Foram encontradas 2.495 questões.
Provas
Provas
(BENJAMIN, 2022.)
Tal conceituação aproxima a relação entre o folclore e o campo do ensino e educação, incorporando novas características como transmissão oral, tradicionalidade e regionalidade. No desenvolvimento do teatro brasileiro o folclore performa um lugar significativo. As influências dos ideais regionalistas difundidos por Gilberto Freyre, sublinham o surgimento do Teatro do Nordeste, liderado por Hermilo Bora Filho, que se fundamenta pela transmissão oral e regionalidade, tendo com maior expressão a dramaturgia:
Provas
Provas
(JÚNIOR, 1963.)
A produção de “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, em 1943, foi um marco simbólico para o teatro moderno no Brasil. Com direção de Ziembinski e com cenário de Tomás Santa Rosa, a montagem atribui uma nova significação no que diz respeito à iluminação na cena teatral brasileira, tendo como estética:
Provas
(BARAÚNA, 2013.)
Contemporâneos, um educador e um teatrólogo, apresentam uma estreita relação em suas metodologias no que diz respeito à realidade política de sua época, trazendo luz a questões latentes da sociedade, propiciando o debate e provocando reflexões. Suscitando uma nova pedagogia, tem-se uma significativa contribuição para a educação e o teatro brasileiro, com seus métodos denominados:
Provas
(SANTOS-ZMÁRIO. Fragmento.)
O excerto evidencia uma relação corpo-memória; constrói-se uma obra que não cabe mais na boca. Torna-se necessário um estreitamento físico, onde o artista coloca-se em situação, presentificação, descontruindo a ideia de personagem. Essa linguagem híbrida, que retira a noção de objeto, dilata os sentidos, evidencia a presença e desloca o corpo para centralidade da ação, pode ser definida como:
Provas
A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Sobre os elementos da dança, julgue os itens abaixo em verdadeiros ou falsos.
( ) A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.
( ) Movimento potencial: correspondem as pausas do movimento, ou seja, quando as partes do corpo não fazem nenhuma trajetória no espaço.
( ) O espaço refere-se ao trajeto do corpo, do início ao fim. No espaço existe a cinesfera ou Kinesfera (espaço coletivo do corpo que se movimenta), cujo limite de abrangência é dada pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores.
( ) Dentro do espaço são estudadas as direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), as dimensões (pequeno, médio e grande), os níveis (baixo, médio e alto) e as extensões (perto, médio e longe).
( ) O Tempo corresponde aos referenciais temporais que constituem a ligação entre a dança e a música. Os elementos de tempo formam o compasso musical, que pode ser apenas moderado ou rápido.
A alternativa que apresenta a sequência correta de baixo para cima é:
Provas
A dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. No que concerne ao uso da dança como prática pedagógica, podemos inferir:
Provas
Jogos Teatrais é o termo utilizado em português para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático (a partir de textos de teatro), cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras. Com base nos estudos sobre teatro e jogos, coloque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os jogos teatrais são uma das principais metodologias usadas no ensino de teatro, com base na improvisação.
( ) A estrutura dramática dos jogos teatrais é baseada em 3 elementos: Onde (onde se passa a cena?); Quem (quem são as personagens que participam da cena?); e O Quê (o que esses personagens fazem neste lugar).
( ) Viola Spolin, sistematizou a metodologia dos jogos teatrais e considera como pontos essenciais de todos os jogos teatrais o Foco, a Instrução e a Avaliação, ou seja, são os principais procedimentos dos jogos teatrais, pois estimula as vivências e os diálogos.
( ) A instrução é um mecanismo utilizado pelo orientador para auxiliar os jogadores a se manterem no foco, ou seja, não precisam parar de jogar para escutarem as instruções, pois ao mesmo tempo em que jogam, escutam as instruções e as executam.
( ) A prática do jogo teatral permite superar desafios, uma vez que, podemos brincar com a imaginação, como no exemplo a seguir onde os jogadores utilizam da criatividade para dar novo sentido ou função para objetos cotidianos.
Da análise das assertivas temos:
Provas
Caderno Container