Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2480442 Ano: 2014
Disciplina: Biologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Abaixo está representado o esquema simplificado de um gene humano.
IMAGEM NÃO DISPONÍVEL
O arquivo de prova fornecido pela banca não possui esta imagem
Analisando o gene representado acima, considere as afirmativas a seguir.
I. Se houver uma mutação no local da seta 2 é provável que haja um defeito no processamento (splicing) do pré-mRNA.
II. Se houver uma mutação no local de qualquer uma das setas 2, 3 ou 6, é provável que ocorra uma alteração na sequência de aminoácidos da proteína codificada por este gene.
III. Se houver uma mutação na região da seta 1 é provável que ocorra apenas uma alteração no processo de tradução do produto deste gene.
IV. Se ocorrer uma mutação sem sentido (nonsense) na região da seta 6 o resultado provável será a produção de uma proteína truncada.
V. A deleção de um nucleotídeo na região da seta 4 ocasionará provavelmente um deslocamento de quadro de leitura (frameshift).
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2479847 Ano: 2014
Disciplina: Biologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
O rearranjo abaixo foi observado nas células de medula óssea de uma criança portadora de leucemia linfoide aguda.
IMAGEM NÃO DISPONÍVEL
O arquivo de prova fornecido pela banca não possui esta imagem
Qual é a interpretação CORRETA desse achado?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2479822 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Texto 3
O viajante clandestino
Mia Couto
– Não é arvião. Diz-se: avião.
O menino estranhou a emenda de sua mãe. Não mencionava ele uma criatura do ar? A criança tem a vantagem de estrear o mundo, iniciando outro matrimônio entre as coisas e os nomes. Outros a elas se assemelham, à vida sempre recém-chegando. São os homens em estado de poesia, essa infância autorizada pelo brilho da palavra.
– Mãe: avioneta é a neta do avião?
– Vamos para a sala de espera, ordenou a mãe.
Ela lhe admoestou, prescrevendo juízo. Aquilo era um aeroporto, lugar de respeito. A senhora apontou os passageiros, seus ares graves, soturnos. O menino mediu-se com aquele luto, aceitando os deveres do seu tamanho. Depois, se desenrolou do colo materno, fez sua a sua mão e foi à vidraça. Espreitou os imponentes ruídos, alertou a mãe para um qualquer espanto. Mas a sua voz se afogou no tropel dos motores.
Eu assistia a criança. Procurava naquele aprendiz de criatura a ingenuidade que nos autoriza a sermos estranhos num mundo que nos estranha. Frágeis onde a mentira credencia os fortes.
Seria aquele menino a fratura por onde, naquela toda frieza, espreitava a humanidade? No aeroporto eu me salvava da angústia através de um exemplar da infância.
O menino agora contemplava as traseiras do céu, seguindo as fumagens, lentas pegadas dos instantâneos aviões. Ele então se fingiu um aeroplano, braços estendidos em asas. Descolava do chão, o mundo sendo seu enorme brinquedo. E viajava por seus infinitos, roçando as malas e as pernas dos passageiros entediados. Até que a mãe debitou suas ordens. Ele que recolhesse a fantasia, aquele lugar era pertença exclusiva dos adultos.
– Te ajeita. Estamos quase partindo.
– Então vou me despedir do passaporteiro.
A mãe corrigiu em dupla dose. Primeiro, não ia a nenhuma parte. Segundo, não se chamava assim ao senhor dos passaportes. Mas só no presente o menino se deixava calar. Porque, em seu sonho, mais adiante, ele se proclama:
– Quando for grande quero ser passaporteiro.
E ele já se antefruía, de farda, dentro do vidro. Ele é que autorizava a subida aos céus.
– Vou estudar para migraceiro.
– Tá doido, filho. Fica quieto.
O garoto guardou seus jogos, contido. Que criança, neste mundo, tem vocação para adulto?
Saímos da sala para o avião. Chuviscava. O menino seguia seus passos quando, na lisura do asfalto, ele viu o sapo. Encharcado, o bicho saltiritava. Sua boca, maior que o corpo, traduzia o espanto das diferenças. Que fazia ali aquele representante dos primórdios, naquele lugar de futuros apressados?
O menino parou, observador, cuidando os perigos do batráquio. Na imensa incompreensão do asfalto, o bicho seria esmagado por cega e certeira roda.
– Mãe, eu posso levar o sapo?
A senhora estremeceu de horror. Olhou envergonhada, pedindo desculpas aos passantes. Então, começou a disputa. A senhora obrigava o braço do filho, os dois se teimavam. Venceu a secular maternidade. O menino, murcho como acento circunflexo, subiu as escadas, ocupou seu lugar, ajeitou o cinto.
Do meu assento eu podia ver a tristeza desembrulhando líquidas miçangas no seu rosto. Fiz-lhe sinal, ele me encarou de soslado. Então, em seu rosto se acendeu a mais grata bandeira de felicidade. Porque do côncavo de minhas mãos espreitou o focinho do mais clandestino de todos os passageiros.
Disponível em: <http://jardimdasdelicias.blogs.sapo.pt/277137.html>. [Adaptado] Acesso em: 8 abr. 2014.
Glossário
Admoestar – repreender branda e benevolamente
Antefruir – usufruir antecipadamente
Batráquio – anfíbio
Debitar suas ordens – anunciar, proclamar suas regras
Fumagem – fumaça
Soslado – lado, oblíquo
Soturno – aspecto triste, taciturno
Tropel – grande ruído
Assinale a alternativa que MELHOR resume o Texto 3.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2479714 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Texto 1
Revista do Serviço Público, v. 64, n. 4 (2013)
RSP Revisitada
A revolução da informática chega à administração
Paulo Jobim Filho
Texto publicado na RSP, vol. 113, nº 1, março de 1985.
[...]
1. A administração pública em uma sociedade a caminho da informatização
Tudo indica que a informática já está provocando mudanças profundas na nossa forma de pensar e agir, que acabarão refletindo na organização política, econômica e cultural da sociedade brasileira.
Muito mais que as revoluções tecnológicas do passado, a “revolução informática” está destinada a afetar a sociedade de forma global, criando novas relações entre os agentes econômicos, definindo novas fórmulas de convivência política, mudando concepções tradicionais de educação, interferindo na cultura e, até mesmo, ameaçando a soberania das nações (TOFFLER, 1980; NAISBTT, 1983). A informática constituir-se-á no fator comum de facilitação e indução de todo o processo de inovação tecnológica nas outras áreas do conhecimento.
A informática da década passada era elitista. Utilizada pelas grandes organizações, era muito cara e esotérica para a maioria das pessoas. O desenvolvimento surpreendente da eletrônica e das telecomunicações tem permitido sua gradativa massificação. Há dez anos seria difícil imaginar que a informática se tornasse tão popular, despertando o interesse do cidadão comum, do profissional, do jovem em idade escolar, de segmentos tão expressivos e diferenciados da sociedade.
Os computadores herméticos, reservados aos profissionais da área, começam a ser operados por leigos e até por crianças. Estão deixando também, gradativamente, de ser isolados, isto é, estão passando a se comunicar por meio de redes cada vez mais interconexas.
Tudo isso representa, afinal, a caminhada para a sociedade da informação e nada melhor para caracterizá-la que seus efeitos visíveis, isto é, a enorme variedade de aplicações do computador no cotidiano do cidadão, no ambiente profissional, na educação, no lar.
A passagem da sociedade industrial para a sociedade da informação transfere a ênfase da automatização do trabalho muscular para o processamento da informação mediante recursos técnicos, significando a abstração do material e a representação do mundo físico por figuras informacionais.
Visto que a administração pública lida essencialmente com o processamento de informações, ela será particularmente afetada por todo esse processo de mudança desencadeado pela informática, o que pressupõe sua preparação para absorver, de forma produtiva e racional, os impactos dessas transformações (REINERMANN, 1985).
No momento em que se inicia em nosso país um novo esforço de reforma da administração pública e se aproxima a convocação da Assembleia Nacional Constituinte, é de todo conveniente discutir a oportunidade de utilização da informática como instrumento viabilizador de transformações no panorama da administração pública brasileira e, por que não dizer, da própria sociedade.
[...]
Disponível em: <http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/136/136>. Acesso em: 23 abr. 2014 [Adaptado]
Considere as informações acerca do Texto 1 e analise as afirmativas a seguir.
I. O texto teve uma primeira edição publicada em 1985.
II. O texto foi republicado na Revista do Serviço Público (RSP) em 2014.
III. A informática da década passada [...] (linha 20) refere-se ao período que vai do ano 2000 a 2010.
IV. A revolução da informática representou, no século XX, a passagem para a sociedade da informação.
V. A informatização define novas formas de convivência política, garantindo a soberania das nações.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2479613 Ano: 2014
Disciplina: Biologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Um casal procurou o serviço de genética preocupado com a possibilidade de gerar filhos com anomalias cromossômicas, uma vez que havia relatos da ocorrência de síndrome de Down em familiares. Foi solicitado um estudo citogenético, que apresentou os seguintes resultados:
Homem – 35 anos: 46,XY
Mulher – 38 anos: 45,XX, t(14;21)
No aconselhamento genético desse casal, é CORRETO afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2479164 Ano: 2014
Disciplina: Biologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
A análise apresentada abaixo, de uma amostra de medula óssea de um paciente de leucemia, revelou uma alteração. Assinale a alternativa CORRETA quanto a essa alteração.
IMAGEM NÃO DISPONÍVEL
O arquivo de prova fornecido pela banca não possui esta imagem
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2479031 Ano: 2014
Disciplina: Biologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Paciente com 8 anos, sexo masculino, filho de pais não consanguíneos, mãe de 37 anos e pai de 46 anos. GII/PII, gestação sem intercorrências, parto vaginal, a termo e eutócico. Encaminhado ao serviço de genética por atraso do desenvolvimento neuropsicomotor. Ao exame físico apresentava: facies sindrômica, hipertelorismo ocular, epicanto, sinofris, cílios longos, rarefação do terço distal das sobrancelhas, orelhas dismórficas de baixa implantação, palato ogival, boca em tenda, prognatismo, cabelos de implantação baixa, prega simiesca bilateral, pregas adicionais na palma da mão e quirodáctilos, clinodactilia do 5º quirodáctilo, afastamento do 1º e do 2º pododáctilos, criptorquidia bilateral, escoliose tóraco-lombar. Ultrassonografia abdominal evidenciou ausência de rim direito. O estudo Considerando que a sonda D18Z1 corresponde ao centrômero do cromossomo 18 e que a sonda D18S552 corresponde ao telômero do braço curto do cromossomo 18, é CORRETO afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2477424 Ano: 2014
Disciplina: Biologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Considere os itens abaixo e assinale os que completam CORRETAMENTE a frase abaixo.
Uma paciente com síndrome de Turner e cariótipo 46,X,i(X)(q10) apresenta:
I. monossomia de Xp.
II. trissomia de Xq.
III. cromatina sexual positiva.
IV. 3 sinais na FISH com o gene XIST (Xq13).
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2477247 Ano: 2014
Disciplina: Biologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Admite-se que as portadoras da síndrome de Turner e cariótipo 45,X apresentem mosaicismo críptico, sendo que a segunda linhagem celular não é detectada na maioria das pacientes. Dentre as metodologias abaixo, assinale a(s) que poderia(m) contribuir para a detecção de uma segunda linhagem celular.
I. Avaliação do cariótipo em cultura de fibroblastos de pele.
II. Análise de núcleos interfásicos de células da mucosa oral por FISH com sondas centroméricas dos cromossomos sexuais.
III. Análise de núcleos interfásicos de células do sedimento urinário por FISH com sondas centroméricas dos cromossomos sexuais.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2488894 Ano: 2014
Disciplina: Biologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Considerando a figura abaixo, assinale a alternativa que indica o cariótipo CORRETO.
Enunciado 2897438-1
Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas