Magna Concursos

Foram encontradas 53 questões.

2159004 Ano: 2022
Disciplina: Fonoaudiologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Aos dois anos de idade, a criança deve ser capaz de:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2159003 Ano: 2022
Disciplina: Fonoaudiologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Um paciente, 75 anos de idade, foi diagnosticado com Demência de Alzheimer em fase inicial. Assinale as possibilidades de intervenção fonoaudiológica para o caso e assinale a alternativa correta.

I. Orientar a família visando melhorar a qualidade de vida do paciente.
II. Trabalhar habilidades preservadas envolvendo os aspectos pragmáticos e semânticos.
III. Usar gestos e Comunicação Alternativa, já que o paciente não consegue falar palavras.
IV. Treinar a compreensão oral em ambientes ruidosos e com complexidade sintática.
V. Falar pausadamente, simplificando a estrutura das frases e acentuando a prosódia.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2159002 Ano: 2022
Disciplina: Fonoaudiologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Sobre os Transtornos de Fluência, atribua Falso (F) ou Verdadeiro (V) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) A gagueira do neurodesenvolvimento é um transtorno de fluência com ausência de lesões.
( ) A taquilalia é caracterizada por uma taxa de articulação elevada, suficientemente intensa para prejudicar a inteligibilidade da fala acompanhada por um aumento significativo no número de hesitações/disfluências comuns e pouca consciência do distúrbio de fluência.
( ) A gagueira psicogênica e a gagueira adquirida possuem etiologia neurológica.
( ) Pessoas com diagnóstico de Síndrome de Down podem apresentar alteração de fluência, tais como bloqueio e hesitação.
( ) A taquifemia é uma desordem caracterizada por uma velocidade de fala elevada, suficientemente intensa para prejudicar a inteligibilidade da mensagem sem a ocorrência de hesitações/disfluências comuns ou gaguejadas.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2159001 Ano: 2022
Disciplina: Fonoaudiologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Mateus é uma criança que apresenta uma perda auditiva simétrica sensorioneural de grau profundo. Ele tem seis anos e é filho de pais ouvintes que moram numa fazenda, em uma cidade do interior, longe da capital. Com pouco acesso aos serviços de saúde, seu diagnóstico foi tardio e a criança apenas comunica-se por gestos caseiros. Atualmente a criança estuda na escola do vilarejo onde mora, mas tem muitas dificuldades de interação e de aprendizagem. A equipe de saúde da família encaminhou a criança para o atendimento com a fonoaudióloga da unidade básica de saúde. Com base nessas informações, analise as afirmativas abaixo a respeito da conduta terapêutica mais adequada para o caso, a partir de uma perspectiva bilíngue, e assinale a alternativa correta.

I. Encaminhar a criança para a aprendizagem de Libras com um instrutor surdo e, paralelamente a isso, iniciar o atendimento fonoaudiológico na abordagem bilíngue, orientando os pais sobre a importância da língua de sinais.
II. Encaminhar a criança para a protetização visando desenvolver as habilidades auditivas para que a fala possa ser desenvolvida como segunda língua, considerando a mediação da língua de sinais como primeira língua.
III. Encaminhar a criança para a protetização visando desenvolver as habilidades auditivas para que a fala possa ser desenvolvida como primeira língua, considerando a mediação da língua de sinais como segunda língua.
IV. Encaminhar a criança para a protetização visando desenvolver as habilidades auditivas e a fala, orientando os pais que utilizem apenas a oralidade, pois a língua de sinais pode prejudicar o desenvolvimento linguístico oral.
V. Orientar os pais que aprendam língua de sinais e entrar em contato com a escola para que a equipe pedagógica propicie intérprete, instrutor surdo e educador especial visando o aprimoramento linguístico da criança.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2159000 Ano: 2022
Disciplina: Fonoaudiologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Leia as afirmativas abaixo e relacione-as com o exame audiológico correto.

I. Exame eletrofisiológico que verifica a acuidade auditiva com especificidade de frequência, realizado no domínio da frequência.
II. Exame que verifica a funcionalidade das células ciliadas externas da cóclea, porém não determina o limiar auditivo.
III. Exame que reflete a atividade da cóclea, nervo auditivo e via auditiva do tronco encefálico, que é realizado no domínio do tempo.

As afirmativas estão relacionadas com os seguintes exames audiológicos, respectivamente:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2158999 Ano: 2022
Disciplina: Fonoaudiologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
O ganho acústico fornecido por uma prótese auditiva para um indivíduo pode ser verificado, diretamente, por meio de medidas específicas. Quando o ganho de uma prótese é definido em termos da diferença dos limiares de audibilidade em campo livre com e sem a prótese auditiva, obtemos o ganho:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Enunciado 2155537-1Enunciado 2155537-2Enunciado 2155537-3

É correto afirmar que o texto 1 apresenta:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Enunciado 2155536-1Enunciado 2155536-2Enunciado 2155536-3

Com base no texto 1 e no trecho a seguir, dele retirado, assinale a alternativa correta de acordo com a norma padrão escrita.
Quando você reconhece o uso de uma linguagem inclusiva, como “alunos e alunas”, ou faz uma tentativa de neutralizar o gênero, como em “querides alunes”, você se aproxima dos adolescentes que têm utilizado essas marcas linguísticas. (linhas 13-15)
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Enunciado 2155535-1

Disponível em: https://gq.globo.com/Corpo/Saude/noticia/2018/08/o-que-acontece-com-seu-corpo-quando-voce-para-defumar.html. Acesso em: 24 jan. 2022.

Com base no texto 2 e na norma padrão escrita, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Em “Apague o cigarro e...” o sentido denotativo aponta para o pressuposto de que o cigarro está aceso.
( ) Está implícito que o enunciado do cartaz toma o interlocutor como fumante.
( ) A gradação do tempo sem o uso do cigarro obedece sempre a mesma proporcionalidade.
( ) Quem fica 15 anos sem fumar passa a ter saúde equivalente à de quem nunca fumou.
( ) O nível de oxigênio aumenta em apenas 8 horas sem cigarro, mas para a função pulmonar melhorar em até 30% são necessários até 3 meses.
( ) Depois de 15 anos sem cigarro, os riscos de câncer de pulmão chegam a zero.
( ) Em “Apague o cigarro e...” o uso de reticências indica a necessidade da complementação de ideia.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Enunciado 2155534-1

Conforme a norma padrão escrita, se a parte sublinhada no texto 3 for reescrita, alterando-se o sujeito “Ela” para “As Grandes Navegações”, assinale a alternativa com a conjugação correta dos verbos.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas