Magna Concursos

Foram encontradas 763 questões.

1280830 Ano: 2014
Disciplina: Artes Plásticas
Banca: FGV
Orgão: SEDUC-AM
Provas:
“Ao invés de se subordinar às nações de trecho ou território, às nações geográficas e fixas, o espaço da atualidade abre-se para a condição da mobilidade e virtualização. Com o surgimento das redes, a noção de espaço físico e fixo se rompe, abrindo-se para visões mais fluidas e líquidas”. (ARANTES, Priscila, "Espaço urbano, investigação artística e a construção de novas territorialidades", in MEDEIROS, M.B. e MONTEIRO, M. Espaço e Performance. Brasília: Ed. da Pós-Graduação em Arte de Un. de Brasília, 12, 2007, p.28.) enunciado 1280830-1
Com base no texto e na imagem, reflita sobre a relação entre arte contemporânea e a cidade como espaço expositivo e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Na instalação Giganto a paisagem urbana é alterada e a arte é inserida no cotidiano da cidade. ( ) A artista busca uma dimensão relacional e comunicativa, rompendo com os espaços expositivos tradicionais como museus e galerias de arte. ( ) Giganto é um exemplo de arte inserida nas novas configurações espaciais contemporâneas, mais fluidas e relacionais.
As afirmativas são, respectivamente,
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1280829 Ano: 2014
Disciplina: Artes Plásticas
Banca: FGV
Orgão: SEDUC-AM
Provas:

Analise a imagem a seguir

enunciado 1280829-1

A obra reproduzida acima se insere no movimento artístico conhecido como

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1280828 Ano: 2014
Disciplina: Artes Plásticas
Banca: FGV
Orgão: SEDUC-AM
Provas:
A respeito da representação do espaço na arte renascentista por meio da perspectiva linear, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A perspectiva linear fornece um encaminhamento matemático para o problema da bidimensionalidade, em um suporte plano. ( ) A perspectiva linear é um método de representação espacial no qual as linhas da composição convergem para um ou mais pontos de fuga. ( ) As linhas compositivas servem para guiar o pintor na representação verossímil dos elementos percebidos por um observador fixo, à medida que se afastam do olhar do observador.
As afirmativas são, respectivamente,
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1280827 Ano: 2014
Disciplina: Artes Plásticas
Banca: FGV
Orgão: SEDUC-AM
Provas:
Analise as imagens a seguir. enunciado 1280827-1 enunciado 1280827-2
As imagens acima exemplificam uma tendência da arte brasileira na década de 1960, em diálogo com a corrente artística internacional conhecida como
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1280826 Ano: 2014
Disciplina: Artes Plásticas
Banca: FGV
Orgão: SEDUC-AM
Provas:
Nos museus dedicados às artes plásticas, é cada vez mais comum a presença de um profissional capaz de atuar como intermediador das diversas instâncias de significação suscitadas pelas obras de arte junto ao público visitante. Este profissional, mediante propostas pedagógicas cria situações onde o encontro com a arte amplia a leitura e a compreensão do mundo e estimula a percepção de como outros homens e mulheres expressaram seus sonhos, seus desejos e suas culturas.
Assinale a opção que indica corretamente a que profissional o texto acima se refere.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1280825 Ano: 2014
Disciplina: Artes Plásticas
Banca: FGV
Orgão: SEDUC-AM
Provas:
A fotografia a seguir mostra uma parte do edifício projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, em 1947. enunciado 1280825-1
Com base na imagem e em seus conhecimentos a respeito de arquitetura modernista brasileira, analise as afirmativas a seguir.
I. É uma arquitetura marcada pelo racionalismo do projeto, com soluções formais como facilidade de circulação, controle de luz e ventilação. II. As linhas curvas, o desenho ondulante e os pilotis permitem acompanhar o declive natural do terreno, integrando o prédio à paisagem. III. As formas geométricas, adotando motivos históricos e simbólicos, indicam a função de cada elemento do edifício.
Assinale:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1280824 Ano: 2014
Disciplina: Artes Plásticas
Banca: FGV
Orgão: SEDUC-AM
Provas:
“A partir da década de 1990, o intercâmbio entre artistas plásticos e a afro-brasilidade viria a ganhar um novo ímpeto, paralelamente a uma nova vaga de aproximação às culturas africanas e afro-brasileiras em diversos campos culturais, particularmente no domínio da música popular (...) Trata-se de diálogos estabelecidos por artistas em determinadas obras específicas, baseadas nas suas experiências de múltiplas Áfricas heterogêneas – e, por vezes, esporádicas – presentes em várias cidades brasileiras dispersas pelo território brasileiro.” (CONDURU, Roberto. “Organizando o Atlântico e outros hiatos: ligações artísticas entre Brasil, África – e além”)
Com base na reflexão do autor, assinale a alternativa que delimita corretamente o campo da arte afro-brasileira.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1280823 Ano: 2014
Disciplina: Artes Plásticas
Banca: FGV
Orgão: SEDUC-AM
Provas:
I. “A fruição da arte não é imediata, espontânea, um dom, uma graça. Pressupõe um esforço diante da cultura. (COLI, Jorge. O que é arte? Brasília: Brasilienese, 1990, p. 115.) II. “(...) a leitura do discurso visual, que não se resume apenas à análise da forma, da cor, linha, volume, equilíbrio, movimento, ritmo, mas principalmente é centrada na significação que esses atributos conferem à imagem, é um imperativo da contemporaneidade.”. (BARBOSA, Ana Mae (org). A imagem no ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva, 2002, p.17.)
Os dois autores abordam o tema da fruição da obra de arte. A esse respeito, assinale a opção que relaciona corretamente fruição artística e cultura.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1280821 Ano: 2014
Disciplina: Artes Plásticas
Banca: FGV
Orgão: SEDUC-AM
Provas:
“Termo derivado da pintura impressionista, refere-se à técnica que deixa entrever pequenos sonoros, em vez de contornos melódicos definidos, a exemplo de certas obras de Stockhausen.” (DOURADO, Henrique Autran. Dicionário de termos e expressões musicais. São Paulo: Ed. 34, 2004, p.259.)
Assinale a opção que identifica corretamente o elemento morfológico da linguagem musical descrito acima.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1280820 Ano: 2014
Disciplina: Artes Plásticas
Banca: FGV
Orgão: SEDUC-AM
Provas:
As afirmativas abaixo exemplificam corretamente músicas, ritmos e danças que retratam a tradição cultural amazonense, à exceção de uma. Assinale-a.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas