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Caso alguém pergunte, em um futuro distante, qual terá sido o meio de expressão de maior impacto da era moderna, a resposta será quase unânime: o cinematógrafo. Inventado em 1895 pelos irmãos Lumière para fins científicos, o cinema revelou-se peça fundamental do imaginário coletivo do século XX, seja como fonte de entretenimento, seja como fonte de divulgação cultural de todos os povos do globo.
O cinematógrafo aportou no Brasil com Affonso Segretto, imigrante italiano que filmou cenas do porto do Rio de Janeiro e tornou-se nosso primeiro cineasta, em 1898. Um imenso mercado de entretenimento foi montado em torno da capital federal no início do século XX, quando centenas de pequenos filmes foram produzidos e exibidos para plateias urbanas que, em franco crescimento, demandavam lazer e diversão.
Nos anos 30, iniciou-se a era do cinema falado. Já então, o pioneiro cinema nacional concorria com o forte esquema de distribuição norte americano, em uma disputa que se estende até os nossos dias. A criação do estúdio Vera Cruz, no final da década de 40, representou o desejo de diretores que, influenciados pelo requinte das produções estrangeiras, procuravam realizar um tipo de cinema mais sofisticado.
A reação ao cinema da Vera Cruz representou o movimento que divulgou o cinema nacional para o mundo inteiro: o Cinema Novo. No início da década de 60, um grupo de jovens cineastas começou a realizar uma série de filmes imbuídos de forte temática social. Entre eles, Glauber Rocha, cineasta baiano e símbolo do Cinema Novo. Diretor de filmes como Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1968), Glauber tornou-se uma figura conhecida no meio cultural brasileiro, tendo redigido manifestos e artigos na imprensa, rejeitado o cinema popular das chanchadas e defendido uma arte revolucionária que promovesse verdadeira transformação social e política.
História do cinema brasileiro. Internet: <http://dc.itamaraty.gov.br> (com adaptações).
No que se refere às ideias do texto acima e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
Conclui-se do texto que o cinema brasileiro foi pioneiro na era do cinema falado.
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Caso alguém pergunte, em um futuro distante, qual terá sido o meio de expressão de maior impacto da era moderna, a resposta será quase unânime: o cinematógrafo. Inventado em 1895 pelos irmãos Lumière para fins científicos, o cinema revelou-se peça fundamental do imaginário coletivo do século XX, seja como fonte de entretenimento, seja como fonte de divulgação cultural de todos os povos do globo.
O cinematógrafo aportou no Brasil com Affonso Segretto, imigrante italiano que filmou cenas do porto do Rio de Janeiro e tornou-se nosso primeiro cineasta, em 1898. Um imenso mercado de entretenimento foi montado em torno da capital federal no início do século XX, quando centenas de pequenos filmes foram produzidos e exibidos para plateias urbanas que, em franco crescimento, demandavam lazer e diversão.
Nos anos 30, iniciou-se a era do cinema falado. Já então, o pioneiro cinema nacional concorria com o forte esquema de distribuição norte americano, em uma disputa que se estende até os nossos dias. A criação do estúdio Vera Cruz, no final da década de 40, representou o desejo de diretores que, influenciados pelo requinte das produções estrangeiras, procuravam realizar um tipo de cinema mais sofisticado.
A reação ao cinema da Vera Cruz representou o movimento que divulgou o cinema nacional para o mundo inteiro: o Cinema Novo. No início da década de 60, um grupo de jovens cineastas começou a realizar uma série de filmes imbuídos de forte temática social. Entre eles, Glauber Rocha, cineasta baiano e símbolo do Cinema Novo. Diretor de filmes como Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1968), Glauber tornou-se uma figura conhecida no meio cultural brasileiro, tendo redigido manifestos e artigos na imprensa, rejeitado o cinema popular das chanchadas e defendido uma arte revolucionária que promovesse verdadeira transformação social e política.
História do cinema brasileiro. Internet: <http://dc.itamaraty.gov.br> (com adaptações).
No que se refere às ideias do texto acima e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
No Brasil, o cinematógrafo sempre foi usado na indústria do entretenimento, não tendo finalidade científica.
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