Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

1812537 Ano: 2010
Disciplina: Biologia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
A engenharia genética talvez seja a mais importante das biotecnologias. Ela consiste em inserir no genoma de um determinado organismo um gene de outra espécie, que passa a funcionar normalmente. Observe a figura que mostra de que modo um gene estranho é inserido em uma bactéria, como Escherichia coli.
Enunciado 1812537-1
SILVA JR., C.S.; SASSON, S. Biologia. São Paulo: Ed. Saraiva, 2003. 640p. [adapt.]
Com base em seus conhecimentos e nos textos, analise as afirmativas.
I) O gene de interesse é enxertado no plasmídio (A) – pequeno anel de DNA da bactéria –, originando o que se denomina de “DNA recombinante” (B).
II) Para isolar o gene de interesse se utiliza a enzima DNA polimerase, a qual corta o DNA em pontos específicos.
III) O plasmídio é enxertado novamente na bactéria (C). Devido à dificuldade da bactéria em duplicar o plasmídio com o gene de interesse, deve-se inserir esse mesmo gene em vários outros plasmídios (D).
IV) É um exemplo conhecido de transgenia, entre outros, a Escherichia coli transgênica, com gene para produção de insulina humana, conquista importante da engenharia genética para o tratamento da diabetes.
Estão corretas apenas as afirmativas
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1744839 Ano: 2010
Disciplina: Português
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
A substância do amor
Como funciona a oxitocina, responsável por estabelecer e reforçar os vínculos afetivos entre mãe e filho – e entre amigos,
namorados, amantes...
Naiara Magalhães
Na definição do escritor francês Victor Hugo (1802-1885), ele é "pão maravilhoso que um deus divide e multiplica". Para James Joyce (1882-1941), um dos maiores gênios da literatura moderna, "tudo é incerto neste mundo hediondo, exceto ele". Sob a ótica da "dama do suspense" Agatha Christie (1890-1976), "diferente de qualquer outra coisa no mundo (...), ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho". Na frase do para choque de caminhão, ele é simplesmente imortal. Não importa o momento histórico, tampouco o prestígio literário de quem o decanta, o amor de mãe é sempre celebrado como o mais sublime dos sentimentos. Mas o que explica afeto tão singular? Com certeza, não se trata de uma invenção dos homens para subjugar o sexo feminino, como defendeu, em 1980, a escritora francesa Elisabeth Badinter no livro Um Amor Conquistado: o Mito do Amor Materno. Para além de todos os fatores culturais que o refinaram, amor de mãe é uma questão bioquímica, movida a oxitocina. Produzida no cérebro, essa substância estava associada, até vinte anos atrás, a dois importantes processos fisiológicos envolvidos na maternidade – as contrações uterinas no momento do parto e a liberação de leite durante a amamentação.
Hoje, já se sabe que a oxitocina também atua no cérebro materno de modo a fortalecer os laços de carinho com o filho, os cuidados básicos e de proteção. Basta uma mulher olhar para seu rebento e o cérebro dela se inunda de oxitocina. Se houver contato físico entre os dois, os níveis da substância vão às alturas. Diz o neurocientista Renato Sabbatini, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): "Trata-se de uma questão evolutiva. O bebê depende muito da mãe para sobreviver, e a oxitocina é fundamental para fazer com que a mulher se dedique aos cuidados maternos". Com os avanços nos estudos da neuroquímica e o progresso dos exames de imagem, capazes de flagrar o cérebro em pleno funcionamento, os últimos estudos sobre o tema têm revelado que a importância da oxitocina vai muito além do berçário. As relações de amizade e do amor romântico também são alimentadas por oxitocina. Em mulheres e homens, ela é a substância do amor em todas as suas formas.
Produzida no hipotálamo, a molécula da oxitocina ativa as áreas relacionadas à afetividade, ajudando a estabelecer e a fortalecer os vínculos de afeição. Ela está, ainda, associada à produção de dopamina, o neurotransmissor responsável pelo controle do sistema de recompensa. Quanto maior a produção de oxitocina, mais intensa será a síntese de dopamina. Ou seja, maior será a vontade de repetir determinada experiência. No caso do sexo, imediatamente depois do orgasmo, os níveis de oxitocina sobem, em média, 40% – o que favorece a conexão emocional entre os parceiros. Se ele vai ligar ou não no dia seguinte, já é outra história. Um estudo publicado na revista científica americana Evolutionary Psychology, em 2007, mostrou que 66% das mulheres e 59% dos homens não se sentiam atraídos por seus parceiros até beijá-los. E o que os tornou atraentes aos olhos dos outros foi a oxitocina liberada durante o beijo. Em momentos como esse, quando aumenta a produção da substância, as áreas cerebrais associadas a sensações negativas, como estranhamento e medo, tendem a ficar mais apagadas. Ficam aguçadas, por sua vez, aquelas ligadas a empatia, cordialidade, confiança e generosidade.
Um dos estudos mais instigantes sobre o assunto foi coordenado pelo economista Ernst Fehr, da Universidade de Zurique. Duzentos homens foram divididos em dois grupos. Ao primeiro foi dada oxitocina, sob a forma de spray nasal. Ao segundo, placebo. A todos eles, Fehr propôs o "jogo da confiança". Por uma hora e meia, foram orientados a dividir ou doar dinheiro a seus pares – homens que eles não conheciam, com os quais nunca haviam trocado um olhar ou uma palavra. O grupo da oxitocina foi de longe o mais magnânimo. No fim da experiência, quase metade deles havia transferido todo (veja bem, todo) o dinheiro para um total desconhecido. É o que Fehr chamou de "confiança máxima". Em outro experimento, também usando spray de oxitocina, o psiquiatra René Hurlemann, da Universidade de Bonn, na Alemanha, e o neurocientista Keith Kendrick, do Instituto Babraham, na Inglaterra, testaram a empatia masculina diante de imagens como a de uma criança chorando ou a de uma menina abraçando um gato. O grupo de homens que inalou oxitocina demonstrou mais emoção ante as cenas que os "durões" do grupo placebo.
A oxitocina está em pelo menos duas frentes de investigação farmacológica bastante interessantes. A mais avançada delas é a da flibanserina, uma medicação originalmente desenvolvida como antidepressivo que tem se mostrado eficaz para o aumento da libido feminina. O remédio atua em sete neurotransmissores ligados ao desejo sexual, entre eles a oxitocina. A previsão é que o medicamento, já carimbado como o "Viagra feminino", chegue ao mercado até o fim do ano. Outros estudos examinam o uso da substância em crianças portadoras de autismo, transtorno que compromete a afetividade e as relações, cujas alternativas terapêuticas atuais são bem limitadas. Se comprovadas na prática as hipóteses dos especialistas, poderia até se falar, nesse caso, em cura pelo amor – pela química do amor.
(Revista Veja – 19/05/2010)
Analisa as seguintes afirmações sobre as ideias expostas no texto.
I) A evolução científica demonstrou que a oxitocina não tem relação apenas com o amor materno, mas também com todas as formas de amor.
II) A evolução científica demonstrou que a oxitocina é produzida no hipotálamo e é derivada da dopamina.
III) A evolução científica demonstrou que a oxitocina não pode mais ser associada a contrações uterinas no parto ou liberação de leite na amamentação.
Está(ão) correta(s)
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1744381 Ano: 2010
Disciplina: Biologia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Muitos cientistas acreditam que, nos próximos anos, a temperatura média na superfície terrestre poderá se elevar em decorrência do efeito estufa.
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Fundamentos da biologia moderna. São Paulo: Ed. Moderna, 2001. 662p. [adapt.].
Legenda: !$ CO_2 !$ – gás carbônico; !$ CH_4 !$ – metano; !$ NO_2 !$ – óxido nitroso
A partir de seus conhecimentos sobre efeito estufa e com base no texto, analise as afirmativas.
I) O vapor d’água e a camada de ozônio contribuem para a redução do efeito estufa, pois refletem a radiação infravermelha emitida pelo sol, a qual é responsável pelo aquecimento, não deixando que ela atinja a superfície da Terra.
II) São as queimadas de florestas que ocorrem no mundo inteiro o principal fator responsável pelo aumento do efeito estufa na Terra, devido à grande liberação de !$ CO_2 !$ que ocorre nesse processo.
III) O !$ CO_2 !$, o !$ CH_4 !$ e o !$ NO_2 !$ são capazes de refletir parte da radiação infravermelha de volta à superfície da Terra, aquecendo-a, portanto, um aumento na concentração desses gases aumenta o efeito estufa.
IV) O aumento na concentração de !$ CO_2 !$ na atmosfera é conseqüência também da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural), o que faz aumentar o efeito estufa.
Estão corretas apenas as afirmativas
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1736490 Ano: 2010
Disciplina: Biologia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
“Você tem sede de que? Você tem fome de que?”
Trecho da música ‘Comida’ (Composição: Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito).
Os seres vivos necessitam se alimentar e ingerir grande quantidade de líquido para possuir uma vida saudável. O principal líquido ingerido é a água, já as fontes de alimentos são diversas. É correto afirmar que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1735081 Ano: 2010
Disciplina: Biologia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Nos ecossistemas, enquanto a energia tem de ser reposta continuamente pelo sol, a matéria disponível na Terra tem de ser constantemente reutilizada para a manutenção da vida. Assim, enquanto a energia flui unidirecionalmente, a matéria é reciclada, e cada elemento químico apresenta um ciclo característico.
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Fundamentos da biologia moderna. São Paulo: Ed. Moderna, 2001. 662p.[adaptado].
A partir de seus conhecimentos sobre os ciclos biogeoquímicos e com base no texto, é correto afirmar que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1735079 Ano: 2010
Disciplina: Biologia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Diversos fatores ambientais influenciam a abertura dos estômatos. Entre eles destacam-se a luz, a concentração de gás carbônico (!$ CO_2 !$) e o suprimento hídrico das plantas.
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Fundamentos da biologia moderna. São Paulo: Ed. Moderna, 2001. 662p.
A partir de seus conhecimentos sobre os fatores que influenciam na abertura e fechamento dos estômatos e com base no texto, analise as afirmativas.
I) A maioria das plantas fecha os estômatos assim que o sol nasce, abrindo-os ao anoitecer. Essa medida reduz sensivelmente a perda de água por transpiração.
II) O fechamento dos estômatos é influenciado pela concentração de CO2 no mesófilo. Plantas em condições de alta concentração de CO2 fecham os estômatos.
III) O suprimento hídrico exerce grande influência nos movimentos estomáticos. Se faltar água para a planta, o turgor das células-guardas diminui e os estômatos se fecham.
IV) Quando começa a faltar água na folha, a giberelina, oriunda do mesófilo, penetra nas células-guardas e promove a saída de cálcio, e consequentemente, a abertura dos estômatos.
Estão corretas apenas as afirmativas
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1735078 Ano: 2010
Disciplina: Química
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
O técnico de laboratório deve estar bem familiarizado com as vidrarias de laboratório e suas utilizações, de maneira a otimizar o trabalho.
Observe as figuras referentes a algumas vidrarias utilizadas em laboratório.
Enunciado 1735078-1
http://www2.fc.unesp.br/lvq/prexp02.htm#VIDRARIAS
A partir de seus conhecimentos técnicos sobre vidraria de laboratório e com base nos textos, escolha a alternativa que identifica corretamente o equipamento e sua função.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1735077 Ano: 2010
Disciplina: Biologia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Os cientistas acreditam que as plantas tenham evoluído a partir de algas verdes que conquistaram o ambiente terrestre. Briófitas e pteridófitas são as plantas atuais mais parecidas, nos aspectos reprodutivos, com aquelas que iniciaram a conquista da terra firme.
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Fundamentos da biologia moderna. São Paulo: Ed. Moderna, 2001. 662p.
A partir de seus conhecimentos sobre os grupos vegetais e com base no texto, é correto afirmar que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1735076 Ano: 2010
Disciplina: Biologia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
O crescimento e desenvolvimento das plantas são controlados por complexas interações de fatores externos e internos ao vegetal. Dentre os fatores internos destacam-se os hormônios vegetais.
Em laboratório de cultura de tecidos de plantas são utilizados hormônios para multiplicação de estruturas vegetais.
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Fundamentos da biologia moderna. São Paulo: Ed. Moderna, 2001. 662p.[adapt.].
A partir de seus conhecimentos sobre hormônios vegetais e com base no texto, é correto afirmar que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1735075 Ano: 2010
Disciplina: Biologia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Ecossistema é o conjunto formado por todas as comunidades de seres vivos que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecossistema [adapt.].
A partir de seus conhecimentos sobre componentes bióticos e abióticos e suas interações e com base no texto, analise as afirmativas.
I) As condições microclimáticas a que são submetidas as formigas e os gafanhotos são diferentes: no interior de formigueiros, a temperatura e a umidade são mais instáveis que na superfície, onde vivem os gafanhotos.
II) As plantas precisam obter do solo os macronutrientes (ex.: potássio e magnésio) – nutrientes exigidos em grandes quantidades – e os micronutrientes (ex.: boro e manganês) – nutrientes exigidos em pequenas quantidades.
III) A presença de fósforo na forma de fosfatos é fundamental à vida, pois o fosfato faz parte da composição de moléculas orgânicas, como os ácidos nucléicos, constituintes dos genes, e o ATP, que fornece energia.
IV) Insetos que vivem na superfície de solo sem vegetação estarão em condições de maior umidade do ar no microclima em que se encontram do que aqueles que vivem na superfície de solo com cobertura vegetal, devido à maior evaporação da água do solo na primeira situação.
Estão corretas apenas as afirmativas
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas