Magna Concursos

Foram encontradas 30 questões.

1237777 Ano: 2010
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
A educação infantil brasileira vem recebendo maior destaque no cenário das políticas públicas, desde a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, que definiram a educação das crianças pequenas em creches e pré-escolas como a primeira etapa da educação básica. Entretanto, a política de educação infantil no Brasil é marcada por relações de continuidade e descontinuidade, no que tange às políticas de atendimento. Com relação ao segmento “creche”, que atende crianças de zero a três anos, analise as afirmativas abaixo.

I. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – FUNDEF – Lei 9.424/1996 – priorizou a pré-escola, o ensino fundamental e o ensino médio.
II. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Desenvolvimento do Magistério – FUNDEB – Lei 11.494/2007, apresentado pelo governo federal em 2005, excluiu as creches e o atendimento institucional às crianças de zero a três anos.
III. O Programa Bolsa Primeira Infância foi gestado no Governo Lula, em 2003, pelo Ministro Cristovam Buarque, e previa uma bolsa de R$ 50,00 para a mãe permanecer com a criança em casa.
IV. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Desenvolvimento do Magistério – FUNDEB, de 2007, incluiu o financiamento da educação infantil, inclusive o da creche, e inovou, pois também financia a rede conveniada.
V. A educação infantil no Brasil desenhou uma trajetória em que o Estado formulou e estimulou uma política de atendimento baseada na parceria com instituições privadas sem fins lucrativos, comunitárias, filantrópicas e confessionais. Essa política foi regulamentada na década de 1990, pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – FUNDEF.

Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1237776 Ano: 2010
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
O fazer pedagógico no contexto contemporâneo requer do educador da infância uma compreensão de infância, escola infantil, meio ambiente, cultura, etnias e sociedade, e, em especial, um entendimento do desenvolvimento da criança nas suas múltiplas dimensões, bem como a compreensão dos processos de aprendizagem.
Acerca das contribuições da Psicologia da Educação e do olhar interdisciplinar, analise as afirmativas abaixo.

I. A Psicologia no começo do século XX foi chamada de “a rainha da pedagogia”.
II. A Sociologia pode auxiliar no processo pedagógico na Educação Infantil, principalmente a partir dos aportes da Sociologia da Infância.
III. As contribuições da interdisciplinaridade na Educação Infantil somente têm auxiliado na confusão de olhares acerca da criança e sua educação.
IV. A Educação Infantil, como um fazer técnico-científico e de base filosófica, deve olhar a criança a partir de um modelo mecanicista do comportamento e utilizar métodos e técnicas que modelem o comportamento esperado e determinado pelo professor.
V. O psiquismo infantil é constituído por emoções, pela cognição e por processos de pensamento abstratos, exigindo do professor o exercício da autoridade de forma sistemática, objetivando o controle da conduta e a repressão dos impulsos.

Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1237775 Ano: 2010
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Muitos desafios vêm sendo enfrentados durante as duas últimas décadas com relação à educação infantil, dentre eles a necessidade de ampliação de vagas, democratizando o acesso à educação infantil e o esforço em melhorar a qualidade do atendimento oferecido nessas instituições. Com relação à qualidade da educação infantil, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1237774 Ano: 2010
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
No Brasil, a partir da década de 1980, no bojo do processo de redemocratização do país, a educação infantil ganhou um grande impulso, tanto no plano das pesquisas e do debate teórico quanto no plano legal, propositivo e de intervenção na realidade. A partir desses avanços, no que se refere às indicações efetuadas por intermédio da LDBN (BRASIL, 1996) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), analise as afirmativas abaixo.

I. A educação infantil é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados, que educam e cuidam de crianças de zero a cinco anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial, sendo regulados e supervisionados por órgãos competentes do sistema de ensino e submetidos a controle social.
II. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos e onze meses de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade.
III. As creches e as pré-escolas se constituem em estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de zero a cinco anos e onze meses de idade por meio de profissionais com formação específica legalmente determinada, refutando assim funções de caráter meramente assistencialista, embora mantenham a obrigação de assistir às necessidades básicas de todas as crianças.
IV. As creches e as pré-escolas, por serem responsáveis pela complementação da ação das famílias, ainda que possuam caráter institucional, precisam buscar formatações que se assemelhem aos contextos domésticos, tendo em vista a necessidade das famílias.
V. Com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, a educação infantil passa a constituir a primeira etapa da educação básica. Assim, por fazer parte dos serviços educacionais, precisa desresponsabilizar-se das ações vinculadas à assistência da criança (atendimento às suas necessidades de higiene e saúde), para poder dedicar-se apenas aos serviços educacionais.

Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1237772 Ano: 2010
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Considerando a inclusão como direito das crianças com necessidades educacionais especiais, de acordo com documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC), é desejável que na Educação Infantil se contemple(m):

I. estratégias, orientações e materiais específicos para o trabalho com crianças que apresentam deficiências sensoriais, físicas, motoras e múltiplas.
II. formação continuada para profissionais de Educação Infantil, para atender as crianças com necessidades educacionais especiais.
III. espaços e equipamentos para receber as crianças com necessidades educativas especiais, de acordo com a Lei da Acessibilidade.
IV. situações de apoio para que essas crianças possam participar das atividades de brincar com os colegas.
V. presença assegurada de um adulto a mais no grupo, para que se viabilize um atendimento individualizado, separado das demais crianças do grupo.

Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1237771 Ano: 2010
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Em consonância com o papel de indutor de políticas educacionais e de proponente de diretrizes para a educação, entre outros, o Ministério da Educação (MEC) publicou o documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006) e Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009). De acordo com os citados documentos, analise as afirmativas abaixo.

I. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil podem ser definidos como referência, ponto de partida, ponto de chegada ou linha de fronteira.
II. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil presumem a possibilidade de quantificação, servindo, portanto, como instrumento para aferir o nível de aplicabilidade dos parâmetros.
III. Indicadores Nacionais de Qualidade da Educação Infantil articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas na área e a elaboração, planejamento e execução de propostas pedagógicas e curriculares.
IV. Parâmetros são mais amplos e genéricos. Indicadores são mais específicos e precisos.
V. Um parâmetro de qualidade inquestionável, por exemplo, é a formação específica das professoras e professores de Educação Infantil.

Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1414067 Ano: 2010
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
A Psicologia Histórico-Cultural, inicialmente desenvolvida por Lev. S. Vygotsky, recebeu importantes contribuições de seus discípulos e seguidores. Com relação a essas contribuições, analise as afirmativas abaixo.

I. Luria, Leontiev e Bandura desenvolveram a Teoria da Atividade.
II. Carl Rogers contribuiu com a Psicologia do Jogo.
III. A Teoria da Atividade fornece um potencial metodológico significativo para a Educação Infantil.
IV. Vygotsky deixou as bases do papel que desempenha o brinquedo no desenvolvimento do psiquismo infantil e Elkonim aprofundou a relação brinquedo-juízo moral e cidadania.
V. Funções Psicológicas Superiores, Zona de Desenvolvimento Proximal, Mediação, Consciência, Teoria da Atividade são conceitos e dimensões da Psicologia Histórico-Cultural que podem auxiliar na prática da Educação Infantil.

Assinale a alternativa CORRETA.
Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1414066 Ano: 2010
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Analise as afirmativas abaixo no que se refere à ampliação do Ensino Fundamental para nove anos.

I. O Ensino Fundamental com duração de nove anos foi efetivamente regulamentado pela Lei do Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e Valorização do Magistério – FUNDEB –, em 2007, estabelecendo o prazo até 2010 para sua efetivação.
II. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN –, de 1996, e o Plano Nacional de Educação, de 2001, já previam ampliar para nove anos a duração do Ensino Fundamental obrigatório com início aos seis anos, a medida que for sendo universalizado o ensino dos sete aos quatorze anos.
III. A Resolução do Conselho Nacional de Educação n. 1, de 14 de janeiro de 2010, define no artigo segundo que para ingresso no ensino fundamental, a criança deverá ter 6 (seis) anos de idade completos até 31 de março do ano que ocorrer a matrícula.
IV. A Lei 11.114, de 16 de maio de 2005, altera os artigos 6º, 30, 32 e 87 da LDB com o objetivo de tornar obrigatório o Ensino Fundamental.
V. A Lei 11.274, de 06 de fevereiro de 2006, altera os artigos 29, 30, 32 e 87, dispondo sobre a duração de nove anos para o Ensino Fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos.

Assinale a alternativa CORRETA.
Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1414016 Ano: 2010
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
A Psicologia da Educação desenvolveu-se de forma muito significativa na primeira metade do Século XX; em especial, a Psicologia do Desenvolvimento forneceu aportes para articular as práticas educativas com os processos internos do desenvolvimento infantil. Considerando a dimensão dos estágios do desenvolvimento, analise as afirmativas abaixo.

I. Jean Piaget desenvolveu sua teoria dos estágios psicoemocionais e os dividiu em quatro grandes estágios: sensório-motor, operacional-afetivo, juízo moral e pré-operatório.
II. Sigmund Freud descreveu os estágios: oral, anal, fálico, latência, puberdade, adolescência e adultez.
III. Henri Wallon descreveu os estágios: tônico-emocional, sensório-motor, personalismo, categorial, puberdade e adolescência.
IV. Lev. S. Vygotsky enunciou os estágios: zona de desenvolvimento real, atividade lúdica, atividade formal e atividade principal.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1414015 Ano: 2010
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
O reconhecimento da Educação Infantil como integrante do sistema educacional nas legislações brasileiras reafirma o compromisso da sociedade brasileira, especialmente no que diz respeito às legislações, metas e diretrizes.
Numere a coluna 2, relacionando o enfoque dado à educação infantil e à família, aos documentos legais apresentados na coluna 1.

Coluna 1
I. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2009
II. Estatuto da Criança e do Adolescente/1990
III. Constituição Federal da República do Brasil/1988
IV. Plano Nacional de Educação/2001
V. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/ 1996

Coluna 2
( ) A articulação com a família visa, mais do que qualquer outra coisa, ao mútuo conhecimento dos processos de educação, valores, expectativas, de tal maneira que a educação familiar e escolar se complementem e se enriqueçam, produzindo aprendizagens coerentes, mais amplas e profundas.
( ) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
( ) É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público, assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
( ) A educação, dever do Estado e da família, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
( ) As instituições de Educação Infantil devem construir instrumentos e canais de escuta e diálogo com as famílias, entendendo sua diversidade sociocultural, étnica, religiosa, linguística e os diversos modos de organização familiar, e criar ações complementares com as famílias na educação e cuidado das crianças de zero a seis anos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas