Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

enunciado 1640763-1

Das alterações feitas na redação da frase “Vocês obterão, como eu obtive, 1.260.000 referências sobre o tema” (1º §), há forma INCORRETA de flexão do verbo obter na seguinte:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

enunciado 1640762-1

Das alterações feitas abaixo na oração adjetiva em negrito no trecho “os caminhantes, formamos uma verdadeira tribo, cujos membros podem ser vistos no Central Park, de Nova York” (7º §), tem o pronome relativo empregado EM DESACORDO com as normas de regência da língua culta a seguinte:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

enunciado 1640761-1

Dos vocábulos abaixo relacionados, aquele que pode substituir, sem alteração fundamental de sentido, o vocábulo em negrito na oração “o que se constituía em uma verdadeira heresia” (6º §) é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

enunciado 1640760-1

No texto, observam-se três ocorrências do vocábulo aliás, importante para as relações de coesão textual: “Que, aliás, está na ordem do dia” (1º §) / “o que, aliás, acarretou uma profunda transformação na espécie” (2º §) / “Aliás, caminhar é uma grande maneira de conhecer um lugar novo” (6º §). Considerando-se a variada polissemia do vocábulo, pode-se afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

enunciado 1640759-1

Na passagem “e explica por que Rousseau foi uma espécie de precursor do moderno movimento ecológico”, o termo em negrito aprece grafado com as formas separadas. Considerando-se que o termo em negrito apresenta quatro grafias distintas em português, pode-se afirmar que está INCORRETA a frase:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

enunciado 1640758-1

O vocábulo mesmo, nos trechos “Mesmo porque esta sempre se associou a passagens transcendentes da história da humanidade” ((2º §) / “mesmo em viagem, não deixo de levar tênis, bermuda e camiseta” (5º §) / “Partilhamos o mesmo prazer” (7º §) / “mas nada mesmo, deve deter um caminhante” (7º §), pode ser substituído, sem alteração de sentido, respectivamente, por:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

enunciado 1640756-1

Na conclusão do texto (8º §), o autor afirma: “Como os navegadores, estamos em busca do novo, do surpreendente”. Para os navegadores lusos, o novo significava o oceano transposto, a terra nova descoberta. Para o autor, o novo pode ser descoberto numa paisagem familiar, ou nos devaneios, nas meditações, enquanto se caminha. Para ele, o novo significa:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

enunciado 1640755-1

Na defesa do ponto de vista de que a caminhada é um dos prazeres que redescobre quem chega à maturidade, o autor do texto usou inúmeros argumentos. Analise as afirmações abaixo sobre os argumentos usados pelo autor.

I - Por estar na ordem do dia, a caminhada é um excelente e acessível exercício físico, além de fonte de encantamento, com milhões de entusiasmados adeptos por esse mundo afora.

II - O ser humano passou a caminhar desde que se tornou bípede, postura que lhe acarretou uma profunda transformação, a ponto de o diferenciar de outros primatas.

III - A postura bípede de caminhante levou ao crescimento do cérebro humano, o que proporcionou ao homem mais inteligência, aprendendo a pensar e a falar, bem como o refinamento das emoções, o que lhe permitiu atribuir valor simbólico aos atos da existência.

IV - A caminhada sempre se associou a momentos difíceis da história da humanidade, e prova disso é que grande parte da vida de Cristo foi marcada pelo sofrimento nas estradas e caminhos, de modo que até hoje caminhar em Jerusalém, seguindo os passos de Jesus até o Calvário, é uma coisa que muitos fiéis fazem.

V - Para Rousseau, o prazer de caminhar proporcionou-lhe uma visão em detalhes do espetáculo da natureza, além de permitir-lhe uma completa meditação, caminho seguido por poetas e escritores românticos.

VI - Caminhar é uma maneira bastante satisfatória de se conhecer um lugar novo, descobrindo-se, pelos hábitos dos caminhantes, os costumes locais.

VII - Os caminhantes formam uma tribo urbana universal, partilhando o mesmo prazer e enfrentando poucos problemas comuns, como a chuva, os cachorros agressivos e ainda um ou outro amigo que, inadvertidamente, querem interrompê-los para uma conversa.

A respeito das afirmações acima sobre os argumentos usados pelo autor, pode-se afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A Diretoria de Administração e Finanças e a Diretoria de Planejamento e Pesquisa do DNIT são órgãos:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Autorizar e fiscalizar a execução de projetos e programas de investimentos, no âmbito dos convênios de delegação ou de cooperação, compete:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas