: IF-CE
Provas:
Yolanda Guerra reflete a instrumentalidade no exercício profissional do assistente social como uma propriedade ou um determinado modo de ser que a profissão adquire no interior das relações sociais, no confronto com as condições objetivas e subjetivas do exercício profissional. A partir do pensamento da autora, analise as proposições.
I. Podemos considerar que a instrumentalidade é uma capacidade adquirida no fazer profissional executável apenas pelo assistente social.
II. Toda postura teleológica encerra instrumentalidade, o que possibilita ao homem manipular e modificar as coisas, a fim de atribuir-lhes propriedades verdadeiramente humanas.
III. No processo de mediação nas relações de trabalho, o assistente social deve buscar a instrumentalização das pessoas com vistas à emancipação humana delas.
IV. Nas ações instrumentais impera a repetição, o espontaneísmo, considerando a necessidade de responder imediatamente às situações existentes.
É correto afirmar-se que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2443839 Ano: 2012
Disciplina: Português
Banca: IF-CE
Orgão: IF-CE
Provas:
Leitor de e-book lê mais. E aí?
Raquel Cozer
Dias atrás, em entrevista a um documentário universitário sobre mídias digitais, fui questionada sobre a possibilidade de os e-readers estimularem a leitura. Respondi que não acredito muito nisso. Acho que quem lê em e-readers é quem já lia muito antes em papel, já que quem não tem o costume de ler não teria interesse em comprar um e-reader, e quem lê pouco e compra um tablet o usa mais para outras coisas.
Mas disse acreditar que os e-readers ao menos estimulam a compra de livros por impulso, o que pode ser mais benéfico para as editoras do que para o leitor, na verdade, já que boa parte daqueles livros digitais permanecerá tão intocada quanto ficaria numa livraria.
Nem uma semana depois da entrevista, saiu um infográfico sobre o assunto no Good.is, partindo do fato de que um em cada dez americanos já tem e-reader para questionar como isso mudou os hábitos de leitura.
Segundo a pesquisa, quem tem e-reader compra mais livros. Dois em cada três donos de leitores eletrônicos compram seis ou mais livros por ano, enquanto mais ou menos a mesma parcela dos que não têm e-reader compram no máximo cinco livros por ano.
A parte que dá mais o que pensar é a que diz respeito à leitura. Diz o texto: "Donos de e-readers leem mais livros, na média, que aqueles que leem no papel. A maioria dos que usam e-readers lê mais de dez livros por ano, ante apenas 38% daqueles que leem livros tradicionais".
À primeira vista, pode levar à conclusão de que o digital estimula a leitura, mas isso também pode ser entendido de outra forma. Se 10% dos americanos têm hoje um e-reader, você pode desconfiar de que são os 10% que mais gostam de ler. Talvez melhor fosse perguntar se quando liam só em papel eles liam esse tanto, ou se o tempo dedicado à leitura aumentou depois que passaram a ler em e-reader.
Outra coisa é que uma pesquisa sobre quantos livros alguém lê por ano nunca será muito precisa. Eu não sei quantos livros leio ao ano, ainda que o fato de trabalhar com isso facilite uma estimativa. Será mesmo que mais de 20% dos americanos lê mais de 21 livros por ano? Isso daria pelo menos um livro a cada duas semanas e meia (na média, segundo mapeamentos mais amplos, os americanos leem em média 5,1 livros ao ano, ante 4,7 no Brasil, onde o crescimento nesses índices foi de 150% nos últimos dez anos).
De todo modo, vale destacar o crescimento da leitura em mídias digitais nos EUA, que foi quem abriu essas porteiras – e que, embora esteja muito à frente dos outros países, pode servir de parâmetro para o crescimento da leitura digital nos próximos anos no mundo.
Na visita ao Brasil, na semana passada, o diretor de parcerias (etc etc, é um cargo enorme) do Google, Tom Turvey, trouxe um número interessante: hoje, 23% dos livros vendidos nos USA são digitais. Em 2008, esse número correspondia a 0,5% (que deve ser mais ou menos como é hoje no Brasil). Em 2010, tinha chegado a 6,5%. O crescimento desde então não deixa de ser impressionante.
Disponível em: <http://abibliotecaderaquel.folha.blog.uol.com.br/>
“À primeira vista, pode levar à conclusão de que o digital estimula a leitura, mas isso também pode ser entendido de outra forma. (..)”.
I. Quanto ao uso das vírgulas, ambas foram utilizadas, para marcar o deslocamento de um termo da oração.
II. O uso do acento grave se dá pela mesma razão em ambas as ocorrências.
III. O verbo da última oração do período encontra-se na voz passiva analítica.
É verdadeiro dizer-se que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2442682 Ano: 2012
Disciplina: Serviço Social
Banca: IF-CE
Orgão: IF-CE
Provas:
Segundo Almeida, a atuação do Serviço Social, na educação, deve ser analisada a partir de dois eixos fundamentais: posição estratégica que a educação passou a ocupar no contexto da adaptação do Brasil à dinâmica da globalização e o movimento interno da categoria de redefinição da amplitude do campo educacional para a compreensão dos seus espaços e estratégias de atuação. Com base nas configurações históricas da política educacional e a atuação do assistente social na educação, analise os itens.
I. O sistema de ensino, no Brasil, vem se modificando significativamente nas duas últimas décadas. Esta mudança, na maioria das vezes, é para atender às exigências de organismos nacionais e internacionais;
II. Configura-se um desafio construir uma intervenção qualificada, enquanto profissional de educação, seguindo princípios fundamentais do Código de Ética – posicionamento em favor da equidade e da justiça social;
III. O sistema de ensino concretiza-se como um espaço de muitos problemas sociais, por isso a escola configura-se como um importante equipamento social;
IV. O projeto de Lei Federal, em tramitação no Congresso Nacional desde 2008, que dispõe sobre os serviços de psicologia e serviço social em todos os níveis da educação, está em consonância com as discussões da categoria sobre uma intervenção capaz de perceber as expressões da questão social no espaço escolar, com vistas a uma intervenção para a cidadania por meio da viabilização de direitos sociais.
V. Com a LDB de 1996, a política educacional conseguiu efetivar-se de maneira universal e contínua, possibilitando, inclusive, o cumprimento dos percentuais orçamentários definidos para educação, por meio da descentralização de recursos federais, estaduais e municipais.
É verdadeiro afirmar-se que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2442291 Ano: 2012
Disciplina: Serviço Social
Banca: IF-CE
Orgão: IF-CE
Provas:
Sobre a Lei 12317/2010, é correto dizer-se que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas