Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

945836 Ano: 2015
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A captação de som a uma distância média pode criar problemas, em especial quando o som passa por amplificação. Se há uma distância considerável, será preciso que o sinal do microfone seja amplificado com alto ganho, o que compensará a perda causada pela distância até a fonte do som. Quando o sinal vai para alto-falantes no mesmo espaço do microfone, parte do som dos alto-falantes é captada pelo microfone, junto com reverberação. O som captado do alto-falante e novamente amplificado sairá mais forte do que o som original, dando origem a um círculo vicioso e gerando um ruído de elevado volume. Esse problema é tecnicamente chamado de

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
945834 Ano: 2015
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Os seres humanos conseguem identificar quatro características de um som: timbre, intensidade, altura e duração. Essas características, por sua vez, têm ligação mais ou menos direta com alguns aspectos físicos do som. Assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada afirmativa a seguir.

( ) O timbre se refere ao tipo de som e corresponde à forma como a pressão do ar varia.
( )A diferença de timbre se refere à forma da onda produzida.
( )Quando observamos a amplitude de onda, ou seja, se a pressão é muita ou pouca, estamos falando de intensidade.
( ) A altura indica se o som é grave ou agudo e corresponde à variação mais ou menos rápida da onda.
( ) A duração indica o tempo em que a variação de pressão se mantém.

Assinale a sequência correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
945816 Ano: 2015
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Monitores amplificados geralmente requerem apenas plugar o cabo de alimentação à rede elétrica e conectar o cabo de áudio à entrada de sinal do monitor. Por essa característica, são equipamentos do Tipo

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Para responder à questão leia o texto a seguir.

A tolerância à corrupção no Brasil: uma antinomia

entre normas morais e prática social.

Quando se abre o jornal, é raro não nos defrontarmos com escândalos no mundo político. Casos de malversação de recursos públicos, uso indevido da máquina administrativa, redes de clientelas e tantas outras mazelas configuram uma sensação de mal-estar coletivo, que nos leva a olhar de modo muito cético os rumos que a política, no Brasil, tem tomado. Criam-se, dessa forma, um clamor moral e um clima de caça às bruxas que geram instabilidade e um muro de lamentações e barreiras a projetos de políticas públicas. Contudo, apesar da sucessão de escândalos no Brasil, existe uma sensação de impotência por parte da sociedade; a corrupção é tolerada, e os cidadãos ficam apenas aguardando qual será o próximo escândalo que circulará nos jornais.

Essa sensação de mal-estar coletivo com a corrupção cria concepções de senso comum acerca de uma natural desonestidade do brasileiro.

Um dos traços característitcos do senso comum no Brasil é que o brasileiro típico tem caráter duvidoso e, a princípio , não se nega a levar algum tipo de vantagem no âmbito das relações sociais ordinárias. Por isso, vários indicadores de confiança apontam o Brasil como um país onde a desconfiança impera. Para além do senso comum, esse tipo de leitura da realidade social brasileira converge para termos centrais das interpretações do país, e a produção de conceitos no mundo acadêmico também incorpora esse tipo de visão, sendo o brasileiro típico um cidadão voltado para seus desejos agonísticos, que se expressam em formas sociais como o jeitinho e a malandragem. Culpa-se, sobremaneira, nossa herança histórica deixada pelo mundo ibérico, que teria feito com que o Brasil não conhecesse o processo de racionalização típico do Ocidente e não incorporasse os valores e princípios do mundo protestante, ascético e voltado para uma ética dos deveres e do trabalho.

O projeto de interpretação do Brasil fornecido pela vertente do patrimonialismo tende a tomar esse pressuposto como característica antropológica, alicerçada em visão muitas vezes derivada de outras experiências sociais. Afinal, a herança do patrimonialismo ibérico deixou algumas mazelas na constituição da sociedade brasileira, o que acarretaria projetos de ruptura com o passado.

A prática de corrupção não está relacionada a aspectos do caráter do brasileiro, mas à constituição de normas informais que institucionalizaram certas práticas tidas como moralmente degradantes, mas cotidianamente toleradas. A antinomia entre normas morais e prática social da corrupção no Brasil revela que há uma outra antinomia: a corrupção é explicada, no plano da sociedade brasileira, pelofosso que separa os aspectos morais e valorativos da vida e da cultura política. Isso acarreta uma tolerância à corrupção que está na base da vida democrática pós- 1985.

Fonte: FILGUEIRAS, F. A tolerância à corrupção no Brasil: uma antinomia entre normas morais e prática social. Revista Opinião Pública, Campinas, v. 15, n. 2, nov. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/op/v/s/n2/05.pdf. Acesso em 30 mai. 2015. (Adaptado)

Com relação ao emprego de recursos coesivos e à construção de sentido no texto, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada uma das afirmativas a seguir.

( ) A expressão "Esse tipo de visão" recapitula a informação anterior de que no Brasil impera a desconfiança, em razão de o brasileiro típico ter um caráter duvidoso e não se negar a levar vantagem nas relações sociais.

( ) A palavra "que", na linha 27, introduz uma informação que restringe o referente anterior, enquanto, na linha 93, introduz o complemento para o verbo "revela".

( ) Na linha 43, a palavra "como" confere à oração um valor circunstancial de conformidade, enquanto, na linha 56, expressa um valor circunstancial de comparação.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
945762 Ano: 2015
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Observe as figuras e associe as duas colunas.

Enunciado 2624280-1

Assinale a sequência correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
945751 Ano: 2015
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

É possível passar de um som a outro em uma produção em áudio ou mesclá-los por

I - fusão.
II - característica.
III - sobreposição.
IV - corte seco com emenda.
V - script.

Estão corretas

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
945737 Ano: 2015
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Com a disseminação dos recursos informáticos e o processo de digitalização de todas as esferas da produção, os arquivos de computador são a forma mais usual de armazenagem de produções em áudio. Esses arquivos podem ser comprimidos ou não comprimidos. O primeiro tipo é essencialmente difundido entre consumidores, em especial para reprodução de músicas em dispositivos móveis. Esses arquivos normalmente têm altas taxas de compressão, diferentemente dos do segundo tipo. São exemplos de arquivos comprimidos e não comprimidos, respectivamente,

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
941417 Ano: 2015
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Para captação a longa distância (mais de um metro), considerando um ângulo de cobertura de a e privilegiando uma fonte de som em frente ao equipamento, utiliza-se um microfone , com cápsula .

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Com relação ao que dispõe a Constituição Federal de 1988 a respeito da Administração Pública, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

Enunciado 3423500-1

Fonte: BECK, Alexandre. Armandinho zero. Florianópolis: A. C. Beck, 2013. p. 44.

Com relação ao uso da norma-padrão da língua, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada afirmativa a seguir.

( ) No primeiro quadro da tira, o verbo "mente" deveria ser substituído por mentir, tendo em vista a relação condicional expressa por "se".

( ) No segundo quadro da tira, "atende" deveria ser substituído por atenda, adequando-se à pessoa marcada por "você", presente no primeiro quadro.

( ) Se mantida a forma "atende", no segundo quadro, a forma "diga", no quarto quadro, deve ser substituída por diz para manter a uniformidade no uso da segunda pessoa do discurso.

A sequência correta é

Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas