Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

1322322 Ano: 2009
Disciplina: Engenharia Química
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Espectrofotometria é um método de análise ( ) classificado entre os métodos gerais como ( ), o qual culmina com a medida de uma quantidade de ( ) pela amostra de solução problema.
Assinale a alternativa que apresenta os termos que completam respectiva e corretamente as lacunas na frase acima.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1322138 Ano: 2009
Disciplina: Engenharia Química
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
A chama do bico de bunsen é mais quente quando a combustão do gás é
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1321747 Ano: 2009
Disciplina: Química
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Os compostos das funções orgânicas – cetona, aldeído e ácido carboxílico – apresentam em seus nomes oficiais (segundo a IUPAC), respectivamente, os sufixos
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1321714 Ano: 2009
Disciplina: Engenharia Química
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Um laboratorista, precisando determinar o grau de pureza de uma soda cáustica, pesou 5g como amostra e, em balão volumétrico, preparou 250 mL de solução com a mesma. Dessa solução, preparou três alíquotas de 20 mL que foram tituladas (dosadas) com solução 0,5 mol/L de !$ HCℓ !$ .
As operações de titulação foram repetidas mais duas vezes e, no final, a média dos volumes gastos da solução de !$ HCℓ !$ nas titulações foi de 18 mL.
Com os dados acima é possível calcular o grau de pureza em !$ NaOH !$ da soda cáustica analisada, sendo esse igual a
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1321705 Ano: 2009
Disciplina: Engenharia Química
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Dispondo-se aproximadamente de 30 mL de uma solução de 2 mol/L de NaOH, que volume dessa solução deve ser diluído com água até que se obtenha 100 mL de solução 0,5 mol/L?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1321646 Ano: 2009
Disciplina: Engenharia Química
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Desconfiando de que uma solução de !$ HCℓ !$estivesse equivocadamente rotulada como 0,1 mol/L (solução A) sem ser padronizada, um laboratorista preparou duas outras soluções: 0,1 mol/L de !$ NaOH !$ (solução B) e 0,1 mol/L de !$ KOH !$ (solução B).
A seguir, seguindo rigorosamente os cuidados analíticos, titulou 20 mL da solução A com a solução de !$ NaOH !$, repetindo 4 vezes essa titulação.
O mesmo fez usando como solução titulante a solução B.
Ainda não contente, o laboratorista solicitou que um estagiário repetisse todo o processo realizado.
Os gastos observados em cada titulação constam na tabela abaixo:
Enunciado 1321646-1
Sobre as medidas anotadas na tabela é correto afirmar que as
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1321404 Ano: 2009
Disciplina: Engenharia Química
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Os experimentos realizados em laboratório devem ser sempre executados com todo o rigor da técnica a fim de que os resultados sejam dignos de confiança. Analise os procedimentos relacionados a seguir.
I) Antes de usar uma solução, o frasco que a contém deve ser agitado para que a mesma seja homogeneizada.
II) Para garantir a precisão de uma medida feita em pipeta volumétrica que não possui marca final inferior, após o escoamento natural, ela deve ser soprada pelo operador.
III) Pipetando-se 5 mL de uma solução e utilizando-se apenas 2 mL por questão econômica os 3 mL devem ser devolvidos ao frasco de origem da solução.
IV) Se em um experimento são medidos volumes de três soluções diferentes, para cada uma delas deve ser reservado o uso de uma pipeta.
Entre os procedimentos citados acima, são corretos apenas
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1321309 Ano: 2009
Disciplina: Engenharia Química
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Os pHs da solução do frasco A, da solução do frasco B e de uma solução resultante da mistura de volumes iguais dos frascos A e B são respectivamente:
OBS: considerar !$ \log 2 = 0,3 !$ e !$ \log 5 = 0,7 !$.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O texto a seguir servirá de base para a questão.
Vamos de mal a pior?
Alguns só conseguem enxergar o lado feio do mundo. E, como só notícias ruins dão manchete, deleitam-se em ver confirmados seus piores enredos. Mas, no que se pode medir ou contar, a história é outra. O mundo hoje está pior? Vamos compará-lo com o de um século atrás. Jamais houve tanta liberdade e o crescimento das democracias foi extraordinário. Entre elas já não há guerras. Nos conflitos recentes, pelo menos um lado é ditatorial. Na última década, reduziram-se em 40% as guerras. Houve também dramática redução das mortes violentas, que, no passado, ceifavam 25% da população masculina. Hoje são só 2%. Nas praças públicas, o povo via os acusados de heresia, bruxaria e magia negra serem assados em fogueiras. A razão e a ciência ajudaram a lançar luzes nessas áreas. Além disso, a ciência hoje é capaz de captar, entender e resolver boa parte dos problemas materiais que afligem a humanidade – incluindo os desastres do meio ambiente.
Antes da Revolução Industrial, um operário só possuía a roupa do corpo. Sua maior riqueza eram os pregos de sua casa. Há menos de dois séculos, um europeu trabalhava sessenta horas por semana, dos 10 anos de idade até a sua morte, por volta dos 50 anos. Educação, cultura e lazer chegaram também aos pobres. Acabou-se a fome causada por calamidades naturais, como a que matou metade da população da Irlanda, no século XIX. Luís XIV não tinha a variedade nem a qualidade do cardápio de um reles membro da classe média de hoje. O povo francês consumia 2 000 calorias por dia. Hoje, nos países pobres, consomem-se 2.700.
Haverá algum país que estava pior que o Brasil em 1900 e hoje lhe passou à frente? Não encontrei nenhum. A maioria dos países latino-americanos, incluindo o Peru, era bem mais rica do que o Brasil. A renda per capita da Argentina foi cinco vezes maior (hoje é quase igual). Em 1950, o Brasil era como a Bolívia de hoje. Em 1958, Cuba era o segundo país mais rico da América Latina. Desde então, não fez senão retroceder. E a Coreia? Na década de 50, vítima de uma medonha guerra fratricida, até os pauzinhos de comer passaram a ser de metal, pois não havia mais árvores. Mas a Coreia é uma civilização milenar, com sólida tradição de ciência e educação. Portanto, é uma comparação discutível. O Brasil avançou, do último século para cá? Quem duvida do atraso do Brasil no passado que leia as tenebrosas narrativas dos muitos visitantes que por aqui viajaram. O século XX transformou espetacularmente o país. Entre 1870 e 1987 o PIB brasileiro cresceu 157 vezes, o japonês 87 e o americano 53. Brasil, campeão do mundo!
Por volta de 1900, a esperança de vida era inferior a 30 anos. Hoje já ultrapassou 70. A desnutrição grave é residual e acabaram-se as fomes catastróficas. Quase todos têm hoje acesso a serviços médicos (não tão bons, mas antes não havia nada). Nos confortos materiais, houve avanços espetaculares. Mais de 90% têm água encanada, eletricidade, televisão, geladeira e dezenas de outros confortos. Meus colegas do primário iam descalços para a escola. Como entendeu Schumpeter, foram os pobres que mais ganharam qualidade de vida com o crescimento. Em 1900, 95% das crianças (entre 7 e 14 anos) não frequentavam escolas. Hoje, apenas 2% ficam de fora. E, contrariando as fantasias saudosistas, os poucos que iam encontravam uma escola medíocre. Hoje, continua medíocre, mas é para todos e há ilhas de excelência. Crescendo junto com a educação, nossa democracia nunca esteve tão robusta. Nem tudo são rosas. Há áreas em que somos péssimos, como a distribuição de renda. Em matéria de segurança, há oscilações. Contudo, as mortes violentas encolheram muito. Em corrupção, faltam dados confiáveis. Mas, em praticamente tudo o que podemos contar ou medir, pior não estamos. Essa é a tese do ensaio. Como disse lorde Rees de Ludlow, "para a maior parte das pessoas, na maior parte das nações, nunca houve um momento melhor para viver".
Cláudio de Moura e
Castro – Revista Veja (Adapt.) – 18/02/2009
A alternativa que substitui, correta e respectivamente, as palavras grifadas nas frases abaixo é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1321270 Ano: 2009
Disciplina: Química
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Na determinação da composição centesimal de uma mistura de areia (dióxido de silício) e de sal (cloreto de sódio) previamente seca em estufa a 100°C, tomou-se uma amostra de 20 gramas em béquer e juntou-se a esta, 100 mL de água destilada. Agitou-se e filtrou-se.
O filtrado foi colocado em uma cápsula de porcelana de 200 gramas na qual foi aquecido em estufa a 105° C até a carbonização total do papel filtro. A cápsula com seu resíduo foi resfriada em dessecador até atingir peso constante, sendo a massa verificada igual a 215 gramas.
Com base nos dados expostos, é correto dizer que a separação da areia do sal deu-se pelo processo de análise imediata, denominado ( ) e que a composição da mistura analisada é ( ) de sal e ( ) de areia.
Assinale a alternativa que apresenta os termos que completam respectiva e corretamente as lacunas da frase acima.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas