Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2441505 Ano: 2012
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Assinale a alternativa que contém apenas danças.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2437231 Ano: 2012
Disciplina: Música
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Entre os compositores do Rio Grande do Sul que escreveram para canto e piano, um deles se destacou pelo uso da poesia modernista rio-grandense, utilizando versos de Athos Damasceno e Augusto Meyer. Assinale a alternativa que contém o nome desse compositor.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2436745 Ano: 2012
Disciplina: Música
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Considerando compositor e obra, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

1. Béla Bartók

( ) Adagio para violoncelo e piano

2. Olivier Messiaen

( ) Contrastes para clarinete, violino e piano

3. Paul Hindemith

( ) Sonata para tuba (1955)

4. Sergei Prokoev

( ) Quarteto para o nal dos tempos

5. Alberto Ginastera

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2436313 Ano: 2012
Disciplina: Música
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Raras são as obras escritas para piano, voz e instrumento de sopro ou cordas. Entre essas obras, encontram-se:

I - Vier ernst Gesänge de Johannes Brahms.
II - Der Hirt auf dem Felsen de Franz Schubert.
III - Rapsodie Nègre de Francis Poulenc.
IV- Marchenerzälungen de Robert Schumann.

Estão corretas

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2436241 Ano: 2012
Disciplina: Música
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Para responder a questão, observe a figura a seguir.

Enunciado 2912023-1

Analise os acordes formados pelas notas simultâneas no início dos tempos que estão apresentados na coluna da direita. A seguir, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

1. I

( ) Quinto compasso, segundo tempo

2. vii o64

( ) Quinto compasso, terceiro tempo

3. V6

( ) Sexto compasso, segundo tempo

4. VI

5. viiº

6. V7

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2436230 Ano: 2012
Disciplina: Música
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Para responder a questão, observe a seguinte figura:

Enunciado 2911865-1

Essa figura representa os três primeiros compassos do primeiro movimento da Sonata para
Flauta Transversa e Baixo Contínuo em Sol Menor, Op. 1 nº. 2, HWV 360 de G. F. Handel.

Considere o sinal “tr” sobre a nota fá sustenido no segundo compasso da parte da flauta. A seguir, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das alternativas.

( ) O sinal representa um ornamento conhecido como “trinado”, o qual deve, no período barroco, começar no tempo e pela nota auxiliar superior para criar um efeito de dissonância.

( ) O sinal indica repetições da mesma nota que, apesar de ter surgido na escrita para cravo para compensar o decaimento rápido do som do instrumento, foi incorporado à escrita de outros instrumentos.

( ) O sinal representa um ornamento cuja divisão rítmica deve representar uma divisão simples da unidade de tempo, ou seja, nesse caso deveria consistir exclusivamente de semicolcheias.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2436119 Ano: 2012
Disciplina: Música
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas, dando sentido ao texto.

O Ciclo de Canções, forma que teve seu apogeu no século é definido como um grupo de canções com texto de um ou mais poetas, . Compositores como e escreveram ciclos de canções.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2435912 Ano: 2012
Disciplina: Música
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Considere a ópera dos séculos XVII e XVIII e marque verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das alternativas.

( ) A principal diferença entre o recitativo secco e o recitativo accompagnato é que o primeiro é executado apenas pelo cantor, sem o acompanhamento de nenhum instrumento.

( ) A forma ternária simples ABA expandiu-se gradualmente até culminar na forma aria da capo, a ponto de muitos compositores escrever em apenas as palavras da capo para indicar a repetição da primeira seção da ária.

( ) A cavatina é uma forma que foi cultivada principalmente por compositores alemães, e consiste em um tipo especial de aria da capo em que o cantor não deve ornamentar a repetição da primeira seção.

A seguir, assinale a sequência correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2435694 Ano: 2012
Disciplina: Música
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Marque a alternativa em que todos os instrumentos pertencem ao naipe das madeiras.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2435291 Ano: 2012
Disciplina: Música
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A canção francesa, geralmente definida em comparação ao Lied alemão, chama-se , um gênero musical que surgiu em meados do século . Por outro lado, o termo é usado para identificar a canção folclórica ou popular francesa. Assinale a sequência que completa corretamente as lacunas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas