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608166 Ano: 2004
Disciplina: Antropologia
Banca: ESAF
Orgão: MPU

As afirmativas que se seguem dizem respeito aos tipos de família.

I. Para Malinowski a família nuclear funda-se em três tipos básicos de relações: filiação, consangüinidade e afinidade.

II. Na Antropologia Britânica as formas de descendência matrilinear e patrilinear determinam as várias formas de família nuclear.

III. A família extensa é uma forma de organização familiar que requer a conjugação de pelo menos duas famílias nucleares.

IV. Fortes mostrou que o grupo doméstico tem um ciclo de desenvolvimento no tempo, o que o torna uma unidade social dinâmica. Assinale a opção que identifica apenas as afirmativas corretas

 

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608165 Ano: 2004
Disciplina: Antropologia
Banca: ESAF
Orgão: MPU

Raymond Firth foi o antropólogo britânico que argumentou que o estudo da estrutura social devia ser complementado pelo da organização social. Assinale a opção correta sobre a relação entre esses dois conceitos

 

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608164 Ano: 2004
Disciplina: Antropologia
Banca: ESAF
Orgão: MPU

Assinale a opção correta a respeito da suposição que marcou a antropologia inglesa sobre a unidade funcional da sociedade em antropologia

 

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608163 Ano: 2004
Disciplina: Antropologia
Banca: ESAF
Orgão: MPU

Assinale a opção que melhor expressa a contribuição da escola francesa de sociologia

 

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608162 Ano: 2004
Disciplina: Antropologia
Banca: ESAF
Orgão: MPU

A prática de trabalho de campo intensivo e de longa duração representou uma importante inovação na pesquisa antropológica. Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmações acerca do trabalho de campo na antropologia.

( ) A pesquisa de campo é valorizada na antropologia como uma etapa constituinte do método histórico, que busca em última instância colocar as várias sociedades estudadas pelos antropólogos em uma escala evolutiva única.

( ) Malinowski foi o autor que mais se colocou contra o uso desse método.

( ) O trabalho de campo intensivo, de longa duração, conduzido na língua local, focando todos os aspectos da vida cultural da comunidade tornou-se a base a partir da qual o conhecimento etnográfico moderno foi desenvolvido.

( ) As atividades preponderantes durante o trabalho de campo são a aplicação de questionários e o seu processamento.

( ) A idéia de que a pesquisa antropológica deve buscar pelo ponto de vista nativo está intrinsecamente associada ao método da observação participante desenvolvida durante o trabalho de campo. Escolha a opção correta

 

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608161 Ano: 2004
Disciplina: Antropologia
Banca: ESAF
Orgão: MPU

Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmações sobre o relativismo cultural.

( ) O relativismo cultural é uma filosofia moral problemática porque implica sua auto-negação.

( ) A perspectiva relativista pressupõe uma rígida igualdade entre valores absolutos e valores universais.

( ) O etnocentrismo é um fenômeno universal e está associado à propensão dos homens a considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.

( ) A filosofia relativista é absolutamente necessária na antropologia para demonstrar que por trás de diferenças aparentes os homens são culturalmente iguais.

( ) Apesar de representar um obstáculo à perspectiva antropológica de buscar pelo ponto de vista nativo, os juízos etnocêntricos são índices de integração social.

Escolha a opção correta

 

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608160 Ano: 2004
Disciplina: Antropologia
Banca: ESAF
Orgão: MPU

No Ensaio sobre a Dádiva, Mauss analisa várias expressões do princípio da reciprocidade. Julgue as proposições que se seguem e que tratam dos pontos-de-vista do autor sobre esse tema.

I. Mauss examina em seu ensaio uma grande quantidade de práticas relacionadas à dávida como o kula, o potlatch, festivais e banquetes melanésios e da costa noroeste da América do Norte.

II. As formas de troca examinadas por Mauss são orientadas pela utilidade econômica dos objetos trocados e isso se revela nos dois tipos gerais que as trocas assumem: a barganha e a troca silenciosa.

III. Nas formas arcaicas de trocas que Mauss examina em seu Ensaio percebe-se que não são somente os objetos que circulam. Juntamente com eles, circulam pessoas e direitos.

IV. O que orienta a dádiva não é o valor utilitário dos bens, mas a tripla obrigação de dar, receber e retribuir.

V. A conclusão final de Mauss sobre a dádiva mostra que o homem é um "animal econômico" em todos os tipos de sociedades

Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas

 

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608157 Ano: 2004
Disciplina: Antropologia
Banca: ESAF
Orgão: MPU

A relação entre religião, magia e ciência é um tema clássico na antropologia. Marque como verdadeiro (V) ou falso (F) as proposições que se seguem.

( ) Para Frazer a religião antecede a magia e a ciência.

( ) No entender de Turner os rituais são mágicos e as cerimônias são religiosas.

( ) Para Gluckman os "povos primitivos" têm magia e ciência e os povos ocidentais têm ciência e religião.

( ) Segundo Lévi-Strauss, os "primitivos" têm magia, mas também operam de maneira classificatória; os "modernos" têm ciência, mas também operam por meio da bricolagem.

( ) Para Durkheim a religião pressupõe a existência de uma comunidade moral unida em torno de determinados valores (em seus termos, uma igreja) e a magia não.

Assinale a opção correta

 

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608154 Ano: 2004
Disciplina: Antropologia
Banca: ESAF
Orgão: MPU

A relação entre o indivíduo e a sociedade tem sido um tema recorrente na análise antropológica. Vários autores têm-se, concentrado nessa questão. Avalie as proposições abaixo sobre a contribuição de alguns antropólogos acerca dessa relação.

I. Lévi-Strauss mostrou as incompatibilidades entre a estrutura mental dos indivíduos e a estrutura da sociedade primitiva.

II. Mauss analisou a emergência da noção de pessoa e da concepção de si.

III. Dumont estudou a emergência da ideologia individualista e o surgimento do indivíduo como um valor.

IV. Benedict focalizou os padrões de cultura e relacionou- os a tipos psicológicos.

V. Evans-Pritchard revelou a incompatibilidade entre os interesses individuais e as demandas sociais entre os Nuer em sua análise dos processos de tomada de decisão.

Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas

 

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608152 Ano: 2004
Disciplina: Antropologia
Banca: ESAF
Orgão: MPU

As proposições que se seguem dizem respeito ao conceito de cultura, tal como tem sido elaborado pela moderna antropologia.

I. Os fenômenos que os antropólogos chamam de culturais são aqueles que têm a natureza de erudição, como a arte, a filosofia e a ciência.

II. A cultura é um processo acumulativo que resulta de toda a experiência histórica das gerações anteriores; é um processo que limita ou estimula a ação criativa do indivíduo. I

II. As diferenças culturais entre os povos são determinadas pelas diferenças raciais e ambientais, havendo, por exemplo, uma correlação significativa entre a distribuição de caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais.

IV A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo.

Assinale a opção que identifica apenas as proposições verdadeiras.

 

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