Foram encontradas 40 questões.
Observe o seguinte trecho:
Assinale a alternativa que contém o nome do compositor, obra e movimento desse trecho.
Provas
Entre os compositores de música de câmara com piano apresentados a seguir, todos se relacionam com o Período Romântico Brasileiro, EXCETO
Provas
Comparando a instrumentação do Quinteto K. 452 deW. A. Mozart com o Sexteto de F. Poulenc, pode-se afirmar que o instrumento adicionado por Poulenc é
Provas
Observe a seguinte lista de composições musicais:
1. Trio para piano, violino e violoncelo, op. 121a - L. van Beethoven
2. Sonata em sol maior para piano e violino, K.379 - W. A. Mozart
3. Quinteto em lá maior, D. 667 - F. Schubert
A seguir, assinale a alternativa que apresenta o que há em comum entre essas obras.
Provas
A fórmula a seguir representa a forma de um movimento composto por W. A. Mozart.
A B A C A D A E A B' A
Essa fórmula é representativa de qual forma musical?
Provas
Considerando os termos musicais e suas definições, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
1. Monocórdio | ( ) Canção Italiana secular para voz solista |
2. Monodia | ( ) Música para uma única voz ou parte, por |
3. Monodrama | ( ) Termo utilizado para descrever uma peça ou |
4. Monofonia | ( ) Composição dramática escrita para um único |
5. Monotemático |
A sequência correta é
Provas
Sobre os compositores brasileiros e suas canções, é INCORRETO afirmar:
Provas
É comum que o pianista modifique ou simplifique edições com reduções de orquestra para piano. Essas alterações geralmente incluem
I - passagens com notas repetidas em andamento rápido, típicas de obras orquestrais, mas inviáveis ao piano.
II - progressões harmônicas e inversões de acordes para evitar grandes deslocamentos das mãos.
III - fraseado e articulações desnecessárias na execução ao piano.
IV - o registro original, considerando aspectos e condução de vozes.
Estão corretas
Provas
Considerando as definições de cada NEA (nota estranha ao acorde), numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
1. Suspensão | ( ) Abordada por grau conjunto; resolvida por |
2. Bordadura | ( ) Abordada por salto; resolvida por grau |
3. Nota de passagem | ( ) Abordada por grau conjunto; resolvida por |
4. Pedal | ( ) Abordada pela repetição da nota anterior |
5. Appoggiatura | ( ) Abordada por grau conjunto; resolvida |
6. Antecipação |
A seguir, assinale a sequência correta.
Provas
Para responder a questão, observe a figura a seguir:
Essa figura representa os dezesseis primeiros compassos da obra Ronde de Printemps,
Op. 78, para piano, clarineta em si bemol e trompa em fá de Heinrich Molbe (1835-1915).
Considerando as diferentes armaduras de tonalidade empregadas em cada parte instrumental, pode-se concluir que
Provas
Caderno Container