Foram encontradas 60 questões.
Segundo Darcy Ribeiro em “La nación latino-americana” (1982), os grupos indígenas na América Latina podem ser classificados em duas categorias principais, quais sejam:
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Qual o significado do conceito “saberes localizados”, trazido por Donna Haraway em “Saberes localizados: A questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial” (1995)?
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Assinale a alternativa que apresenta uma das estratégias pós-coloniais mais eficaz apresentada pelo autor José Jorge de Carvalho no texto “O olhar etnográfico e a voz subalterna” (2001).
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Segundo o autor José Jorge de Carvalho, no texto “O olhar etnográfico e a voz subalterna” (2001), na perspectiva pós-colonial, a questão já não é apenas a voz nativa, como a do outro diferente, mas também:
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A frase “A condição de subalternidade é a condição do silêncio” dita por José Jorge de Carvalho, no texto “O olhar etnográfico e a voz subalterna” (2001), significa:
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Darcy Ribeiro, em “La nación latino-americana” (1982), distingue nas Américas quatro configurações histórico-culturais de povos, nitidamente diferenciados por seus respectivos processos de formação. Que configurações são essas?
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No livro “A interpretação das culturas”, Clifford Geertz defende um conceito semiótico de cultura. Ele afirma: “acreditando, como Max Weber, que o homem é um animal amarrado a teias de significado que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo essas teias e sua análise; portanto, não como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa à procura do significado” (1989:4). Para esse autor, o método que corresponde a essa perspectiva da cultura é:
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Segundo Michel Agier, em “Distúrbios identitários em tempos de globalização”, a antropologia das identidades foi efetivamente constituída abordando seu objeto de maneira contextual, relacional, construtivista e situacional. Sobre a abordagem contextual:
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No texto “O senso comum como sistema cultural”, Clifford Geertz considera o trabalho de Evans Pritchard sobre feitiçaria entre os “Azande”. E afirma: “se o conteúdo das crenças Azande sobre feitiçaria é ou não místico (...), elas são utilizadas pelos Azande de uma forma nada mística – e sim como uma elaboração e uma defesa das afirmações reais da razão coloquial”. Geertz realiza tal afirmação sobre o trabalho de Evans Pritchard porque entende que as crenças Azande:
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Qual o significado de “bifocalidade” para o autor George Marcus no texto intitulado “Identidades passadas, presentes e emergentes: Requisitos para etnografias sobre a modernidade no final do século XX ao nível mundial”?
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