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Foram encontradas 80 questões.

3166755 Ano: 2024
Disciplina: Educação Física
Banca: FGV
Orgão: SES-MT

Espaço pessoal de cada um; espaço em volta da pessoa que se movimenta, sendo delimitado pelo alcance dos membros e outras partes do corpo a partir de determinado ponto de apoio fixo. É circunscrito pelo alcance dos membros e outras partes do corpo quando se estendem para longe do centro em qualquer direção.

O trecho descreve o modo pelo qual a dança cria espacialidade, definido por Laban como

 

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3166754 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: SES-MT

A pergunta “Por que não houve grandes mulheres artistas?” foi formulada em 1973, pela historiadora da arte Linda Nochlin, em artigo homônimo no qual ela adverte a respeito do seu caráter enganoso:

Essa pergunta esconde um pressuposto insidioso, que está na base de sua formulação. Até onde sabemos, nunca houve grandes mulheres artistas, como não houve também nenhum grande pianista de jazz lituano ou um grande tenista esquimó, e não importa o quanto queríamos que tivesse existido. Por trás da maioria das pesquisas sobre grandes artistas, há a aceitação da ideia do gênio na arte em primeiro plano e apenas secundariamente há a consideração das estruturas sociais e institucionais nas quais ele tenha vivido e trabalhado, como mero pano de fundo. Partindo desse princípio, a falta de êxito das mulheres pode ser formulada como silogismo: se as mulheres possuíssem talento para arte este se revelaria espontaneamente. Mas este talento nunca se revelou. Portanto, chegamos à conclusão de que as mulheres não possuem talento para a arte.

Adaptado de NOCHLIN, Linda. Por que não houve grandes mulheres artistas? São Paulo: Edições Aurora, 2016.

As afirmativas a seguir interpretam corretamente o posicionamento de Linda Nochlin sobre quais questões são (ou não são) pertinentes para a história da arte, à exceção de uma. Assinale-a.

 

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3166753 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: SES-MT

Rudolf Laban (1879-1958) criou um método de análise que permite avaliar os diversos tipos de movimentos. O que há em comum entre um salto de um dançarino, uma armada de um capoeirista, um saque de um tenista, um aluno escrevendo anotações de aula ou uma pessoa lavando roupa? Para Laban, todos executam movimentos que podem ser avaliados mediante elementos qualitativos: fluência, espaço, peso e tempo.

As afirmativas a seguir descrevem corretamente os princípios e as características do Método Laban, à exceção de uma. Assinale-a.

 

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3166752 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: SES-MT
A sonata é uma composição musical que se afirmou principalmente no âmbito do
 

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3166751 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: SES-MT

O conceito de Arte Indígena Contemporânea (AIC) foi cunhado por Jaider Esbell, artista macuxi, para quem a AIC “é uma armadilha, porque nos convida a aprofundar essa questão da identidade. E quando ela vem com essa densidade, puxa para a ideia de essência, de matriz, até mesmo de pureza, que é essa relação ainda muito romantizada da integração plena do homem com a natureza. E aí, ela vem nos fazendo questionar como fazer essa transição, essa transposição nos mundos”.

Adaptado de ESBELL 2021: p. 31.

Para Jaider Esbell, a Arte Indígena Contemporânea é “uma armadilha”

 

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3166750 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: SES-MT

Um texto que busca esboçar o quadro da arte indígena brasileira não pode senão começar com um paradoxo: trata-se de povos que não partilham nossa noção de arte. Mas, se objetos indígenas cristalizam ações, valores e ideias, como na arte conceitual, ou provocam apreciações valorativas da categoria dos tradicionais conceitos de beleza e perfeição formal como entre nós, por que sustentar que conceitualmente esses povos desconhecem o que nós conhecemos como “arte”?

LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil: agência, alteridade e relação. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2009, p. 11-13.

Com base no trecho, é correto afirmar que, na arte indígena,

 

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3166749 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: SES-MT

A convergência entre a harmonia musical e a dissonância ruidosa foi explorada desde o início do século XX por artistas de diferentes áreas, eliminando as distinções tradicionais entre música, ruído e barulho.

As afirmativas a seguir exemplificam corretamente essa convergência, à exceção de uma. Assinale-a:

 

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3166748 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: SES-MT

A música indígena é descrita desde os primeiros relatos sobre o Brasil, como o do padre Fernão Cardim, durante uma visitação em 1583, quando o jesuíta observa uma celebração coletiva da guerra:

Não se lhes entende o que cantam, mas disseram-me os padres que cantavam em trova quantas façanhas e mortes tinham feito os seus antepassados. Arremedam pássaros, cobras, e outros animais, tudo trovado por comparações, para se incitarem a pelejar.

CARDIM, F. Tratados da Terra e Gente do Brasil. Belo Horizonte, Itatiaia, 1980, p. 243.

Com base no testemunho do cronista do século XVI, pode-se afirmar que a música produzida pelos nativos

 

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3166747 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: SES-MT

Correlacione as linguagens musicais a seguir (modalismo, tonalismo e atonalismo) às respectivas características.

1. Modalismo

2. Tonalismo

3. Atonalismo

( ) A música é desprovida de centro tonal e não apresenta uma hierarquia sobre uma única nota ou notas de uma escala com funções.

( ) A música apresenta uma hierarquia entre as notas utilizadas numa escala de sete notas, girando em torno de funções que as notas assumem dentro da hierarquia.

( ) A música tem estruturas melódicas subordinadas a uma única nota que é a nota principal: todas as melodias se iniciam e terminam sobre esta nota.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

 

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3166746 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: SES-MT

Nelson Rodrigues é considerado o pioneiro da moderna dramaturgia brasileira e a sua peça “O beijo no asfalto” gerou forte impacto no público brasileiro nos anos 1960. A trama parte da morte de um homem desconhecido atropelado por um ônibus. Agonizando no asfalto, ele pede um beijo a um bancário que está no local (Arandir). O pedido é atendido e o gesto torna-se manchete na imprensa sensacionalista, além de fundamentar a hipótese policial de assassinato passional.

As afirmativas a seguir caracterizam corretamente o impacto da peça “O beijo no asfalto”, à exceção de uma. Assinale-a.

 

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