Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1319149 Ano: 2017
Disciplina: Medicina
Banca: AOCP
Orgão: EBSERH
Provas:
No § 9 do Organon, HAHNEMANN afirma: “No estado de saúde do indivíduo reina, de modo absoluto, a força vital não material que anima o corpo material como “Dynamis”, mantendo todas as suas partes em processo vital admiravelmente harmônico nas suas sensações e funções, de maneira que nosso espírito racional que nele habita, possa servir-se livremente deste instrumento vivo e sadio para o mais elevado objetivo de nossa existência”.
No Escrito Menor “Esculápio na Balança”, Hahnemann exclama: “Sem dúvida, Oh! Homem, quão nobre é tua origem, quão grande teu destino e quão elevado o objeto de tua vida! Não estás destinado a aproximarte por meio de pensamentos sublimes, de ações que exaltem tua dignidade, de conhecimentos que abarquem o universo, ao Grande Espírito que adoram todos os habitantes de todos os sistemas solares?”.
No Escrito Menor “Amigo da Saúde”, Hahnemann diz: “Quando contemplamos a grande família do gênero humano atuando como atua; quando vemos com que perseverança eles vão através de suas mais ou menos importantes esferas de ação, nas quais alguma paixão indigna frequentemente delineia-se; quando vemos como eles se empenham em alcançar algum tipo de alegria, sendo ela fácil: posição, dinheiro, aprendizado, entretenimento ou excitação, raramente dignando-se a dirigir um simples relance na direção das reais bênçãos deste mundo – Sabedoria e Saúde – as quais lhe acenam com a volta ao Éden, não podemos refrear nossa pena de uma raça de tão nobre origem e alto destino”.
Em Lições de Filosofia Homeopática, Lição 18, Kent afirma: “A Suscetibilidade à Psora é uma questão muito ampla, que remonta ao erro primitivo, à primeira enfermidade da raça humana (a enfermidade espiritual), a qual, por sua vez, assentou a base para as outras doenças, tanto agudas como crônicas. Portanto, a Psora é a causa básica, a desordem primitiva ou primária da raça humana”.
Com base nestes trechos podemos afirmar que para Hahnemann e Kent:
I. A enfermidade do ser humano tem origem metafísica ou espiritual, decorrente de sua desconformidade com os desígnios do Criador.
II. O fim último do homem é aproximar-se de DEUS e a saúde é um requisito para o alcance de tal fim.
III. Não há outra causa por trás das enfermidades senão a lei divina violada, e não existe cura a não ser pela aproximação ao Criador.
IV. O homem fica doente por causas externas e não por causas internas que provém do pensamento.
Estão corretas as afirmativas:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1316265 Ano: 2017
Disciplina: Medicina
Banca: AOCP
Orgão: EBSERH
Provas:
Em sua imagem clássica vive com medo de receber uma má notícia. Sempre está pensando que pode acontecer uma desgraça em seu futuro. Não pode prestar atenção, seus olhos se fecham; é flácido, carece de força muscular, “afunda-se no leito”. Sua ação caracteriza-se pelo predomínio de um estado vagotônico com afrouxamento motor e depressão patética. Indivíduo emotivo, inclinado ao medo, à diarreia emocional, trêmulo, com medo da morte, das multidões, dos espaços amplos, de cair (feito bebês, quando carregados); é o medicamento dos tremores, da liberação dos esfíncteres, da paralisia das cordas vocais. Existe, portanto neste medicamento uma insegurança de sair do equilíbrio estático, o que o leva a ter medo durante o movimento por não poder prevê-lo. Uma de suas principais indicações clínicas é a Miastenia Gravis.
Assinale a alternativa que corresponde ao medicamento descrito.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1304681 Ano: 2017
Disciplina: Medicina
Banca: AOCP
Orgão: EBSERH
Provas:
Para Kent, em Lições de Filosofia Homeopática, o prognóstico depende das observações que o médico faz de seu paciente, após administrar-lhe um medicamento. As conclusões que deduz dessas observações é que predirão a futura sorte do paciente. As observações prognósticas que têm valor são aquelas que se faz depois da administração de um medicamento homeopático suficientemente específico e que guarda relação com o caso, capaz de produzir mudanças nos sintomas do paciente. Na 5ª Observação Prognóstica observa-se uma melhora inicial seguida de agravação dos sintomas. Esta evolução comporta algumas possibilidades.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O remédio era similar ou superficial, ocorrendo somente paliação ou supressão passageira dos sintomas.
II. O paciente era incurável, ocorrendo somente paliação dos sintomas.
III. Efeito placebo da consulta ou do medicamento.
IV. A ocorrência de algum obstáculo à cura.
Estão corretas as afirmativas:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1303815 Ano: 2017
Disciplina: Medicina
Banca: AOCP
Orgão: EBSERH
Provas:
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Idiossincrasia, no conceito hahnemanniano, é uma constituição corpórea peculiar que possui uma tendência a ser induzida a um estado de doença por determinadas coisas que parecem não produzir impressões ou alterações em muitos outros indivíduos.
II. Cada indivíduo sente diversamente os efeitos da mesma causa, portanto, o quadro clínico é próprio de cada indivíduo.
III. A idiossincrasia é algo relacionado à quantidade do medicamento homeopático empregado na experimentação e os sintomas despertados são de intensidade mais marcada no plano físico.
IV. Na patogenia realizada com substâncias em dose ponderal podemos encontrar sintomas idiossincrásicos.
Estão corretas as afirmativas:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1296210 Ano: 2017
Disciplina: Medicina
Banca: AOCP
Orgão: EBSERH
Provas:
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC-SUS – publicada e instituída em maio/2006 tem alguns objetivos principais.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Incorporar e implementar as Práticas Integrativas e Complementares no SUS, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, voltada ao cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.
II. Contribuir ao aumento da resolubilidade do Sistema e ampliação do acesso à PNPIC, garantindo qualidade, eficácia, eficiência e segurança no uso.
III. Promover a racionalização das ações de saúde, estimulando alternativas inovadoras e socialmente contributivas ao desenvolvimento sustentável de comunidades.
IV. Estimular as ações referentes ao controle/participação social, promovendo o envolvimento responsável e continuado dos usuários, gestores e trabalhadores nas diferentes instâncias de efetivação das políticas de saúde.
Estão corretas as afirmativas:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1296135 Ano: 2017
Disciplina: Português
Banca: AOCP
Orgão: EBSERH
Provas:
Texto
Há algum tempo venho afinando certa mania. Nos começos chutava tudo o que achava. [...] Não sei quando começou em mim o gosto sutil. [...]
Chutar tampinhas que encontro no caminho. É só ver a tampinha. Posso diferenciar ao longe que tampinha é aquela ou aquela outra. Qual a marca (se estiver de cortiça para baixo) e qual a força que devo empregar no chute. Dou uma gingada, e quase já controlei tudo. [...] Errei muitos, ainda erro. É plenamente aceitável a ideia de que para acertar, necessário pequenas erradas. Mas é muito desagradável, o entusiasmo desaparecer antes do chute. Sem graça.
Meu irmão, tino sério, responsabilidades. Ele, a camisa; eu, o avesso. Meio burguês, metido a sensato. Noivo... - Você é um largado. Onde se viu essa, agora! [...]
Cá no bairro minha fama andava péssima. Aluado, farrista, uma porção de coisas que sou e que não sou. Depois que arrumei ocupação à noite, há senhoras mães de família que já me cumprimentaram. Às vezes, aparecem nos rostos sorrisos de confiança. Acham, sem dúvida, que estou melhorando.
- Bom rapaz. Bom rapaz.
Como se isso estivesse me interessando...
Faço serão, fico até tarde. Números, carimbos, coisas chatas. Dez, onze horas. De quando em vez levo cerveja preta e Huxley. (Li duas vezes o “Contraponto” e leio sempre.) [...]
Dia desses, no lotação. A tal estava a meu lado querendo prosa. [...] Um enorme anel de grau no dedo. Ostentação boba, é moça como qualquer outra. Igualzinho às outras, sem diferença. E eu me casar com um troço daquele? [...] Quase respondi...
- Olhe: sou um cara que trabalha muito mal. Assobia sambas de Noel com alguma bossa. Agora, minha especialidade, meu gosto, meu jeito mesmo, é chutar tampinhas da rua. Não conheço chutador mais fino.
(ANTONIO, João. Afinação da arte de chutar tampinhas. In: Patuleia: gentes de rua. São Paulo: Ática, 1996)
Vocabulário:
Huxley: Aldous Huxley, escritor britânico mais conhecido por seus livros de ficção científica.
Contraponto: obra de ficção de Huxley que narra a destruição de valores do pós-guerra na Inglaterra, em que o trabalho e a ciência retiraram dos indivíduos qualquer sentimento e vontade de revolução.
No terceiro parágrafo, no trecho “Ele, a camisa; eu, o avesso.”, foi empregado um recurso coesivo que confere expressividade ao texto. Trata-se da:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
979945 Ano: 2017
Disciplina: Medicina
Banca: AOCP
Orgão: EBSERH
Provas:
Hahnemann, no Prefácio da 4ª edição do Organon se refere às propriedades da Energia Vital (EV). Assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
979775 Ano: 2017
Disciplina: Português
Banca: AOCP
Orgão: EBSERH
Provas:
Texto
Há algum tempo venho afinando certa mania. Nos começos chutava tudo o que achava. [...] Não sei quando começou em mim o gosto sutil. [...]
Chutar tampinhas que encontro no caminho. É só ver a tampinha. Posso diferenciar ao longe que tampinha é aquela ou aquela outra. Qual a marca (se estiver de cortiça para baixo) e qual a força que devo empregar no chute. Dou uma gingada, e quase já controlei tudo. [...] Errei muitos, ainda erro. É plenamente aceitável a ideia de que para acertar, necessário pequenas erradas. Mas é muito desagradável, o entusiasmo desaparecer antes do chute. Sem graça.
Meu irmão, tino sério, responsabilidades. Ele, a camisa; eu, o avesso. Meio burguês, metido a sensato. Noivo... - Você é um largado. Onde se viu essa, agora! [...]
Cá no bairro minha fama andava péssima. Aluado, farrista, uma porção de coisas que sou e que não sou. Depois que arrumei ocupação à noite, há senhoras mães de família que já me cumprimentaram. Às vezes, aparecem nos rostos sorrisos de confiança. Acham, sem dúvida, que estou melhorando.
- Bom rapaz. Bom rapaz.
Como se isso estivesse me interessando...
Faço serão, fico até tarde. Números, carimbos, coisas chatas. Dez, onze horas. De quando em vez levo cerveja preta e Huxley. (Li duas vezes o “Contraponto” e leio sempre.) [...]
Dia desses, no lotação. A tal estava a meu lado querendo prosa. [...] Um enorme anel de grau no dedo. Ostentação boba, é moça como qualquer outra. Igualzinho às outras, sem diferença. E eu me casar com um troço daquele? [...] Quase respondi...
- Olhe: sou um cara que trabalha muito mal. Assobia sambas de Noel com alguma bossa. Agora, minha especialidade, meu gosto, meu jeito mesmo, é chutar tampinhas da rua. Não conheço chutador mais fino.
(ANTONIO, João. Afinação da arte de chutar tampinhas. In: Patuleia: gentes de rua. São Paulo: Ática, 1996)
Vocabulário:
Huxley: Aldous Huxley, escritor britânico mais conhecido por seus livros de ficção científica.
Contraponto: obra de ficção de Huxley que narra a destruição de valores do pós-guerra na Inglaterra, em que o trabalho e a ciência retiraram dos indivíduos qualquer sentimento e vontade de revolução.
A oração “Depois que arrumei ocupação à noite,” é introduzida por uma locução conjuntiva que apresenta o mesmo valor semântico da seguinte conjunção:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
976756 Ano: 2017
Disciplina: Medicina
Banca: AOCP
Orgão: EBSERH
Provas:
Hahnemann em “Organon da Arte de Curar” - §15 - “O sofrimento da “Dynamis” de tipo não material (força vital), animadora de nosso corpo, afetada morbidamente no interior invisível e o conjunto dos sintomas exteriormente observáveis e por ela dispostos no organismo e representando o mal existente, constituem um todo, são uma única e mesma realidade... ambos constituem uma unidade, embora, em pensamento, nós a separemos em dois conceitos, a fim de facilitar sua compreensão”. Este parágrafo sustenta um dos princípios da Homeopatia. Assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
962865 Ano: 2017
Disciplina: Medicina
Banca: AOCP
Orgão: EBSERH
Provas:
Nos §§ 7 e 77 do Organon e na Lição 7 do livro Lições de Filosofia Homeopática, Hanhnemann e Kent tratam das indisposições ou doenças aparentes. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.
I. As indisposições são doenças aparentes provocadas por causas externas (causa occasionalis).
II. As indisposições imitam os miasmas e somente ocorrerem nos indivíduos enfermos.
III. Tanto nos indivíduos sãos como nos enfermos, eliminando a causa o paciente retornará à saúde ou aoseu estado de saúde original.
IV. O médico deve distinguir as causas externas ou de origem externa (e deve removê-las), das verdadeiras causas da doença que estão no interior do homem.
V. Para Kent, as causas excitantes e as casas aparentes têm relação com a doença endógena do pacientes. Por exemplo, paciente portador de úlcera gástrica que piora pela ingestão de café.
Escolha a afirmativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas