Magna Concursos

Foram encontradas 2.495 questões.

3090935 Ano: 2024
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: FUNCERN
Orgão: Pref. Guamaré-RN
Provas:
O Teatro Popular de Bonecos recebe várias designações em todo o Nordeste. Em Recife, por exemplo, chama-se Mamulengo, enquanto no Rio Grande do Norte e na Paraíba é denominado João Redondo. Sobre o teatro de bonecos potiguar, considera-se
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060677 Ano: 2024
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
A arte é imprescindível para a formação humana; sua função é indispensável na vida das pessoas e na sociedade e, consequentemente na escola. É um meio pelo qual se expressam, representam e comunicam sorvendo do mundo por meio da criatividade, experimentação e singularidade. Não obstante, nem sempre foi assim, sua trajetória histórica no ensino brasileiro está imbuída de idiossincrasias. A trajetória do ensino da arte delineia no século XIX com o início da Academia de Belas Artes, em 1816, no Rio de Janeiro. Sua origem ancorou-se no projeto da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, aprovado pelo Decreto de 12 de agosto de 1816, que concedeu pensões a diversos artistas franceses que vieram morar no Brasil. Com influência do século passado, é possível afirmar que o ensino da arte no início do século XX legitima uma pedagogia:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060676 Ano: 2024
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Durante o Congresso Brasileiro de Folclore, em 1955, reconceituou o termo como um “conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade.
(BENJAMIN, 2022.)

Tal conceituação aproxima a relação entre o folclore e o campo do ensino e educação, incorporando novas características como transmissão oral, tradicionalidade e regionalidade. No desenvolvimento do teatro brasileiro o folclore performa um lugar significativo. As influências dos ideais regionalistas difundidos por Gilberto Freyre, sublinham o surgimento do Teatro do Nordeste, liderado por Hermilo Bora Filho, que se fundamenta pela transmissão oral e regionalidade, tendo com maior expressão a dramaturgia:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060675 Ano: 2024
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Na primeira metade do século XX, despontaram inovadoras descobertas no que tange às pedagogias musicais. Émile Jacques- -Dalcroze (1865-1950) desenvolveu um método de educação musical tendo como premissa o movimento, no qual o aprendizado ocorre por meio da música, pela música e por meio da escuta ativa. Para o autor sentir a música pela via corporal permite uma internalização dos conceitos teóricos que são trabalhados em sala. O método de Dalcroze que leva em consideração o aluno como ser corpóreo, suscitando o pensamento do que mais tarde iria se firmar como educação somática, denomina-se:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060674 Ano: 2024
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Tratava-se de trazer para o nosso palco a ideia “de desembaraçar a cena de qualquer caráter descritivo, de qualquer imitação realista, para exprimir a ‘essência do drama’ pela representação antinaturalista do ator, pelo simbolismo do objeto, da linha, da cor e da iluminação técnica”.
(JÚNIOR, 1963.)

A produção de “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, em 1943, foi um marco simbólico para o teatro moderno no Brasil. Com direção de Ziembinski e com cenário de Tomás Santa Rosa, a montagem atribui uma nova significação no que diz respeito à iluminação na cena teatral brasileira, tendo como estética:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060673 Ano: 2024
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
O teatro popular e a educação popular são processos de construção social inseridos em um contexto histórico de sua época, sendo, portanto, frutos das diferentes situações políticas do seu momento de produção e construção; por isso, trazem em si princípios da realidade vivida por seus sujeitos.
(BARAÚNA, 2013.)

Contemporâneos, um educador e um teatrólogo, apresentam uma estreita relação em suas metodologias no que diz respeito à realidade política de sua época, trazendo luz a questões latentes da sociedade, propiciando o debate e provocando reflexões. Suscitando uma nova pedagogia, tem-se uma significativa contribuição para a educação e o teatro brasileiro, com seus métodos denominados:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060672 Ano: 2024
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Camadas de sons, cheiros, temperaturas foram apresentadas nessa proposta artística a partir de ações como marcar a ferro as vestes de carne e andar sobre brasas com calçados feitos com o mesmo material orgânico, assim como as ações de cortar e assar a carne de charque (alimento muito consumido no Nordeste brasileiro). Notamos que as ações representavam os suplícios públicos dos que foram torturados e queimados vivos no passado – a carne seca foi exposta como uma metáfora da própria carne humana, do corpo humano fragmentado, esquartejado. Durante trinta minutos, aproximadamente, o próprio artista, Everaldo Santana, Paulo César e Robson Lemos realizaram tais ações; [...] marcar a ferro quente a carne bovina da mesma maneira que os negros escravizados foram estigmatizados por seus proprietários num passado não muito distante.
(SANTOS-ZMÁRIO. Fragmento.)

O excerto evidencia uma relação corpo-memória; constrói-se uma obra que não cabe mais na boca. Torna-se necessário um estreitamento físico, onde o artista coloca-se em situação, presentificação, descontruindo a ideia de personagem. Essa linguagem híbrida, que retira a noção de objeto, dilata os sentidos, evidencia a presença e desloca o corpo para centralidade da ação, pode ser definida como:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3198702 Ano: 2023
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA

A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Sobre os elementos da dança, julgue os itens abaixo em verdadeiros ou falsos.

( ) A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

( ) Movimento potencial: correspondem as pausas do movimento, ou seja, quando as partes do corpo não fazem nenhuma trajetória no espaço.

( ) O espaço refere-se ao trajeto do corpo, do início ao fim. No espaço existe a cinesfera ou Kinesfera (espaço coletivo do corpo que se movimenta), cujo limite de abrangência é dada pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores.

( ) Dentro do espaço são estudadas as direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), as dimensões (pequeno, médio e grande), os níveis (baixo, médio e alto) e as extensões (perto, médio e longe).

( ) O Tempo corresponde aos referenciais temporais que constituem a ligação entre a dança e a música. Os elementos de tempo formam o compasso musical, que pode ser apenas moderado ou rápido.

A alternativa que apresenta a sequência correta de baixo para cima é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3198700 Ano: 2023
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA

A dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. No que concerne ao uso da dança como prática pedagógica, podemos inferir:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3198684 Ano: 2023
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: ASSEGE
Orgão: Pref. Aramari-BA

Jogos Teatrais é o termo utilizado em português para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático (a partir de textos de teatro), cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras. Com base nos estudos sobre teatro e jogos, coloque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os jogos teatrais são uma das principais metodologias usadas no ensino de teatro, com base na improvisação.

( ) A estrutura dramática dos jogos teatrais é baseada em 3 elementos: Onde (onde se passa a cena?); Quem (quem são as personagens que participam da cena?); e O Quê (o que esses personagens fazem neste lugar).

( ) Viola Spolin, sistematizou a metodologia dos jogos teatrais e considera como pontos essenciais de todos os jogos teatrais o Foco, a Instrução e a Avaliação, ou seja, são os principais procedimentos dos jogos teatrais, pois estimula as vivências e os diálogos.

( ) A instrução é um mecanismo utilizado pelo orientador para auxiliar os jogadores a se manterem no foco, ou seja, não precisam parar de jogar para escutarem as instruções, pois ao mesmo tempo em que jogam, escutam as instruções e as executam.

( ) A prática do jogo teatral permite superar desafios, uma vez que, podemos brincar com a imaginação, como no exemplo a seguir onde os jogadores utilizam da criatividade para dar novo sentido ou função para objetos cotidianos.

Da análise das assertivas temos:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas