Magna Concursos
2394410 Ano: 2010
Disciplina: Português
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

Premiações para Cristovão Tezza

Cristóvão ficou conhecido nacionalmente no ano passado, quando O filho eterno (Record, 2007) arrebatou os prêmios mais importantes do país – o Prêmio São Paulo de Literatura, o Portugal Telecom de Literatura, o Jabuti, o Prêmio Bravo!, e o da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Desde então, tem tido pouco tempo para se dedicar ao novo romance, que tem o título provisório de Um erro emocional e teve um trecho lido durante a última Festa Literária Internacional de Paraty, onde Tezza participou da mesa ao lado do mexicano Mario Bellatin. “Mas eu preciso de tempo para me concentrar, agora no segundo semestre realmente vou conseguir escrever. Faz um ano que estou vivendo só de fama. Escrever que é bom, nada”, admite e ri de si mesmo.

Recentemente, Tezza viu-se enredado na polêmica questão dos livros indicados a estudantes. O romance de Tezza Aventuras provisórias (Record, 2007, 2. ed.) foi indicado para o vestibular em Santa Catarina, mas considerado por uma auxiliar pedagógica de ter linguagem chula, discurso logo encabeçado por alguns pais de alunos. Em entrevista à Agência Brasil, Tezza disse que “a escola tem muita dificuldade em lidar com literatura, com a vida real da linguagem. O Brasil é um país conservador. O caso de Santa Catarina chamou a atenção porque foi uma reclamação pontual, e o estado imediatamente mandou recolher todos os exemplares. Foi uma coisa exagerada. Até porque o livro era para o ensino médio, que tem estudantes acima dos 16 anos. Se podem dirigir ou votar, podem ler também.”

O escritor não vê o caso como censura. “São manifestações isoladas de conservadorismo, visões retrógradas da literatura, que pipocam aqui e ali. Não é sistêmico”, acredita. A respeito escreveu a coluna “Não me adotem”, na Gazeta do Povo, de Curitiba, onde colabora toda terça-feira.

(Adaptado de: MELLO, Ramon; DORIGATTI, Bruno.

Disponível em:

http:// www.saraivaconteudo.com.br/Artigo.aspx?id=77)

Comentando a polêmica que envolveu a indicação de seu romance Aventuras Provisórias para o vestibular em Santa Catarina, o autor escreveu a coluna intitulada “Não me adotem”, na Gazeta do Povo, de Curitiba. No título dessa coluna, é possível reconhecer o uso de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Administrador

40 Questões

Analista de TI

40 Questões

Arquiteto e Urbanista

40 Questões

Assistente Social

40 Questões

Auditor

40 Questões

Bibliotecário

40 Questões

Contador

40 Questões

Engenheiro Eletricista

40 Questões

Jornalista

35 Questões

Pedagogo

40 Questões

Técnico em Assuntos Educacionais

40 Questões