Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

Os textos a seguir referem-se à questão.

“O conhecimento dos fatos redunda, na verdade, em história, em torno do qual sempre girou o jornalismo, mesmo sem pretensões de essência ou sequer de sistematização de seus registros. O que os fatos em si mesmos nos transmitem são conhecimentos contingentes, isto é, que poderiam ser de outra forma, relativos, não necessários”.
Muniz Sodré, A narração do fato. 2009. pág.32.

“Obedecidas determinadas regras técnicas, o leitor dispõe-se a crer na versão oferecida pelo profissional. O sensacionalismo, a manipulação da notícia, a propaganda disfarçada são com irrupções maléficas, na boa consciência jornalística, que não é imune às grandes pressões da mídia de entretenimento, ao enfraquecimento institucional de seus mecanismos de apuração do fato e à consequente perda de rigor na transposição do que já foi pactuado com o públicoleitor como realidade objetiva”.
Muniz Sodré, A narração do fato. 2009. pág. 43.

Menina de 3 anos morre após ser liberada em posto de saúde, diz família

Publicada em 21/09/2010 às 16h14m
RJTV,

RIO - A menina Emily dos Santos, de 3 anos, morreu na segunda-feira, um dia após ser atendida no Posto de Atendimento Médico (PAM) de Del Castilho, na Zona Norte do Rio. Ela começou a ter febre e enjoo no último domingo. Segundo a família, foi diagnosticada uma inflamação na garganta da criança, mas não teriam sido realizados exames.
— Eles deram uma injeção junto com medicamentos para febre e enjoo. Ela tomou soro, ficou em observação e dispensaram – contou o pai de Emily.
De acordo com o PAM, logo que chegou, a menina foi avaliada e medicada. Ao chegar em casa, a criança voltou a sentir dores no corpo. No dia seguinte, segundo o telejornal "RJTV", os pais encontraram a filha morta. Eles levaram a criança até o Hospital de Irajá, na Zona Norte, que informou que a morte teria sido causada por meningite infecciosa. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) deve levar 30 dias para ficar pronto.
A Secretaria Municipal de Saúde determinou a abertura de sindicância para apuração dos fatos e esclarecimento do caso. O corpo de Emily será enterrado nesta terça-feira no Cemitério de Irajá.
A matéria em questão não evidencia:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391063 Ano: 2010
Disciplina: Jornalismo
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ
Telenovelas e radionovelas, bem como músicas, filmes e seriados de televisão são considerados produtos da indústria cultural que mostram bons resultados quando utilizados em estratégias de campanhas de saúde. Os seriados norteamericanos como ER, Law & Order: Special Victims Unit e Law & Order , por exemplo, integram, em seus plots e personagens, questões vinculadas à relação médico-paciente, endemias, gravidez, adição de drogas, abuso sexual, exclusão e crime racial. Analisando o texto acima, pode-se afirmar que, no momento, a telenovela da Rede Globo de Televisão, exibida no horário noturno, Passione, aborda o uso de crack e cocaína por um de seus personagens. A esse respeito, é correto afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391061 Ano: 2010
Disciplina: Jornalismo
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ

Leia o texto a seguir e responda à questão

"Pensar a divulgação científica faz-nos tomar necessariamente em consideração as novas tecnologias de linguagem. Em outras palavras, nos faz pensar a presença do conhecimento na sociedade e seus modos de circulação através das tecnologias de linguagem postas à disposição. Isso por sua vez, faz parte dos sentidos dados ao conhecimento e produz efeitos sobre a forma das práticas científicas”.

(Emi P. Orlandi, Produção e Circulação do Pensamento)

Com relação ao texto, é correto afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391059 Ano: 2010
Disciplina: Jornalismo
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ
Leia o release da assessoria de imprensa (Agência Saúde) do Ministério da Saúde disponibilizado no seu site em 13/09/2010, às 14h14:

“Ministério da Saúde incentiva ‘pré-natal masculino’

Médicos do SUS orientam pais a realizarem exames durante gestação da parceira. Ministro Temporão participou de seminário internacional, em Brasília.
Depois de ampliar o acesso da população masculina à rede de saúde, a Política Nacional de Saúde do Homem – que este ano completa um ano – tem agora um novo desafio. Paralelamente às ações de incentivo ao aumento da quantidade de procedimentos urológicos no Sistema Único de Saúde (SUS) – como exames e cirurgias de próstata, vasectomia e fimose – a Política vai estimular os futuros pais a fazerem um check up durante o pré-natal da parceira.
A ideia é que os profissionais de saúde aproveitem o momento em que o homem está mais sensível – às vésperas de ser pai – para incentivá-lo não só a acompanhar as consultas durante os nove meses de gestação da parceira como também a realizarem exames preventivos. O princípio é: ele precisa se cuidar para cuidar da família. “É uma estratégia que estamos difundindo entre as secretarias municipais de Saúde”, informa José Luiz Telles, diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dapes) do ministério, área responsável pela Coordenação de Saúde do Homem.
Às 18h desta terça-feira (14), em Brasília, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, encerra o I Seminário Internacional de Saúde do Homem nas Américas. Promovido pelo ministério, o encontro começou segunda-feira (13), no Palácio do Itamaraty. O objetivo é estabelecer uma agenda comum de cooperação internacional para estimular os homens a se envolverem nos cuidados preventivos com a saúde. Participam do seminário autoridades e especialistas do Brasil e de mais 14 países. Durante o encontro, também serão apresentados exemplos de ações positivas implementadas no país com o objetivo de atrair os homens aos serviços de saúde.
EXEMPLOS – O Ministério da Saúde apoia diferentes iniciativas locais de “pré-natal masculino”. Em Ribeirão Preto (SP), profissionais do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) incentivam os futuros pais a realizarem exames para diagnóstico precoce e tratamento de doenças que podem afetar a saúde da mulher e, por consequência, a do bebê. As ações são desenvolvidas no campus da USP em Ribeirão Preto. O principal objetivo é combater Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), por meio de exames de sífilis, HIV e hepatites virais B e C. Na oportunidade, médicos também diagnosticam hipertensão arterial, diabetes e colesterol. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ribeirão Preto promovem reuniões mensais com os casais para informá-los sobre as alterações que podem ocorrer com a mulher e entre o casal durante a gravidez e o nascimento do filho. “Consciente dessas mudanças, o homem tende a ficar mais compreensível com a parceira e entender melhor seus próprios sentimentos – o que reduz, inclusive, a violência doméstica”, destaca o diretor da faculdade de medicina da USP em Ribeirão Preto, Geraldo Duarte, responsável pela implementação do projeto no município. “Com isso, aumentase o vínculo entre a gestante e o companheiro e também entre ele e o filho”, completa.
Para realizar o trabalho com os homens, os médicos do hospital universitário foram capacitados a abordá-los de maneira acolhedora. A mulher é convocada a ir com o parceiro à primeira consulta do pré-natal, quando o médico prescreve exames para o homem e o convida a participar das reuniões de esclarecimentos e orientações.
Em Várzea Paulista (SP), a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve um programa semelhante. Mas, com um diferencial: a realização de oficinas para os homens aprenderem a cuidar do bebê. Campinas também usa a estratégia. E em São José do Rio Preto (SP), o “pré-natal masculino” está previsto em lei municipal.
No Rio de Janeiro (RJ), a Secretaria Municipal de Saúde promove ações junto aos médicos da rede pública para que eles estimulem os futuros pais a cuidarem da saúde. O projeto foi batizado de Unidade de Saúde Parceira do Pai e tem como foco a sensibilização das unidades de saúde para que, gradativamente, elas ampliem as oportunidades de envolvimento e preocupação dos homens com a saúde deles e da família.
DOENÇAS – Considera-se que, por motivos culturais, os homens têm mais resistência a procurarem cuidados médicos e terem atitudes preventivas com relação a problemas de saúde. Segundo estudos do Ministério da Saúde, a população masculina geralmente procura os serviços de saúde por meio da atenção especializada, já com o problema de saúde detectado e em estágio de evolução.
Muitos deles também não seguem os tratamentos recomendados. Indicadores mostram que os homens têm hábitos de vida menos saudáveis e estão mais suscetíveis a fatores de risco para doenças crônicas.
“Eles utilizam mais álcool e outras drogas em maior quantidade do que as mulheres, não praticam atividade física com regularidade e se alimentam pior. Estão também mais expostos a acidentes de trânsito e de trabalho. Por isso, apresentam mais problemas de saúde do que elas e vivem, em média, 7,6 anos menos”, explica o diretor José Luiz Telles.
As internações de homens por transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool representam 20% de todas as internações no SUS. Eles apresentam, entre outros problemas, mais doenças cardiovasculares, colesterol elevado, diabetes e hipertensão.”
A respeito do release, assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Dentre as doenças apresentadas a seguir, assinale a alternativa que, segundo fontes seguras, agrega as afecções mais diagnosticadas no atendimento de um posto de saúde de atenção primária no país.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Assinale a afirmativa que completa, corretamente, o fragmento a seguir. De acordo com a ética jornalística, fontes de matérias produzidas por jornalistas de redação ou de assessoria de imprensa, sejam documentos, pessoas, autores ou mesmo os próprios veículos de comunicação, _____.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Uma pesquisadora de uma instituição pública faz um estudo sobre transmissão vertical do HIV. A pesquisa, aprovada pelo comitê de ética da instituição, compara dois esquemas terapêuticos diferentes para verificar qual é mais eficiente em reduzir a transmissão do vírus da Aids de mãe para filho. Cerca de 20 mulheres já participaram da pesquisa. Um repórter de jornal impresso quer fazer uma matéria sobre os resultados preliminares dos estudos e, especificamente, saber qual dos esquemas terapêuticos é a melhor alternativa de prevenção de HIV neonatal. Para tanto, o veículo procura a assessoria de imprensa da instituição. Considerando-se essa situação, é correto afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Repórter de um veículo jornalístico foi credenciado paracobrir congresso científico, promovido por uma universidade,sobre equipamentos de altíssima complexidade eletrônica. Aassessoria de imprensa lhe orientou previamente a contatar opresidente do evento ao longo do primeiro dia o qual,comprovadamente, havia se oferecido para orientar orepórter quanto às suas dúvidas.
Não houve êxito na cobertura: o assunto do evento eraincompreensível para o jornalista; o pesquisador, por telefonecelular (fornecido pela assessoria), se recusou a prestarinformação em qualquer momento ao longo do evento e, maistarde, no final do dia, novamente contatado por telefone, agorada redação, sugeriu ao repórter que retornasse ao evento nosegundo dia (o que era impossível para a agenda do jornalista jápreviamente avisado à assessoria), negando-se a fornecerentrevista por telefone ou e-mail.
A partir do texto, analise as afirmativas a seguir.
I. O acontecido evidencia uma dificuldade de comunicaçãoentre a assessoria de imprensa e pesquisadores de umainstituição científica, o que, por vezes, inviabiliza duas açõesde comunicação: a cobertura na área de jornalismo científicode interesse público e a divulgação científica por parte daprópria instituição produtora de ciência.
II. O repórter deveria obrigatoriamente conhecer o assuntodo evento com profundidade e não ter necessidade deesclarecer dúvidas a partir de entrevistas ou orientaçãocom os pesquisadores.
III. O pesquisador é uma pessoa arrogante e inacessível enão tem interesse em divulgar os resultados de pesquisade sua própria área de atuação.
Assinale:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Examine a tabela relativa à taxa de incidência da tuberculose http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?idb200.../d0202.def. enunciado 391046-1
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
390096 Ano: 2010
Disciplina: Comunicação Social
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ
A respeito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, assinale a afirmativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas