Magna Concursos

TEXTO - A JUSTIÇA
José Pacheco, Dicionário de valores

Bento XVI diz que os cristãos não deverão respeitar leis injustas. Mas, num país que conta mais de um milhão de leis, a única lei que se cumpre sem exceção parece ser a da gravidade... Pois que se aja e se assuma resiliência, porque ainda há gente que se importa. Numa época de injustiças como a nossa, façamos a nossa parte, façamos luz sobre os males de que o mundo padece, para que sejam abertos rasgões de luz na cortina de escuridão que sobre ele caiu, e sob a qual prosperam ladrões e tiranos. Urge debelar o medo, esse disfarce usado quando se faz o que sempre se fez, como se nada de indigno tivesse acontecido.

Diz-nos o dicionário que valor (do latim valore) é qualidade de quem pratica atos extraordinários e, eticamente, um princípio passível de orientar a ação humana. Se assim for, convirá seguir o preceito do Dalai Lama: “Precisamos ensinar, do jardim de infância até a Faculdade, que a moralidade é o caminho da felicidade. O sistema educacional moderno presta somente atenção ao desenvolvimento do cérebro e não o desenvolvimento moral”. Porque, se a escola não é o primeiro lugar para se educar o indivíduo, também não deverá ser o primeiro lugar para deseducá-lo; mas um lugar e tempo de aprendizagem de valores. Quando, no quadro de uma reorganização curricular, instituiu-se “uma hora semanal de Educação para a cidadania”, eu questionei os autores da proposta: por que razão não deveriam ser as restantes horas de “Educação na cidadania”? Quem nunca viu uma criança furando a fila de merenda? Quem nunca viu a família dessa criança jogando lixo na rua e entupindo os bueiros? Até que ponto a escola pode promover uma inútil acumulação cognitiva e se demitir da função de educar?

Clamemos por justiça, onde quer que os nossos atos possam promovê-la, atenuando a crise da sua ausência. Leonardo Boff nos diz que a crise que nos afeta não é uma crise cíclica e que uma nova ordem mundial é necessária, um novo modo de habitar a Terra. E Alain Touraine lança um alerta: “ou a crise acelera a formação de uma nova sociedade, ou virá um tsunami que poderá arrasar tudo pela frente, pondo em perigo mortal a nossa própria existência no planeta”

Os fatos citados de crianças que furam a fila da merenda e pessoas que jogam lixo nas ruas e entopem os bueiros são citados para indicar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Administrador

50 Questões

Arquivista

50 Questões

Assistente Social

50 Questões

Auxiliar em Assuntos Educacionais

40 Questões

Bibliotecário Documentalista

50 Questões

Contador

50 Questões

Economista

50 Questões

Enfermeiro

50 Questões

Engenheiro Civil

50 Questões

Engenheiro de Segurança do Trabalho

50 Questões

Fisioterapeuta

50 Questões

Jornalista

50 Questões

Médico

50 Questões

Odontólogo

50 Questões

Pedagogo

50 Questões

Profissional de Relações Públicas

50 Questões

Programador Visual

50 Questões

Psicólogo

50 Questões

Secretário Executivo

50 Questões

Técnico em Assuntos Educacionais

50 Questões

Tecnólogo - Agroecologia

50 Questões

Tecnólogo - Gestão de Cooperativas

50 Questões