Foram encontradas 40 questões.
Uma objetiva fotográfica tem por finalidade captar as informações luminosas do ambiente e transferi-las para o suporte sensível da câmera.
Assinale a alternativa que apresenta a relação CORRETA entre distância focal e ângulo (em graus) de abrangência em uma câmera de 35 mm de “quadro cheio”:
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Texto 3
Otávio
Junho de 1994.
Junho de 1994.
Entramos na Baía de Guanabara de manhã cedo. Havia um certo nevoeiro e o vento soprava frio. Marilda e as crianças estavam debruçadas no convés, loucos para ver alguma coisa familiar, algum pedaço de terra, qualquer coisa que há dez anos deixamos para trás. De repente o vento varreu o nevoeiro e o Pão de Açúcar apareceu enorme bem na nossa frente! Parecia maior do que nunca (deve ter crescido um pouco nesses dez anos). Marilda abriu o berreiro emocionada. As crianças pulavam e gritavam como apaches comemorando nossa volta. Eu me contive. Guardava minha saudade para o melhor. Entramos mais um pouco na enseada e lá estava ela: a barca! A barca cheia de passageiros que vinha e voltava como há dez anos. A barca que me inspirou a largar tudo e me aventurar no mar. Lá estava ela, cruzando a água suja da Baía de Guanabara sem perder a majestade. Tive vontade de beijá-la na boca! – se ela tivesse uma.
PAIVA, Cláudio. Inferno no mar: o diário de bordo da família Schoeller. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. p. 126. [texto adaptado]
Considere a frase abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
“A barca que me inspirou a largar tudo e me aventurar no mar. Lá estava ela, cruzando a água suja da Baía de Guanabara sem perder a majestade. Tive vontade de beijá-la na boca! – se ela tivesse uma.”
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Texto 3
Otávio
Junho de 1994.
Junho de 1994.
Entramos na Baía de Guanabara de manhã cedo. Havia um certo nevoeiro e o vento soprava frio. Marilda e as crianças estavam debruçadas no convés, loucos para ver alguma coisa familiar, algum pedaço de terra, qualquer coisa que há dez anos deixamos para trás. De repente o vento varreu o nevoeiro e o Pão de Açúcar apareceu enorme bem na nossa frente! Parecia maior do que nunca (deve ter crescido um pouco nesses dez anos). Marilda abriu o berreiro emocionada. As crianças pulavam e gritavam como apaches comemorando nossa volta. Eu me contive. Guardava minha saudade para o melhor. Entramos mais um pouco na enseada e lá estava ela: a barca! A barca cheia de passageiros que vinha e voltava como há dez anos. A barca que me inspirou a largar tudo e me aventurar no mar. Lá estava ela, cruzando a água suja da Baía de Guanabara sem perder a majestade. Tive vontade de beijá-la na boca! – se ela tivesse uma.
PAIVA, Cláudio. Inferno no mar: o diário de bordo da família Schoeller. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. p. 126. [texto adaptado]
Os textos acima fazem parte de um diário de bordo. Leia as características abaixo.
I. Expressividade informal.
II. Atribuição de franqueza, pelo locutor, ao discurso produzido.
III. Presença de referentes afetivos.
IV. Caráter subjetivo.
V. Negociação de tomadas de posição.
II. Atribuição de franqueza, pelo locutor, ao discurso produzido.
III. Presença de referentes afetivos.
IV. Caráter subjetivo.
V. Negociação de tomadas de posição.
Assinale a alternativa que apresenta as características CORRETAS do gênero “diário”.
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Sobre o Grande Plano (GP) em fotografia, é CORRETO afirmar que é o plano em que a figura humana ocupa:
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Na história da fotografia de imprensa, há grandes nomes que ajudaram a construí-la e a definir as suas características. O francês Henri Cartier-Bresson foi um deles.
Assinale a alternativa que define CORRETAMENTE o diferencial que notabilizou este mestre reconhecido mundialmente...
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Variar o uso de objetivas é um recurso para facilitar as tomadas fotográficas em diferentes ambientes. As colunas 1 e 2, abaixo, relacionam o uso de diversos tipos de objetivas que são indicadas para situações ambientais específicas.
Coluna 1
I. Grande-angular
II. Teleobjetiva
III. Lente normal
IV. Lente macro
II. Teleobjetiva
III. Lente normal
IV. Lente macro
Coluna 2
A. Fotografia em plano próximo
B. Fotografia em close-up
C. Assunto distante
D. Ambiente com pouco recuo
B. Fotografia em close-up
C. Assunto distante
D. Ambiente com pouco recuo
Assinale a alternativa que apresenta as relações CORRETAS entre as colunas.
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Texto 2
Otávio
Abril de 1984, Baía de Guanabara.
Abril de 1984, Baía de Guanabara.
Sinto-me um homem livre agora. Nada de gravatas, escritório cheio de fumaça, fax cuspindo papel, telefones gritando para serem atendidos, secretárias maravilhosas com vestidos apertados e decotes de tirar o fôlego que a qualquer hora podem explodir... Epa! É melhor não escrever isso. Cadê a borracha? Marilda, você viu a borracha? As crianças pegaram? Felipe, você pegou a borracha do papai? Seu irmão jogou na água? Por que ele fez isso? Fez de sacanagem? Eu vou dar uma surra nesse garoto. Cadê meu chinelo, Marilda? Quem jogou meu chinelo na água? Que inferno!
Felipe
Abril de 1984, Baía de Guanabara ainda!
Estamos há uma semana rodando em círculos em frente ao cais. Papai não sabe pilotar esse barco coisa nenhuma! Ele diz que é um problema no leme. Mentira. Ele é que é burro mesmo. A gente não para de rodar. Mamãe já vomitou o barco todo. Daqui a pouco a gente não vai ter mais onde ficar. Aí a gente volta. Maneiro.
PAIVA, Cláudio. Inferno no mar: o diário de bordo da família Schoeller. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. p. 16. [texto adaptado]
Assinale a alternativa CORRETA. No texto 2, as reticências após a palavra “explodir...”:
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Texto 2
Otávio
Abril de 1984, Baía de Guanabara.
Abril de 1984, Baía de Guanabara.
Sinto-me um homem livre agora. Nada de gravatas, escritório cheio de fumaça, fax cuspindo papel, telefones gritando para serem atendidos, secretárias maravilhosas com vestidos apertados e decotes de tirar o fôlego que a qualquer hora podem explodir... Epa! É melhor não escrever isso. Cadê a borracha? Marilda, você viu a borracha? As crianças pegaram? Felipe, você pegou a borracha do papai? Seu irmão jogou na água? Por que ele fez isso? Fez de sacanagem? Eu vou dar uma surra nesse garoto. Cadê meu chinelo, Marilda? Quem jogou meu chinelo na água? Que inferno!
Felipe
Abril de 1984, Baía de Guanabara ainda!
Estamos há uma semana rodando em círculos em frente ao cais. Papai não sabe pilotar esse barco coisa nenhuma! Ele diz que é um problema no leme. Mentira. Ele é que é burro mesmo. A gente não para de rodar. Mamãe já vomitou o barco todo. Daqui a pouco a gente não vai ter mais onde ficar. Aí a gente volta. Maneiro.
PAIVA, Cláudio. Inferno no mar: o diário de bordo da família Schoeller. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. p. 16. [texto adaptado]
Analise as expressões do texto 2:
I. Fax cuspindo papel.
II. Telefones gritando.
III. Secretárias maravilhosas.
IV. Decotes que podem explodir.
II. Telefones gritando.
III. Secretárias maravilhosas.
IV. Decotes que podem explodir.
Assinale a alternativa que relaciona apenas as expressões que apresentam um sentido diferente daquele em que são usualmente empregadas.
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Os alunos das disciplinas de Fotojornalismo da UFSC utilizam câmeras fotográficas digitais do tipo DSRL, com sensores de 12,3 MP efetivos. Nas aulas práticas, as máquinas são configuradas para produzir fotografias com resolução de 4.288 x 2.848 pixels. Com relação ao arquivamento das imagens produzidas nesta configuração específica, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) Produzem, sempre, os menores arquivos, em MB, nos HDs e cartões de memória.
( ) Disquetes de 3.5” de alta densidade conseguem arquivar até 1.000 dessas imagens.
( ) O tamanho final da imagem (em MB) independe do tipo de formato de arquivo escolhido.
( ) O formato de arquivo selecionado interfere na qualidade final da imagem obtida.
( ) A capacidade (em GB) dos cartões de memória influencia na velocidade de gravação das imagens.
( ) Disquetes de 3.5” de alta densidade conseguem arquivar até 1.000 dessas imagens.
( ) O tamanho final da imagem (em MB) independe do tipo de formato de arquivo escolhido.
( ) O formato de arquivo selecionado interfere na qualidade final da imagem obtida.
( ) A capacidade (em GB) dos cartões de memória influencia na velocidade de gravação das imagens.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
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Assinale a alternativa CORRETA.
Um dos modos para garantir a iluminação adequada em fotografias é o uso do flash eletrônico. Considerando o uso do flash em modo manual, com relação a velocidade, distância e abertura é necessário:
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