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O antropólogo franco-holandês Arnold van Gennep (1873-1957) é
conhecido autor da antropologia das análises rituais. Em um de
seus textos, ele diz:
“Frequentemente - e isso é um fato sobre o qual chamo a atenção - os vínculos do moço ou da moça com os ambientes anteriores (de idade, sexo, parentesco, tribo) são considerados tão poderosos que é preciso agir com cautela para rompê-los. Daí as fugas e perseguições múltiplas, na floresta ou na montanha, os pagamentos de dotes ou compras por frações, as repetições dos ritos.”
Essa análise trata dos ritos:
“Frequentemente - e isso é um fato sobre o qual chamo a atenção - os vínculos do moço ou da moça com os ambientes anteriores (de idade, sexo, parentesco, tribo) são considerados tão poderosos que é preciso agir com cautela para rompê-los. Daí as fugas e perseguições múltiplas, na floresta ou na montanha, os pagamentos de dotes ou compras por frações, as repetições dos ritos.”
Essa análise trata dos ritos:
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O antropólogo Victor Tuner é autor da frase: “O drama da
estrutura e antiestrutura termina no palco da cultura”. A
contribuição desse autor britânico para a antropologia da
segunda metade do século XX é notável.
As pesquisas de Victor Turner contribuem principalmente para a antropologia:
As pesquisas de Victor Turner contribuem principalmente para a antropologia:
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Em 2005, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
(Iphan) tombou o ofício das baianas de acarajé no Livro dos
Saberes. Diz o site do Iphan:
“Este bem cultural […] consiste em uma prática tradicional de produção e venda, em tabuleiro, das chamadas comidas de baiana, feitas com azeite de dendê e ligadas ao culto dos orixás, amplamente disseminadas na cidade de Salvador, Bahia.”
O IPHAN define a natureza desse bem cultural como:
“Este bem cultural […] consiste em uma prática tradicional de produção e venda, em tabuleiro, das chamadas comidas de baiana, feitas com azeite de dendê e ligadas ao culto dos orixás, amplamente disseminadas na cidade de Salvador, Bahia.”
O IPHAN define a natureza desse bem cultural como:
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No texto “A construção da pessoa nas sociedades indígenas
brasileiras", publicado em 1978, por Anthony Seeger, Roberto da
Matta e Eduardo Viveiros de Castro, os autores afirmam que:
“[…] a originalidade das sociedades tribais brasileiras reside numa elaboração particularmente rica da noção de pessoa, com referência especial à corporalidade enquanto idioma simbólico focal. Ou, dito de outra forma, sugerimos que a noção de pessoa e uma consideração do lugar do corpo humano na visão que as sociedades indígenas fazem de si mesmas são caminhos básicos para uma compreensão adequada da organização social e cosmologia destas sociedades.”
As categorias analíticas a que a tese dos autores se refere são:
“[…] a originalidade das sociedades tribais brasileiras reside numa elaboração particularmente rica da noção de pessoa, com referência especial à corporalidade enquanto idioma simbólico focal. Ou, dito de outra forma, sugerimos que a noção de pessoa e uma consideração do lugar do corpo humano na visão que as sociedades indígenas fazem de si mesmas são caminhos básicos para uma compreensão adequada da organização social e cosmologia destas sociedades.”
As categorias analíticas a que a tese dos autores se refere são:
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Leia o trecho abaixo, escrito pelo antropólogo José Guilherme
Magnani:
“[…] o que se propõe é um olhar de perto e de dentro, mas a partir dos arranjos dos próprios atores sociais, ou seja, das formas por meio das quais eles se avêm para transitar pela cidade, usufruir seus serviços, utilizar seus equipamentos, estabelecer encontros e trocas nas mais diferentes esferas – religiosidade, trabalho, lazer, cultura, participação política ou associativa etc. Esta [sic] estratégia supõe um investimento em ambos os pólos da relação: de um lado, sobre os atores sociais, o grupo e a prática que estão sendo estudados e, de outro, a paisagem em que essa prática se desenvolve, entendida não como mero cenário, mas parte constitutiva do recorte de análise.”
O método de pesquisa a que o autor se refere é:
“[…] o que se propõe é um olhar de perto e de dentro, mas a partir dos arranjos dos próprios atores sociais, ou seja, das formas por meio das quais eles se avêm para transitar pela cidade, usufruir seus serviços, utilizar seus equipamentos, estabelecer encontros e trocas nas mais diferentes esferas – religiosidade, trabalho, lazer, cultura, participação política ou associativa etc. Esta [sic] estratégia supõe um investimento em ambos os pólos da relação: de um lado, sobre os atores sociais, o grupo e a prática que estão sendo estudados e, de outro, a paisagem em que essa prática se desenvolve, entendida não como mero cenário, mas parte constitutiva do recorte de análise.”
O método de pesquisa a que o autor se refere é:
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Na crença e na prática religiosa, o ethos de um grupo torna-se intelectualmente razoável porque demonstra representar um tipo de vida idealmente adaptado ao estado de coisas atual que a visão de mundo descreve, enquanto essa visão de mundo torna-se emocionalmente convincente por ser apresentada como uma imagem de um estado de coisas verdadeiro, especialmente bem arrumado para acomodar tal tipo de vida.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
No trecho acima, o autor descreve a relação entre ethos coletivo e sistema religioso.
Com base no texto, assinale a opção que descreve corretamente essa relação.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
No trecho acima, o autor descreve a relação entre ethos coletivo e sistema religioso.
Com base no texto, assinale a opção que descreve corretamente essa relação.
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O antropólogo Franz Boas é conhecido por ter dado início à corrente culturalista da antropologia norte-americana.
Para tanto, ele teve de se contrapor ao ideário
Para tanto, ele teve de se contrapor ao ideário
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3078403
Ano: 2024
Disciplina: Antropologia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Joinville-SC
Disciplina: Antropologia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Joinville-SC
Provas:
A teologia do cuidado, conforme proposta por Leonardo
Boff, destaca a importância da convivência pautada na
solidariedade, no respeito mútuo e no amor. No contexto da
pluralidade cultural e religiosa, Boff enfatiza a necessidade de
construir pontes de compreensão e aceitação entre diferentes
tradições.
Com base no exposto no texto precedente, é correto afirmar que o princípio fundamental que norteia a convivência respeitosa e solidária em meio à pluralidade cultural e religiosa corresponde à
Com base no exposto no texto precedente, é correto afirmar que o princípio fundamental que norteia a convivência respeitosa e solidária em meio à pluralidade cultural e religiosa corresponde à
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3078402
Ano: 2024
Disciplina: Antropologia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Joinville-SC
Disciplina: Antropologia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Joinville-SC
Provas:
Mircea Eliade, renomado historiador das religiões, explorou
extensivamente a origem do fenômeno religioso, destacando a
incessante busca do sagrado pelo ser humano. De acordo com
essa perspectiva a respeito do fenômeno religioso,
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3078401
Ano: 2024
Disciplina: Antropologia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Joinville-SC
Disciplina: Antropologia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Joinville-SC
Provas:
Rudolf Otto, em suas teses sobre o sagrado, introduziu o conceito
de numinoso para descrever a dimensão única e transcendental
da experiência religiosa. No que se refere à origem do fenômeno
religioso e ao conceito de numen, assinale a opção correta.
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