Magna Concursos

Foram encontradas 100 questões.

2342403 Ano: 2022
Disciplina: Enfermagem
Banca: IDECAN
Orgão: TJ-PI

Quanto à classificação dos Centros de Material e Esterilização (CME), conforme o tipo de produto processado e estrutura física, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2342402 Ano: 2022
Disciplina: Enfermagem
Banca: IDECAN
Orgão: TJ-PI

Frente ao suporte básico de vida em emergências, considera-se conduta adequada frente a uma OVACE - Obstrução de vias aéreas por corpos estranhos em um caso de obstrução grave em paciente irresponsivo.

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2342401 Ano: 2022
Disciplina: Enfermagem
Banca: IDECAN
Orgão: TJ-PI

A crise do modelo de assistência centrado no hospital psiquiátrico e os esforços dos movimentos sociais pelos direitos dos pacientes psiquiátricos culminaram com a Reforma Psiquiátrica Brasileira a partir de lei que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2342400 Ano: 2022
Disciplina: Enfermagem
Banca: IDECAN
Orgão: TJ-PI

A respeito de requisitos dos serviços de urgência e emergência para boas práticas para organização e funcionamento de serviços de urgência e emergência.

Analise as assertivas a segui e, em seguida, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2342399 Ano: 2022
Disciplina: Saúde Pública
Banca: IDECAN
Orgão: TJ-PI

O HIV/Aids representa um agravo prioritário na política de Saúde do Brasil. A vigilância epidemiológica insere-se como estratégia para o planejamento, monitoramento e avaliação das ações de controle desse relevante problema de saúde pública.

Com isso, considere a figura e as afirmações abaixo:

Enunciado 3500756-1

FIGURA-RESUMO: infecção pelo HIV em gestantes, aids em menores de cinco anos, taxas de detecção de aids, coeficiente de mortalidade por aids e número de casos de HIV. Brasil 2010 a 2020.

Fonte: Sinan/SVS/MS.

Fonte: Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim

Epidemiológico HIV/Aids. Número Especial, Dez. 2021.

Nesse cenário, no âmbito da vigilância epidemiológica, observam-se dados sobre os casos de HIV e de aids no Brasil, de 2010 a 2020, de acordo com as informações obtidas a partir dos sistemas de informação utilizados para a sua elaboração. Ressalta-se que a infecção pelo HIV e a aids fazem parte da Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças (Portaria no 264, de 17 de fevereiro de 2020), sendo que a aids é de notificação compulsória desde 1986; a infecção pelo HIV em gestantes, desde 2000; e a infecção pelo HIV, desde 2014.

No decorrer dos anos apresentados, de acordo com a distribuição dos números confirmados, aprecie as afirmações a seguir:

I. Os casos de aids em 2020 chegaram a quase 30.000 - notificados no Sinan, declarados no SIM e registrados no Siscel/Siclom -, com uma taxa de detecção de 14,1/100 mil habitantes.

II. Desde o ano de 2012, observa-se uma diminuição na taxa de detecção de aids no Brasil, que passou de 22,0/100 mil habitantes (2012) para 14, 1/100 mil habitantes em 2020, configurando um decréscimo de 40%.

III. No ano de 2020, foram registrados no SIM um total de menos de 5.000 óbitos por causa básica aids (CID10: 820 a 824), com uma taxa de mortalidade padronizada de 4,0/100 mil habitantes. A taxa de mortalidade padronizada sofreu decréscimo de 30,6% entre 2014e 2020.

IV. Embora se observe uma diminuição dos casos de aids em quase todo o país, principalmente nos últimos anos, cabe ressaltar que parte dessa redução pode estar relacionada à subnotificação de casos, em virtude da mobilização local dos profissionais de saúde ocasionada pela pandemia de covid-19.

Em relação aos dados expostos, marque a opção que apresenta somente itens corretos:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2342398 Ano: 2022
Disciplina: Enfermagem
Banca: IDECAN
Orgão: TJ-PI

O atendimento inicial ao paciente politraumatizado deve ser feito de forma rápida, sistematizada e sem pular etapas, de modo que não negligencie a condição do paciente nem os riscos relacionados ao atendimento. Dessa forma, o primeiro passo para iniciar o atendimento é estruturar o tipo de conduta a ser feita, iniciando-se pelo que leva o paciente a óbito mais rápido.

No que concerne às Vias aéreas e controle da coluna cervical, assinale o item que apresenta corretamente manobra básica que pode ser utilizada nessa etapa.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2342397 Ano: 2022
Disciplina: Enfermagem
Banca: IDECAN
Orgão: TJ-PI

Imagine que você está em uma unidade de saúde da família, atendendo a clientela de sua área adscrita. Nesse cenário, leia os casos abaixo e, de acordo com o PROTOCOLO CLINICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS PARA ATENÇÃO INTEGRAL ÀS PESSOAS COM INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (BRASIL, 2020), considere e julgue-as verdadeiras M ou falsas (F) no que se refere a relação dos casos aos seus respectivos agentes etiológicos, infecções e possíveis tratamentos implementados.

CASO 1 - D.S.S. 19 anos, estudante, comparece ao serviço com quadro de lesões dolorosas, múltiplas, borda irregular, exsudato necrótico, amarelado, com odor fétido. Relata o aparecimento dos sintomas há cinco dias. Refere ter relações apenas com o namorado, com uso de preservativo esporádico.

CASO 2 - A.J.G. 40 anos, comerciária, compareceu ao serviço queixando-se de ferida na vulva. Informa que notou o aparecimento há dez dias; foi medicado com comprimidos via oral e creme tópico, porém não melhorou. Atualmente apresenta lesão erosada em grande lábio esquerdo, única, indolor, com bordos endurecidos e fundo liso e brilhante e secreção serosa escassa. Relata ir a muitas festas e se relacionar sexualmente com uso de preservativo, contudo, quando está embriagada se esquece de fazer uso do mesmo esporadicamente. Foi chamado ao serviço de saúde pela segunda vez, porque um de seus parceiros lhe entregou uma carta convocando-o ao serviço.

CASO 3 - R.M.O. 22 anos, universitária, queixa-se de que sua vulva está dolorida. O marido é seu primeiro e único parceiro sexual e não tem sintomas. Ela relata também febre e mal-estar e, ao exame, apresenta várias vesículas pequenas, cheias de liquido transparente nos grandes e pequenos lábios sem ulceração visível. Relata que isso já lhe ocorreu anteriormente. Eles adoram realizar fantasias e a relação antiga de confiança, dispensa o uso de preservativos nas relações sexuais. Recentemente ela investiu na beleza, aproveitando que o marido viajou à serviço para fazer uma surpresa e em 15 dias perdeu 4 quilos, mudou os cabelos, etc.

CASO 4 - A.T., 32 anos, solteira, gestante, compareceu à unidade de saúde queixando-se de mal-estar, astenia, dor nas articulações, rouquidão, presença de manchas eritematosas não ulceradas pelo corpo e dor abdominal, em cólicas. Ao coletar os dados, o enfermeiro foi informado pela gestante de que ainda não iniciou o pré-natal porque ela havia mudado de cidade há pouco tempo, que seus ciclos menstruais eram regulares, com duração de 28 dias. Ao exame físico, obteve: temperatura axilar= 37,9 ºC, pulso= 92 batimentos por minuto, pressão arterial = 112 x 78 mmHg. Constatou a presença de linfadenopatia generalizada e presença de lesão eritematosa pouco visível no tronco e nas superfícies palmo.plantares.

( ) O caso 1 refere-se à Chlamydia trachomatis; Linfogranuloma venéreo; Doxiciclina 100 mg, VO, 1 comprimido, 2x dia, por 21 dias.

( ) O caso 2 refere-se ao Treponema pallidum; Cancro duro; Penicilina G benzatina, 2,4 milhões UI, IM, dose única (1,2 milhão Ui em cada qlúteo).

( ) O caso 3 refere-se à Herpes simplex vírus tipo 2; Herpes Genital; Aciclovir 200mg, 2 comprimidos, VO, 2x dia, por7 a 10 dias.

( ) O caso 4 refere-se ao Haemophilus ducreyi, Cancro mole (Cancroide); Azitromicina 500m g, 2 comprimidos, VO, dose única.

Assinale a opção correta quanto aos itens acima:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2342396 Ano: 2022
Disciplina: Enfermagem
Banca: IDECAN
Orgão: TJ-PI

No tocante às principais causas da parada cardiorrespiratória, assinale o incorreto.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2342395 Ano: 2022
Disciplina: Enfermagem
Banca: IDECAN
Orgão: TJ-PI

Paciente T.S.N., 67 anos, viúvo, natural do Maranhão, portador de tumor de laringe de região supraglotica, estadiamento I. Foi submetido a laringectomia supraglotica. Em uso de cânula de metal para traqueostomia e apresentando secreção traqueal espessa. Indicado tratamento radioterápico com dose de 5.000 cGy em 25 frações.

Assinale a opção que apresenta condutas adequadas de cuidados a esse paciente.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2342393 Ano: 2022
Disciplina: Enfermagem
Banca: IDECAN
Orgão: TJ-PI

Uma pessoa de aproximadamente 30 anos chega à unidade de atendimento de urgência e emergência se queixando de fortes dores no peito que não sabe dizer como começaram. Essa é uma situação bastante comum em cenários de urgência e emergência, que você como profissional de saúde vai precisar saber como direcionar o paciente, para um atendimento de urgência em que há a possibilidade de se aguardar algum tempo até que seja resolvido o seu problema ou se o paciente precisará de atendimento imediato, pois se trata de uma situação de emergência havendo risco à vida.

A respeito do caso acima, assinale o correto.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas