Magna Concursos

Foram encontradas 25 questões.

Menino de três anos de idade apresenta, há 48 horas, quadro de febre alta intermitente, tosse seca, coriza e dor de garganta. Ao exame, verifica-se conjuntivite sem secreção purulenta, exsudato amigdaliano pultáceo e roncos difusos à ausculta pulmonar.

A principal hipótese diagnóstica é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Os pais de uma criança de sete meses de idade conversam, enquanto a criança sentada no chão do quarto come um biscoito de maisena. Subitamente a criança tosse, faz uma pausa respiratória, vai ficando cianótica e tem dificuldade de emitir sons. Nesse caso, a conduta imediata deve ser:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Um RN prematuro com 36 semanas de idade gestacional, pequeno para a idade gestacional, apresenta, no 4º dia de vida hipoatividade, hipotermia e falta de interesse em sugar o seio materno. No 5º dia, surgem lesões vesiculares em face, próximas ao olho direito e, também, na língua e nos lábios. Sem tratamento específico, evolui com piora gradativa e tem no 10º dia de vida um quadro de convulsões de difícil controle. Uma RNM de crânio revela uma lesão em lobo temporal. Uma punção lombar mostrou anormalidades.

Pensando em uma infecção congênita, ou perinatal, o provável diagnóstico é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Menino de quatro anos é levado ao hospital para receber uma classificação de risco cirúrgico no pré-operatório de retirada de adenoides. No exame físico, chama a atenção o nível da PA medida no membro superior direito, que é de 130 X 80 mmHg. Nos membros inferiores, é difícil aferir a pressão arterial, assim como é muito difícil palpar os pulsos dos membros inferiores com amplitude muito diminuída.

Para liberar o risco cirúrgico é necessário um ecocardiograma para confirmar a hipótese diagnóstica de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Lactente de oito meses de idade, sexo masculino, é levado a atendimento de urgência devido a quadro de febre alta (39-39,8°C), recusa alimentar e vômitos incoercíveis há 48 horas. Ao exame, verifica-se irritabilidade, mucosas secas, olhos encovados, sinal da prega com desaparecimento lento e sede intensa. Os exames complementares, colhidos imediatamente, revelam leucocitose, neutrofilia e desvio para a esquerda, além de piúria e bacteriúria maciças. A coloração de Gram da urina revela a presença de bactérias Gram-positivas.

A conduta indicada, nesse momento, além do tratamento da desidratação, consiste em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas