Foram encontradas 765 questões.
A escala de cores CMYK é utilizada para impressão, enquanto a escala RGB é usada em imagens reproduzidas em monitores.
Respectivamente elas pertencem à síntese
Provas
Questão presente nas seguintes provas
As cores comportam-se de maneiras diferentes, dependendo da intensidade da luz emanada e das características do suporte, impresso ou digital. Os chamados contrastes simultâneos são excelentes formas de uso da cor desde que usados com pesos diferentes.
(COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e
técnica na direção de arte. São Paulo: Pearson Prentice Hall)
Ao usarmos duas cores complementares com o mesmo peso, o impacto causado em nosso cérebro, passado algum tempo de exposição a elas, poderá ser
Provas
Questão presente nas seguintes provas
A memorização da informação é um elemento importante para se ter em conta na criação de uma peça gráfica. A forma apresentada por um objeto colorido guarda uma relação direta com o grau de memorização da informação, principalmente porque isso aumentará ou reduzirá a exposição da cor. Assim sendo, as formas que demonstram mais eficácia no poder de concentração são as
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Para uma campanha de comunicação interna foi sugerida a criação de placas a serem colocadas nas áreas comuns com imagens sobre o uso consciente de água e luz. Além das imagens, foram sugeridas frases impactantes que chamassem a atenção do público interno logo no primeiro olhar. Para a composição dessas frases, a melhor família de fontes é:
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Precisa-se de imagens de um entrevistado para compor uma das editorias da próxima edição do jornal interno. Como este entrevistado está em outra cidade e vai viajar a trabalho, um fotógrafo foi contratado para enviar o material. Na hora marcada para a sessão o fotógrafo envia a seguinte mensagem: As fotos devem ser em PPP ou PA?
Os significados das siglas PPP e PA, são
Os significados das siglas PPP e PA, são
Provas
Questão presente nas seguintes provas
No tratamento de um esquema de cores de uma ilustração comprada de um banco de imagens que irá compor uma publicação impressa 4 × 4 cores, de alto padrão, as cores
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Sobre o uso do branco e do preto, analise as afirmativas abaixo.
I. O branco em publicações impressas é ausência de cor, portanto, seu uso serve como respiro para o layout.
II. Nas composições digitais que serão vistas por telas, o branco é a mistura de todas as cores, portanto seu uso precisa ser dosado para não causar desconforto.
III. O preto, tanto em publicações impressas como em digitais vistas por tela, significa ausência de cor, por isso seu uso é sempre recomendável como recurso de layout.
IV. O preto é a mistura das cores quando se trata de publicações impressas, por isso, deve-se dosar seu uso em publicações impressas.
Está correto o que se afirma APENAS em
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Ao elaborar o layout para uma publicação impressa especial, que será veiculada uma vez por ano com os principais resultados da instituição, o designer idealizou um elemento que seria uma linha de apoio que desceria da haste da primeira letra do título do texto, como na representação abaixo.
![Enunciado 3231793-1](/images/concursos/1/c/9/1c9f9c76-b7c1-956a-7d69-953d34147833.png)
Sobre a solução pensada pelo design, considere as assertivas abaixo.
I. O fio é um elemento de apoio que proporciona a ligação visual dos elementos da página.
II. O fio da forma como foi proposto se adequa a qualquer elemento da página
III. Ao usar o fio de apoio a partir do título do texto, pode-se repetir várias vezes o uso de outros fios nesta mesma página.
IV. Apesar de ser uma solução criativa, o redator terá que sempre começar o título do texto com uma letra que tenha haste que permita o prolongamento.
Está correto o que se afirma APENAS em
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Considere:
Critério de Classificação
I. Semântico
II. Sintático
III. Léxico
IV. Expressivo
Exemplo
a. Classificar por verbos, adjetivos.
b. Todos os temas que signifiquem ansiedade ficam agrupados na categoria “ansiedade”.
c. Classificação segundo seu sentido, emparelhando sinônimos e sentidos próximos.
d. Categorias que podem ser classificadas como diversas perturbações de linguagem.
O critério de classificação e seu respectivo exemplo estão corretamente associados em
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Campo e cidade
Nada há na terra de maior beldade:
(...)
Torres e cúpulas se elevam no ar
Em luminosa e suave majestade.
(Adaptado de: WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade. Trad. Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 11)
Ao comparar a vida das comunidades humanas no campo e na cidade, o autor nos mostra que essas duas formas “Campo" e “cidade" são palavras muito poderosas, e isso não é de estranhar, se aquilatarmos o quanto elas representam na vivência das comunidades humanas. O termo inglês country pode significar tanto “país" quanto “campo"; the country pode ser toda a sociedade ou só a parte rural. Na longa história das comunidades humanas, sempre esteve bem evidente essa ligação entre a terra da qual todos nós, direta ou indiretamente, extraímos nossa subsistência, e as realizações da sociedade humana. E uma dessas realizações é a cidade: a capital, a cidade grande, uma forma distinta de civilização.
Em torno das comunidades existentes, historicamente bastante variadas, cristalizaram-se e generalizaram-se atitudes emocionais poderosas. O campo passou a ser associado a uma forma natural de vida – de paz, inocência e virtudes simples. cidade associou-se a ideia de centro de realizações – de saber, de comunicações, de progresso. Também constelaram-se poderosas associações negativas: a cidade como lugar de barulho, mundanidade e ambição; o campo como lugar de atraso, ignorância e limitação. Além disso, em nosso próprio mundo, entre os tradicionais extremos de campo e cidade existe uma ampla gama de concentrações humanas: subúrbio, cidade dormitório, favela, complexo industrial, centro tecnológico etc.
A visão que se pode ter do campo ou da cidade pode variar conforme a perspectiva pessoal. Vejam-se estes versos do poeta inglês Wordsworth, do século XIX, vindo do campo e chegando a Londres pela manhã, compostos a partir de sua primeira visão da cidade:
Em torno das comunidades existentes, historicamente bastante variadas, cristalizaram-se e generalizaram-se atitudes emocionais poderosas. O campo passou a ser associado a uma forma natural de vida – de paz, inocência e virtudes simples. cidade associou-se a ideia de centro de realizações – de saber, de comunicações, de progresso. Também constelaram-se poderosas associações negativas: a cidade como lugar de barulho, mundanidade e ambição; o campo como lugar de atraso, ignorância e limitação. Além disso, em nosso próprio mundo, entre os tradicionais extremos de campo e cidade existe uma ampla gama de concentrações humanas: subúrbio, cidade dormitório, favela, complexo industrial, centro tecnológico etc.
A visão que se pode ter do campo ou da cidade pode variar conforme a perspectiva pessoal. Vejam-se estes versos do poeta inglês Wordsworth, do século XIX, vindo do campo e chegando a Londres pela manhã, compostos a partir de sua primeira visão da cidade:
Nada há na terra de maior beldade:
(...)
Torres e cúpulas se elevam no ar
Em luminosa e suave majestade.
É bem verdade que se trata de uma visão da cidade antes da azáfama e do barulho do dia de trabalho; porém não há como não reconhecer esse sentimento de entusiasmo diante de um grande aglomerado de metas e destinos humanos.
(Adaptado de: WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade. Trad. Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 11)
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Cadernos
Caderno Container