Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

391797 Ano: 2010
Disciplina: Relações Públicas
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ

Leia o texto a seguir e responda à questão.

Jornalistas das editorias de ciência e saúde de órgãos noticiosos recorrem intensamente aos jornalistas assessores de imprensa de instituições de ensino e pesquisa para solicitar fontes (pesquisadores, técnicos) relacionadas a assuntos específicos, tanto em coberturas do dia-a-dia, quanto em situações em que a agenda da mídia possa estar com predomínio de determinado ângulo – como dengue, meningite, descoberta de uma sequência genômica, de novo medicamento, morte de um “famoso” por doença desconhecida a esclarecer, etc.

Com relação ao texto, analise as afirmativas a seguir. I. Os assessores têm acesso a inúmeras fontes para cada assunto, o que facilita seu trabalho e diversifica o noticiário final. II. Os assessores têm acesso a poucas fontes com relação a cada assunto, às vezes mesmo a apenas uma única fonte até para variados assuntos, o que dificulta seu trabalho, impedindo-o de dar conta de toda a demanda das redações. III. Os assessores precisam conciliar as demandas dos órgãos noticiosos com as agendas e interesses dos técnicos e pesquisadores potencialmente eleitos como fontes, o que nem sempre se estabelece fora de uma margem de conflitos. Assinale:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391796 Ano: 2010
Disciplina: Relações Públicas
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ
O Código de Ética do profissional de relações públicas (RP) em vigor no Brasil:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391795 Ano: 2010
Disciplina: Relações Públicas
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ
Você trabalha no setor de comunicação de uma universidade e a sua instituição está organizando um congresso científico sobre nanotecnologia, no qual serão apresentadas dezenas de pesquisas, entre elas uma que resultou no desenvolvimento de um vidro autolimpante e outra que resultou num possível futuro candidato a medicamento. Sobre as ações de comunicação relacionadas ao congresso, todas as alternativas estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391794 Ano: 2010
Disciplina: Relações Públicas
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ
Uma importante característica da formação do profissional de relações públicas é o treinamento na coordenação e elaboração de eventos de qualquer natureza, destinados a todos os públicos de uma instituição, interno e externo. Sobre esta habilidade, é correto afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391793 Ano: 2010
Disciplina: Relações Públicas
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ
Repórter do setor de jornalismo de uma grande emissora de televisão gastou mais de 3 minutos para identificar em um portal de uma instituição de pesquisa internacional (que vamos chamar OWA) informações objetivas que a definissem e encontrou todas as atribuições e objetivos após “estender" com o mouse o item (traduzido para o português) “Entenda a OWA" no menu à esquerda que abriu (nesta seqüência, de cima para baixo) os itens “Registro da história", “Personagens", Dados, etc. Clicando em “Dados" apareceu o título que contem todas as informações que definem a OWA, cujo título é “Em nome da vida". Utilizando o google, o acesso do repórter foi mais fácil, via wikipédia. Com relação ao texto, é correto afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391792 Ano: 2010
Disciplina: Relações Públicas
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ
Com relação ao trecho do release da Secretaria de Saúde do estado em questão, é possível supor que:
I. a intenção de quem o elaborou foi apenas transmitir informação de acontecimentos aos meios jornalísticos.
II. a intenção de quem o elaborou foi transmitir informação de acontecimentos e construir uma imagem positiva para a instituição, referindo-se a ações de saúde como ações que dependeriam de uma visão caridosa do órgão público.
III. apresentar uma ação de saúde oficial para o público jornalístico como filantrópica é uma estratégia errada, visto que contraria os preceitos da ética das relações públicas e contribui para desenhar uma imagem negativa do instituição de saúde em questão.
Assinale:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391791 Ano: 2010
Disciplina: Relações Públicas
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ
“Conseguir colocar uma reportagem de ciência nos meios de comunicação de massa é uma tarefa difícil. Em muitos países, os editores frequentemente acreditam que os itens jornalisticamente valiosos só podem ser desastres, política ou esportes". O trecho é do capítulo de Marina Joubert, Como me torno um especialista em mídia? publicado no Guia de Divulgação Científica, de Luisa Massarani (org.) e outros autores (2004), disponível em http://www.fiocruz.br/ museudavida_novo/media/Guia_Divulgacao_Cientifica.pdf (acesso em setembro de 2010). Com base na constatação da autora, podem ser consideradas estratégias de mídia as seguintes ações de uma assessoria de imprensa, à exceção de uma. Assinale-a.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391120 Ano: 2010
Disciplina: Jornalismo
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ

A respeito da produção científica em saúde do Brasil, analiseas afirmativas a seguir.

I. É coberta pela grande e pequena imprensa de formasistemática, com substancial alocação de repórteressetoristas, que trabalham de forma investigativa,buscando identificar pesquisas de interesse público.

II. Aparece no noticiário mais como resultado de estratégiasde divulgação das instituições de pesquisas – comoaquelas produzidas pelo setor de assessoria de imprensa– do que como resultado da busca voluntária das equipesde reportagem, cada vez mais restritas em número deprofissionais.

III. Tem grande destaque de tempos em tempos nos meiosde comunicação jornalísticos vinculada a explicaçõesde especialistas, principalmente do eixo Rio-São Paulo,sobre acontecimentos focais, como desastres, epidemias,mortes suspeitas ou criminosas, por exemplo.

Assinale:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391112 Ano: 2010
Disciplina: Jornalismo
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ

Leia o texto a seguir e responda à questão

"Pensar a divulgação científica faz-nos tomar necessariamente em consideração as novas tecnologias de linguagem. Em outras palavras, nos faz pensar a presença do conhecimento na sociedade e seus modos de circulação através das tecnologias de linguagem postas à disposição. Isso por sua vez, faz parte dos sentidos dados ao conhecimento e produz efeitos sobre a forma das práticas científicas”.

(Emi P. Orlandi, Produção e Circulação do Pensamento)

Com relação ao texto, analise as afirmativas a seguir. I. Caso a maioria da população no mundo (tenha acesso a ou) seja proprietária de computador com banda larga, o conhecimento sobre a produção da ciência e suas aplicações pode ser multiplicado, já que a rede mundial de computadores hospeda grande quantidade de informações e suas ferramentas de navegação facilitam o contato com esta produção. II. As pessoas atualmente, em sua maioria, têm acesso aos conteúdos disponibilizados na rede mundial dos computadores, mas dependem de que divulgadores de ciência estabeleçam estratégias para que a absorção do conhecimento seja possível; III. Divulgadores de ciência devem optar pelas ferramentas Orkut, Facebook, Messenger, Twitter e construção de sites em 3D para que seus objetivos sejam alcançados. Assinale:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
No livro Domingo é dia de ciência, Bernardo Esteves analisa o suplemento dominical Ciência Para Todos (CpT), publicado entre 1948 e 1953, no jornal impresso A Manhã.
“Naquele momento, começava a se consolidar no país uma cultura de investigação científica em vários campos e estavam sendo criadas agências federais para o financiamento de pesquisas. A criação de CpT foi motivada, em parte, pelo clima de mobilização em torno de interesses comuns vivido pela comunidade científica brasileira e esse engajamento refletiu-se em suas páginas. Alguns cientistas encontraram na prática regular da divulgação científica em CpT um meio de dar visibilidade a pesquisas feitas no Brasil e angariar, assim, a simpatia de outros setores da sociedade, o que poderia mais tarde traduzir-se em apoio governamental, alocação de novos recursos para as pesquisas e melhoria das condições de trabalho”.
De acordo com as afirmações do autor, analise as afirmativas a seguir.
I. Dar visibilidade à produção científica em meios de comunicação de longo alcance público não tem mais a importância de há quase 60 anos, devido à alternativa descentralizada e autônoma possível para os pesquisadores através da internet.
II. Dar visibilidade à produção científica em meios de comunicação de longo e pequeno alcance público, centralizado ou não, pode contribuir não só para o conhecimento do leigo sobre o assunto como também para o fortalecimento da importância social que aquela pesquisa pode despertar, com retorno efetivo para seus pesquisadores.
III. Dar visibilidade à produção científica brasileira de todas as regiões do país em quaisquer meios de comunicação fortalece a pesquisa nacional, à medida que predominam até hoje, mesmo nas novas mídias, noticiários sobre pesquisa hegemônica internacional.
Assinale:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas