Magna Concursos

Foram encontradas 110 questões.

Analise as afirmativas abaixo sobre os problemas sócio-ambientais do espaço rural brasileiro, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, ou a letra F quando se tratar de uma afirmativa falsa.

A seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( ) O cultivo de várias espécies, característico da policultura praticada no Brasil, favorece o desenvolvimento de grande quantidade de pequenas espécies invasoras — as pragas — que se alimentam desses produtos.

( ) O ritmo da deterioração ambiental e do desperdício de recursos naturais na Amazônia segue a receita: desmatamento total da área a ser ocupada; queimada após retirada de espécies de madeira de valor comercial; eliminação da fauna pela caça e pelo fogo; e prática anual de queimadas das mesmas áreas anteriormente desmatadas.

( ) A agricultura mecanizada brasileira necessita do preparo da terra para o plantio, constituído por aração e gradeação, que é feito na transição do período seco para o chuvoso. No Brasil, com a chegada das intensas chuvas de verão a perda de solo é grande.

( ) O processo histórico que gerou a concentração fundiária no Brasil revela que ocorreu, simultaneamente a essa concentração, um crescimento dos pequenos estabelecimentos rurais.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Sobre os fluxos migratórios externos e internos e os seus impactos na formação demográfica brasileira, é correto afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O fundamento da atual divisão regional do Brasil feita pelo IBGE, estabelecida em 1988, foi definido a partir das características econômicas, demográficas e naturais e corresponde às (aos):

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Analise as afirmativas abaixo acerca da formação do território brasileiro, especificamente no tocante à incorporação das terras do atual estado do Acre e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. As terras do atual estado do Acre foram adquiridas, nos termos finais, a partir de acordos com a Bolívia e o Peru.

II. Antes da incorporação ao território nacional, esse espaço extremo ocidental do Brasil de hoje foi povoado por seringueiros nordestinos, o que pressionou a negociação entre os países envolvidos.

III. As negociações, especialmente através do Tratado de Petrópolis, a fim de acordar acerca da incorporação de terras da Amazônia Oriental boliviana, aconteceram no início do século XX.

IV. O Tratado de Madri foi instrumento decisivo na aquisição das terras do estado do Acre pelo poder português frente à colonização espanhola.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Em relação ao domínio morfoclimático no Brasil e suas características, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a seqüência correta.

DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO

1. Amazônico

2. Cerrado

3. Araucária

4. Mares de Morros

5. Caatinga

6. Pradarias

CARACTERÍSTICAS

( ) Predominância de solos ácidos e vegetação arbustiva e herbácea.

( ) Espaço subtropical com predomínio de vegetação baixa, gramíneas e herbácea.

( ) Grande interferência da variação latitudinal do clima tropical e da proximidade atlântica. Vegetação original devastada em larga escala pela ocupação do território nacional.

( ) Vegetação homogênea, aciculifoliada, em área próxima ao trópico de Capricórnio.

( ) Solos rasos e pobres em matéria orgânica, com domínio da vegetação xerófila.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Sobre o Nordeste brasileiro é correto afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Analise as afirmativas abaixo acerca do processo de urbanização no Brasil e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A partir da década de 50 do século passado, estabelece-se uma tendência à aglomeração da população em cidades com mais de 20 mil habitantes, conduzindo a um processo de urbanização concentrada e posterior metropolização.

II. As regiões metropolitanas, criadas em 1972, tem, no Brasil do século XXI, grande importância administrativa, mas pequena atratividade demográfica, sendo responsáveis por percentuais inferiores a 20% da população nacional, uma marca da interiorização da nossa urbanização.

III. O processo de desmetropolização, em curso no Brasil, reflete a busca por qualidade de vida nas pequenas cidades e leva a um decréscimo demográfico nas metrópoles.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Analise as afirmativas abaixo sobre o processo de industrialização no Brasil e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Muitas das economias externas necessárias à atividade industrial, como centrais elétricas, usinas siderúrgicas e estradas, entre outras, foram feitas à custa dos investimentos do Estado brasileiro.

II. A aceleração do processo de substituição das importações do Brasil, a partir da II Guerra Mundial, revelou que as economias externas do Sudeste já apresentavam condições para produzir bens de consumo duráveis.

III. A política de descentralização industrial, promovida pelo Estado brasileiro, foi motivada por uma necessidade de integração territorial e potencialização dos fluxos migratórios interregionais.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Complete as lacunas abaixo e assinale a alternativa que dá sentido correto ao parágrafo.

O fato urbano, medidas as variações espaço-temporais, remonta ao início da colonização portuguesa quando as cidades e vilas tinham função estratégica na ocupação e uso do território. Ao longo do século XVIII, a centralidade das cidades se concretizou determinando nova lógica espacial para a colônia portuguesa nas Américas. Vivia-se, no conjunto do território, integração entre os centros urbanos, concretizando-se, no século XX, o estabelecimento de uma rede e hierarquia urbanas nacionais com expansão das .

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

VIAJAR GRATIS EN METRO

Todos los días cojo el metro en Ciudad Lineal, hago transbordo en Núñez de Balboa y me bajo en Concha Espina para venir a trabajar. He observado que cada vez hay más gente que en Concha Espina coge el metro gratis.

Ya sé que no es nada nuevo, que ocurre en más bocas de metro, pero es que en Concha Espina al ser una parada en la que no hay personal en las taquillas y (no entiendo por qué) tampoco hay personal de seguridad, es de escándalo. O se saltan los tornos o abren los brazos metálicos por los que se sale y pasan más anchos que panchos. Lógicamente, les da igual que tú los veas, se dejan la vergüenza en casa.

Estoy valorando seriamente la posibilidad de buscarme una boca de metro cerca de mi casa en la que tampoco haya personal de taquilla. Y así, tanto para ir como para volver, no pago billete. Y es que pagar religiosamente la “pasta” que cuesta el abono para luego ver a diario cómo delante de tus narices la gente viaja gratis envenena a cualquiera.

En Concha Espina hay cámaras. No sé para qué. Y es cierto que de vez en cuando (una vez cada no sé cuántos meses) se ve a revisores pidiendo los billetes. Pero eso no lo va a solucionar. Yo propondría que para salir del metro se exigiera volver a pasar el billete, igual que se hace en Cercanías, pero claro, eso se lo pueden saltar igual.

Lo único que puede solucionarlo es lo que hace que el resto de los mortales compremos el abono. Y eso es el civismo, pero esa condición humana escasea últimamente.

(VIEITES, Diana. www.el mundo.es, blogs, el catalejo, visto en la red. Adaptado.)

En “(...) es de escándalo (...)” la frase transcripta sugiere:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas