Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

531267 Ano: 2011
Disciplina: Português
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Texto III
Amazônia azul
O fundo do mar brasileiro guarda um tesouro ainda incalculável, que não se resume a petróleo, gás ou algum galeão colonial afundado. Em uma área gigantesca do mar territorial e da plataforma continental, correspondente a cerca de 40% do território brasileiro, está enterrada uma extensa gama de minerais. Há pelo menos 17 variedades, entre ferro, níquel, carvão, estanho, ouro, diamante, calcário, areia, fósforo e cobre. Governo e empresários estão abrindo os olhos para este potencial econômico, cujo conhecimento é apenas razoável.
Por isso, nos últimos anos, vários órgãos federais começaram a desenhar o mapa desse tesouro, para tentar mensurá-lo e estabelecer estratégias de exploração. Para designar essa área, a Marinha cunhou a expressão "Amazônia azul". Em 1997, foi lançado o Programa de Avaliação da Potencialidade Mineral da Plataforma Continental Jurídica Brasileira (Remplac), mas só em 2005 ele começou efetivamente a se desenvolver. O objetivo é retomar as pesquisas geológicas na plataforma continental, interrompidas nos anos 70.
Um dos programas já implementados prevê a sondagem da existência de ouro na região da foz do Rio Gurupi, na divisa entre o Maranhão e o Pará, numa parceria entre o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Universidade Federal do Pará. O CPRM também está estudando a existência de diamantes no Sul da Bahia, próximo à foz do Rio Jequitinhonha. Estão previstas ainda sondagens no litoral da Região Sul, para identificação de fósforo e metais pesados, e no Espírito Santo.
Além disso, para o comando da Marinha, a exploração mineral em alto mar também responde a objetivos políticos e estratégicos. Circula entre especialistas do setor mineral um levantamento feito pelo governo russo sobre as áreas com potencial de exploração de crostas cobaltíferas no planeta. Ricas em manganês e cobalto, minério usado para ligas metálicas e usinas nucleares, essas formações são abundantes no Oceano Pacífico e existem no Atlântico. Uma das que mais se destaca, aliás, fica em frente à região Sudeste, milhares de quilômetros distante da costa, em águas internacionais.
Informações como esta, produzidas por governos estrangeiros, justificam, para além do aspecto econômico, o interesse do governo brasileiro na exploração mineral de alto-mar.
A preocupação das autoridades reside no potencial futuro da mineração em águas internacionais. A Autoridade Internacional do Fundo Marinho (ISBA, da sigla em inglês), ligada à Organização das Nações Unidas, terminou recentemente a regulamentação para exploração de nódulos polimetálicos - pequenas rochas de até 20 centímetros de diâmetro, ricas em sete minerais diferentes, como níquel cobre, ferro, cobalto e alumínio. Seis países (China, Índia, França, Japão, Coreia e Rússia), mais um consórcio formado por Cuba, Bulgária, República Tcheca, Eslováquia, Rússia e Polônia, conseguiram concessões para exploração desse mineral em uma grande faixa no Oceano Pacífico.
Em breve, serão regulamentadas, justamente, as explorações das crostas cobaltíferas, além das de sulfetos polimetálicos, ricos em alumínio, prata, zinco e chumbo. As reservas localizadas em frente ao Brasil podem ser alvos desses pedidos de concessão internacional. Ganha a concessão da ISBA quem comprovar a capacidade de exploração e tecnologia adequada.
Gustavo Paul, in O Globo. Segunda-feira, 31 de março de 2008 - com adaptações.
Em " Ganha a concessão do ISBA quem exploração e tecnologia adequada." que a forma verbal destacada comprovar a capacidade de (7º§), é correto afirmar
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
528051 Ano: 2011
Disciplina: Matemática
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Analise a figura abaixo.
enunciado 528051-1
Na figura apresentada, quantos são os triângulos com vértices em A, B, C, D ou E, e que estão com seus lados representados na figura?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
517564 Ano: 2011
Disciplina: Matemática
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Observe a figura abaixo.
enunciado 517564-1
Na figura apresentada, ABCD é um quadrado e ABE é um triângulo equilátero. Nestas condições, é correto afirmar que o triângulo AED é...
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
452161 Ano: 2011
Disciplina: Matemática
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Dentre as pessoas na sala de espera de um consultório médico, em um determinado momento, uma falou: "Se juntarmos a nós a metade de nós e o médico, seríamos 16 pessoas". Nesse momento, o número de pessoas aguardando atendimento é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
452119 Ano: 2011
Disciplina: Português
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Texto II
Lagartixa
Sinto nojo e medo de lagartixas domésticas, acabei odiando o pobre bicho. Outro dia vi um menino brincar com uma, das menores, por sinal, e estremeci como se a criança estivesse a cutucar um violento jacaré.
Meu apartamento vinha sendo a residência de três enormes lagartixinhas. Noites mal dormidas. Pensei: preciso matá-las para livrar-me do receio de que me caiam na cara durante o sono. Ontem liquidei duas.
A primeira foi mais fácil. Para começar, fitei-a longamente, como a convencer-me de minha superioridade física e moral. Armado de um cabo de vassoura, aproximei-me cauteloso, enquanto ele me olhava, a duvidar de minhas reais intenções. Não é possível - concluí - que este sujeito vai me dar, a mim que nada lhe fiz, uma cacetada. Como eu continuasse avançando recuou um pouco, mas, pejando-se da covardia, tornou a refletir que eu não teria motivos para maltratá- la.
Seu nobre raciocínio custou-lhe o rabo, o rabo porque, no desconcerto da emoção, o golpe desviou-se alguns centímetros do alvo. Enquanto o rabo - momento puro de misterioso pavor estertorava-se no chão, a bichinha esgueirou-se pela parede, ocultando-se atrás de um móvel. Os saltos do rabo solitário me acabrunhavam. Senti meu valor desfalecer. Agora, no entanto, o problema era outro; tratava-se, piedosamente, de livrar a lagartixa daquele rabo inquieto, ou seja, destruir a lagartixa aleijada. De que vale uma lagartixa sem rabo? De que vale um rabo sem lagartixa? Afastei o móvel, tive a impressão triunfante de que ela fremia de horror.
Desferi o segundo golpe com tal confusão de sentimentos que a infeliz ficou descadeirada. Tonta, sem noção do perigo, começou a arrastar-se penosamente pelo rodapé, desgraciosa e lenta. Com a terceira bordoada, estrebuchou de barriga para cima. É cadáver, respirei.
Coisa nenhuma. Ao remover o corpo, fui surpreendido por um pulo que a colocou de novo, toda estragada, na posição normal. Veio-me um frio ruim à espinha. Tive vontade de sair, dar uma volta pela praia, tomar um conhaque. A essa altura, entretanto, já não podia permitir a mim mesmo fraquezas dessa espécie. O tiro de misericórdia (ai de mim) teria liquidado um gambá.
O assassinato da segunda, (a verificação chocou-me bastante) foi incomparavelmente mais fácil. Menos emocionado, já meio habituado ao crime, desferi apenas dois golpes furiosos e fatais.
Joguei os corpos no lixo, e estava a escrever isto, quando alguém, lendo por cima do meu ombro, corrigiu a minha ignorância em dois pontos: primeiro, que lagartixa dá sorte; segundo, que, decepado o rabo de uma lagartixa, cresce-lhe outro. Assim sendo, quanto ao rabo retifico logo: uma lagartixa sem rabo, a longo prazo, vale uma lagartixa inteira. No tocante à sorte, quero dizer que o extermínio das duas inocentes parece que me ajudou muito a libertar-me do medo. A terceira lagartixa, ausente na hora da matança, pode ficar agradecida ao sacrifício de suas irmãs. E se ela me der sorte, eu lhe pouparei a vida.
Paulo Mendes Campos
Assinale a opção na qual o termo sublinhado foi corretamente escrito na frase.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
443352 Ano: 2011
Disciplina: Química
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Considere um hidróxido cuja fórmula pode ser genericamente representada por Me(OH)2, onde Me é um metal representativo. Este hidróxido tem larga utilização na construção civil e também pode ser usado para corrigir a acidez do solo. Assinale a opção que apresenta um elemento que pode substituir corretamente o símbolo Me.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
439310 Ano: 2011
Disciplina: Matemática
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Observe a figura a seguir.
enunciado 439310-1
Na figura acima, observa-se a representação de três níveis da grade de uma cerca quadriculada, cujos quadradinhos tem lados de 10cm. No total, esta cerca, é composta de 20 níveis iguais aos que foram representados acima. Qual a altura aproximada, em metros, dessa cerca de 20 níveis?
Dados: Se necessário utilize:
!$ \sqrt{2} = 1,4 !$
!$ \sqrt{3} = 1,7 !$
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
435685 Ano: 2011
Disciplina: Física
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Durante a rotina diária de bordo num navio, um marinheiro deixou cair, na água, um martelo de massa 600g da altura mostrada na figura abaixo.
enunciado 435685-1
Desprezando-se as possíveis perdas e considerando a gravidade local igual a 10m/s2, é correto afirmar que a energia inicial do martelo, em relação à água, e a sua velocidade ao atingi-la valem, respectivamente,
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
429752 Ano: 2011
Disciplina: Física
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Uma pessoa entra em um supermercado e observa que num dos cantos existe um espelho. Quando passa próximo a esse espelho, percebe que sua imagem é menor do que aquela que ela vê no espelho do seu banheiro. Ao chegar em casa, ela resolve fazer uma pesquisa sobre os tipos de espelhos e suas imagens para tentar descobrir que tipo de espelho era aquele que foi visto no supermercado. A resposta encontrada foi
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
425850 Ano: 2011
Disciplina: Física
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Três resistores foram submetidos a várias tensões e as correntes elétricas que os atravessavam foram anotadas. Com os dados coletados foi montado a gráfico abaixo:
enunciado 425850-1
Observando o gráfico, é correto afirmar que o resistor
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas