Magna Concursos

Foram encontradas 200 questões.

1903202 Ano: 2003
Disciplina: Arquitetura
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Câm. Deputados

Os diferentes aspectos que compõem um projeto arquitetônico representam um papel importante para produzir as condições de seu desempenho em termos de conforto ambiental, seja ele luminoso, térmico ou acústico. A especificação de materiais, na maioria das vezes, definidas em função de modismos de cada época, faz parte desses aspectos que devem ser observados para produção do conforto ambiental de uma edificação. Com relação a esse assunto, julgue o item subseqüente.

Em qualquer latitude abaixo de 10º sul, as aberturas voltadas para o quadrante sul são as que têm maior porção de abóbada visível sem radiação direta incidente. Tal condição permite obter o máximo de iluminação natural nos ambientes construídos com o mínimo de radiação direta incidente.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1903199 Ano: 2003
Disciplina: Desenho Técnico e Industrial
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Câm. Deputados

Um arquiteto que deseja desenhar com auxílio de um programa CAD sabe que tem a seu dispor uma série de recursos de desenho que facilitam e simplificam muito determinadas operações necessárias e usuais no exercício do projeto. Tendo em vista os recursos do programa mais amplamente conhecido no setor, o AutoCAD, julgue o item que se segue.

Para se desenhar a seqüência ilustrada abaixo, deve-se utilizar o comando Arc Concord, que desenha um arco de raio especificado pelo usuário concordando com duas outras entidades e elimina os excessos de linhas.

Enunciado 3045026-1

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A idéia é que homens e mulheres são produzidos socialmente e esta produção se dá em múltiplas instâncias sociais: dá-se através dos discursos, das doutrinas, das imagens, dos símbolos, na escola, na família, na igreja, através da mídia; enfim, ser homem e ser mulher é um processo que não está pronto na hora do nascimento da pessoa. É um processo que se dá ao longo da vida e se dá de acordo com as múltiplas influências e instâncias.

Ser homem ou ser mulher, hoje, é diferente de ser homem e ser mulher no início do século passado. Ser mulher, hoje, branca, de classe média, é diferente de ser mulher negra na África do Sul, hoje. Portanto, há uma transformação dos conceitos de masculino e feminino, não só ao longo do tempo, mas também internamente em uma mesma sociedade e em sociedades diferentes. É um elemento que nos auxilia a fixar a idéia de que existem modelos, muitos projetos, muitas formas de ser homem e de ser mulher.

O que sabemos é que ser homem e ser mulher pode-se dar de muitas formas e que os diferentes modos de ser têm motivações muito mais sociais do que naturais. Não podemos negar que há elementos biológicos na caracterização do masculino e do feminino. Só que esses elementos estão articulados em um social. E, das articulações do biológico com o social, pode-se chegar a uma espécie de naturalização do social.

Todas as reflexões apontam-nos para o quanto, socialmente, as construções de masculino e de feminino não visam nos fazer apenas diferentes, mas desiguais.

Helena Confortin. Discurso e gênero: a mulher em foco (com adaptações).

Com referência ao texto acima, julgue o item a seguir.

Com a expressão "Portanto, há uma transformação dos conceitos de masculino e feminino", o texto comprova sua tese: as identidades masculina e feminina são um processo da construção social.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1903190 Ano: 2003
Disciplina: Arquitetura
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Câm. Deputados

As diferentes formas que uma edificação pode adotar geram respostas aos parâmetros de máxima retenção térmica, máximo ganho de calor solar, resistência mínima ao vento e máximo fluxo de ar interno. Esquematicamente, esses parâmetros podem ser interpretados em termos de formas convencionais para construção, que, combinadas em suas várias possibilidades, podem oferecer respostas às necessidades dos diferentes climas.

Enunciado 3038593-1

Com o auxílio do texto anterior e considerando que as hachuras dos desenhos nas figuras I e II correspondem a panos de vidro e as linhas pontilhadas representam a edificação em subsolo, julgue o item que se segue.

Na figura I, a edificação é apropriada aos climas temperados. Com essa forma, consegue-se a máxima exposição ao vento e o máximo fluxo de ar interno.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1903189 Ano: 2003
Disciplina: Arquitetura
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Câm. Deputados

O conhecimento sobre a legislação de licitações e contratos é fundamental para que o arquiteto possa desempenhar suas atribuições de análise e execução de contratos e acompanhamento de obras no serviço público. Nesse contexto, julgue o item subseqüente.

De acordo com a lei de licitações em vigor, a possibilidade de emprego de mão-de-obra, materiais, tecnologia e matérias-primas existentes no local para execução, conservação e operação são requisitos que devem constar dos projetos básicos e dos projetos executivos de obras e serviços.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

No que se refere ao direito das licitações e dos contratos, julgue o item a seguir.

É permitido que uma pessoa jurídica contratada pela administração para realizar o projeto básico referente a uma determinada concorrência pública participe como concorrente no referido procedimento licitatório, desde que as regras do edital de licitação não lhe atribuam qualquer tipo de privilégio.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

São as narrativas, ora tomadas como mitos, ora como verdades históricas, que construirão a base para a formação de um imaginário nacional. E aqui não me refiro somente aos países que primam por ideologias nacionalistas ou étnicas ou fundamentalistas. Como veremos, a existência da nação moderna depende fortemente desse jogo de evocação do passado, cujas ferramentas principais são a memória e o esquecimento.

Nesse sentido, o passado transforma-se em uma narrativa não fixa, mas permeável por interesses do tempo presente. Ao (re)construirmos o passado de determinado povo, esquecemos e lembramos — conscientemente ou não — de determinados fatos, informações e interpretações. Dessa forma, damos voz a uma narrativa que se inscreve tanto no tempo histórico quanto no mítico. A batalha — a meu ver, perdida — de certos historiadores parece ser a de tentar escapar a esses tempos, reafirmando a ligação dos fatos históricos com uma Verdade e conferindo a outros acontecimentos uma suposta função inferior de fábulas ou mitos. Inventariar o passado torna-se, para esses estudiosos, tarefa árdua em que ainda está em jogo a busca de uma suposta autenticidade.

Giovana F. Dealtry. Memória e esquecimento como formas de construção do imaginário da nação (com adaptações).

Acerca do texto acima, julgue o item que se segue.

Infere-se do texto que fatos históricos e mitos fazem parte da formação do imaginário de uma nação moderna: interesses do tempo presente permeiam narrativas que se constroem no jogo da memória e do esquecimento.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Com relação ao regime jurídico dos servidores públicos federais, julgue o item que se segue.

Considere a seguinte situação hipotética.

Bernardo é um servidor público federal que exerce suas atividades em Salvador e que foi recentemente nomeado, em decorrência de aprovação em concurso público, para o cargo efetivo de analista legislativo da Câmara dos Deputados, para exercer atividades em Brasília – DF.

Nessa situação, se Bernardo vier a ser investido no cargo de analista legislativo, ele terá direito a receber ajuda de custo para compensar as despesas decorrentes de sua mudança de Salvador para Brasília.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Considerando que Renato ocupa, na Câmara dos Deputados, cargo público de analista legislativo — atribuição arquiteto —, julgue o item subseqüente.

É ilícito que Renato acumule seu cargo de analista legislativo com uma função pública de natureza técnica em uma autarquia federal, mesmo que haja compatibilidade de horários.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Buildings are the clearest expression of a people at a given historical period, exemplifying their way of living, their available technology and their artistic ideals. Being more durable than other cultural manifestations, often sheltering or incorporating other arts, such as sculpture, painting, furniture and popular art and artefacts, buildings make up the great majority of listed items, even those which are listed simply because of their historical significance.

In Brazil, the preservation of the country's cultural heritage, where it is of national importance, is the responsibility of the federal government, through the Institute for National Artistic and Historical Heritage (IPHAN). Under the Brazilian constitution, it is also the responsibility of state and municipal governments, within their respective spheres, to provide for the preservation of items of local or regional interest, and, of course, of national interest. In the same way as at federal level, state governments and many municipal governments have their own organs dedicated to cultural preservation. This is so that the number of significant listed items will grow and has two purposes: firstly, to protect the character of the item in question, and secondly to recognize and proclaim its exceptional or historic value.

Internet: <http://www.brazil.org.uk/page.php?cid=964> (with adaptations).

From the text above, it can be inferred that

a possible title for this text can be: A form of cultural heritage.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas