Magna Concursos

Foram encontradas 70 questões.

1666314 Ano: 2018
Disciplina: Engenharia Química
Banca: FUMARC
Orgão: CEMIG
A constante de equilíbrio para pressões K p para N 2 O 4 ( g ) ⇔ 2 NO 2 ( g ) é 0,15 a 25°C. Se a pressão do N 2 O 4 ( g ) em equilíbrio é 0,85 atm, qual a pressão total da mistura do gás ( N 2 O 4 ( g ) + NO 2 ( g ) ) em equilíbrio?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Do moderno ao pós-moderno
Frei Betto / 14/05/2017 - 06h00
A morte da modernidade merece missa de sétimo dia? Os pais da modernidade nos deixaram de herança a confiança nas possibilidades da razão. E nos ensinaram a situar o homem no centro do pensamento e a acreditar que a razão, sem dogmas e donos, construiria uma sociedade livre e justa.
Pouco afeitos ao delírio e à poesia, não prestamos atenção à crítica romântica da modernidade – Byron, Rimbaud, Burckhardt, Nietzsche e Jarry. Agora, olhamos em volta e o que vemos? As ruínas do Muro de Berlim, a Estátua da Liberdade tendo o mesmo efeito no planeta que o Cristo do Corcovado na vida cristã dos cariocas, o desencanto com a política, o ceticismo frente aos valores.
Somos invadidos pela incerteza, a consciência fragmentária, o sincretismo do olhar, a disseminação, a ruptura e a dispersão. O evento soa mais importante que a história e o detalhe sobrepuja a fundamentação.
O pós-moderno aparece na moda, na estética, no estilo de vida. É a cultura de evasão da realidade. De fato, não estamos satisfeitos com a inflação, com a nossa filha gastando mais em pílulas de emagrecimento que em livros, e causa-nos profunda decepção saber que, neste país, a impunidade é mais forte que a lei. Ainda assim, temos esperança de mudá-lo. Recuamos do social ao privado e, rasgadas as antigas bandeiras, nossos ideais transformam-se em gravatas estampadas. Já não há utopias de um futuro diferente. Hoje, é considerado politicamente incorreto propagar a tese de conquista de uma sociedade onde todos tenham iguais direitos e oportunidades.
Agora predominam o efêmero, o individual, o subjetivo e o estético. Que análise de realidade previu a volta da Rússia à sociedade de classes? Resta-nos captar fragmentos do real (e aceitar que o saber é uma construção coletiva). Nosso processo de conhecimento se caracteriza pela indeterminação, descontinuidade e pluralismo.
A desconfiança da razão nos impele ao esotérico, ao espiritualismo de consumo imediato, ao hedonismo consumista, em progressiva mimetização generalizada de hábitos e costumes. Estamos em pleno naufrágio ou, como predisse Heidegger, caminhando por veredas perdidas.
Sem o resgate da ética, da cidadania e das esperanças libertárias, e do Estado-síndico dos interesses da maioria, não haverá justiça, exceto aquela que o mais forte faz com as próprias mãos.
Ingressamos na era da globalização. Graças às redes de computadores, um rapaz de São Paulo pode namorar uma chinesa de Beijing sem que nenhum dos dois saia de casa. Bilhões de dólares são eletronicamente transferidos de um país a outro no jogo da especulação, derivativo de ricos. Caem as fronteiras culturais e econômicas, afrouxam-se as políticas e morais. Prevalece o padrão do mais forte.
A globalização tem sombras e luzes. Se de um lado aproxima povos e quebra barreiras de comunicação, de outro ela assume, nas esferas econômica e cultural, o caráter de globocolonização.
(Disponível em: http://hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/frei-betto-
1.334186/do-moderno-ao-p%C3%B3s-moderno-1.464377. Acesso 05 jan. 2018)
“A globalização tem sombras e luzes. Se de um lado aproxima povos e quebra barreiras de comunicação, de outro ela assume, nas esferas econômica e cultural, o caráter de globocolonização.
O item lexical destacado:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1659918 Ano: 2018
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: FUMARC
Orgão: CEMIG
O tamanho de grão de metais policristalinos é de fundamental importância, uma vez que afeta diversas propriedades tanto em alta como em baixa temperatura. Dessa forma, é CORRETO afirmar que um tamanho de grão
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1657453 Ano: 2018
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: FUMARC
Orgão: CEMIG
Suponha que lhe deram a atribuição de projetar uma sequência de fabricação de um eixo de 64 mm de diâmetro através de processos de usinagem, partindo de barras cilíndricas de 74 mm de diâmetro. Admita que não existem limitações na potência disponível em motor da máquina trifásico (380 V) e ainda que o fator de potência é sempre constante e igual a 0,95. São testados dois regimes de corte para um passe de cilindramento de desbaste, a saber:
Regime (i) profundidade de corte = 2,8 mm e avanço = 0,5 mm/rotação;
Regime (ii) profundidade de corte = 0,5 mm e avanço = 2,8 mm/rotação.
1. Qual dos regimes deixará menor rugosidade superficial na superfície usinada?
2. Para qual dos dois regimes é esperada maior vida da ferramenta?
3. Se colocarmos um medidor de corrente elétrica num dos cabos de alimentação do motor, em qual dos regimes será observada a mais alta corrente elétrica para a mesma seção de corte?
São respostas CORRETAS às questões, respectivamente:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1649323 Ano: 2018
Disciplina: Engenharia de Materiais
Banca: FUMARC
Orgão: CEMIG
Quais as teorias principais propostas para descrever a quebra da interface sólido/líquido(S/L) durante a solidificação? O que é superesfriamento constitucional?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1641039 Ano: 2018
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: FUMARC
Orgão: CEMIG
O elemento AC mostrado na figura abaixo está submetido a uma força vertical de 3 kN.
Determine a posição x dessa força de modo que a tensão de compressão média no apoio liso C seja igual à tensão de tração mediana barra AB.
Dados:
- A distância entre o ponto A e C é de 200 mm
- Área da seção transversal da barra AB: 400 mm2
- Área da seção transversal do apoio em C: 650 mm2
Enunciado 2880951-1
A resposta CORRETA é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1636209 Ano: 2018
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: FUMARC
Orgão: CEMIG
Um tubo de pitot é inserido em um escoamento de ar (na condição–padrão) para medir a velocidade do escoamento. O tubo é inserido apontando para montante dentro do escoamento, de modo que a pressão captada pela sonda é a pressão de estagnação. A pressão estática é medida no mesmo local do escoamento com uma tomada de pressão na parede. Se a diferença de pressão é de 30mm de mercúrio, determine a velocidade de escoamento. Admita que o escoamento em regime permanente, escoamento incompressível e desaceleração sem atrito.
Dados: Enunciado 2874917-1 = 1000kg / m3 ; g = 9,81m / s ; gravidade específica do mercúrio = 13,6; ρar = 1,23kg / m3
Enunciado 2874917-2
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
READ THE FOLLOWING TEXT AND CHOOSE THE OPTION WHICH BEST COMPLETES EACH QUESTION ACCORDING TO IT:
Technology has created more jobs than it has destroyed
The battle between men and machines goes back centuries. Are they taking our jobs? Or are they easing our workload? A study by economists at the consultancy Deloitte seeks to shed new light on the relationship between jobs and the rise of technology by searching through census data for England and Wales going back to 1871.
Their conclusion is that, rather than destroying jobs, technology has been a “great job-creating machine”. Findings by Deloitte such as rise in bar staff since the 1950s or a surge in the number of hairdressers this century suggest to the authors that technology has increased spending power, therefore creating new demand and new jobs. Their study argues that the debate has been twisted towards the job-destroying effects of technological change, which are more easily observed than its creative aspects.
Going back over past figures paints a more balanced picture, say authors Ian Stewart and Alex Cole. “The dominant trend is of contracting employment in agriculture and manufacturing being more than balanced by rapid growth in the caring, creative, technology and business services sectors,” they write. “Machines will take on more repetitive and laborious tasks, but they seem no closer to eliminating the need for human labor than at any time in the last 150 years.”
According to the study, hard, dangerous and dull jobs have declined. In some sectors, technology has quite clearly cost jobs, but they question whether they are really jobs we would want to hold on to. Technology directly substitutes human muscle power and, in so doing, raises productivity and shrinks employment. “In the UK the first sector to feel this effect on any scale was agriculture,” says the study.
The study also found out that ‘caring’ jobs have increased. The report cites a “profound shift”, with labor switching from its historic role, as a source of raw power, to the care, education and provision of services to others.
Technological progress has cut the prices of essentials, such as food, and the price of bigger household items such as TVs and kitchen appliances, notes Stewart. That leaves more money to spend on leisure, and creates new demand and new jobs, which may explain the big rise in bar staff, he adds. “Despite the decline in the traditional pub, census data shows that the number of people employed in bars rose fourfold between 1951 and 2011,” the report says.
The Deloitte economists believe that rising incomes have allowed consumers to spend more on personal services, such as grooming. That in turn has driven employment of hairdressers. So, while in 1871 there was one hairdresser or barber for every 1,793 citizens of England and Wales; today there is one for every 287 people.
(Adapted from: https://goo.gl/7V5vuw. Access: 02/02/2018.)
By reading this text we can conclude that
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1629877 Ano: 2018
Disciplina: Química
Banca: FUMARC
Orgão: CEMIG
A amônia gasosa é preparada pela reação:
N 2 ( g ) + 3H 2 ( g ) → 2 NH 3 ( g ) .
Use as informações sobre a formação de NH 3 ( g ) dadas na tabela a seguir para responder às questões.
[N2] (M) [H2] (M) Velocidade
(mol/L • min)
0,030 0,010 4,21 x 10-5
0,060 0,010 1,68 x 10-4
0,030 0,020 3,37 x 10-4
Determine n e m na equação de velocidade: velocidade = k [ N 2 ]n [ H 2 ]m e calcule o valor da constante da velocidade.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1628430 Ano: 2018
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: FUMARC
Orgão: CEMIG
Considerando variações iguais das temperaturas de fornecimento de calor ao ciclo (TH) e de dissipação de calor do ciclo (TC), qual é a melhor escolha em termos de eficiência para um ciclo de potência reversível?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas