Magna Concursos

Foram encontradas 80 questões.

3166765 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: SES-MT

As narrativas visuais no Instagram representam uma nova linguagem visual da cultura digital contemporânea. Uma parcela dessas imagens pode ser lida em chave lúdica e narcisista, pois projeta uma certa imagem do self do usuário, mediante a sequência de retratos de família e amigos, selfies, viagens, pratos de restaurantes, animais de estimação, capas de álbuns de música do Spotfy e imagens da paisagem urbana como expressão do exercício cotidiano de apreensão estética.

Adaptado de https://imageria.fau.usp.br/narrativas-visuais-no-instagram/

O trecho descreve uma categoria da narrativa visual constituída por imagens

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3166764 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: SES-MT

Usar a tecnologia, a internet e as mídias digitais para o ensino de artes visuais é um meio para difundir o ensino de arte fora da escola, mas a tecnologia não deve ser vista apenas como uma maneira de visualizar a arte: navegar por sites que simplesmente dispõem digitalmente conteúdos de livros e apostilas não é considerada uma forma de educação.

Adaptado de HAMDAN, Isabel Gontijo. Uso da Tecnologia na ArteEducação. Belo Horizonte: UFMG, 2016, p. 14.

Com base no trecho, é correto afirmar que o uso de novas tecnologias na educação em arte

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3166763 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: SES-MT

Leia o trecho de O Manifesto ciborgue - ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX, ensaio de 1985, elaborado pela bióloga e filósofa Donna Haraway:

No final do século XX, neste nosso tempo, somos todos ciborgues, híbridos de máquina e organismo. O ciborgue é nossa ontologia e ele determina nossa política. Nas tradições da ciência e da política ocidentais (a tradição do capitalismo racista, dominado pelos homens; a tradição do progresso; a tradição da apropriação da natureza como matéria para a produção da cultura; a tradição da reprodução do eu a partir dos reflexos do outro), a relação entre organismo e máquina tem sido uma guerra de fronteiras. As coisas que estão em jogo nessa guerra de fronteiras são os territórios da produção, da reprodução e da imaginação. Este ensaio é um argumento em favor do prazer da confusão de fronteiras, bem como em favor da responsabilidade em sua construção.

Adaptado de Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

A substituição da perspectiva antropocêntrica pelo ponto de vista ciborgue impacta o modo como é pensada a relação entre ciência, tecnologia e arte, pois
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3166762 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: SES-MT
As afirmativas a seguir identificam corretamente aspectos da arte digital, à exceção de uma. Assinale-a.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3166761 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: SES-MT

A fotomontagem é uma técnica que combina fragmentos de fotografias com o objetivo de produzir uma nova imagem. A partir dos anos 1920, as técnicas de montagem fotográfica e cinematográfica foram apropriadas pelas principais correntes das vanguardas, ampliando as possibilidades de representação e de narrativa visuais.

A respeito da mútua influência entre a linguagem cinematográfica e a fotomontagem na primeira metade do século XX, analise as afirmativas a seguir.

I. Na técnica cinematográfica utilizava-se a montagem alternada para intercalar os planos de duas ou mais cenas e apresentar ações que se desenrolavam em espaços diversos, mas que estavam diretamente relacionadas, o que permitia criar a união de dois pontos de vista simultâneos.

II. Na fotomontagem dadaístas as possibilidades da montagem visual eram experimentadas livremente e utilizadas como meio expressivo para uma arte engajada e crítica em relação à sociedade da época e à estética burguesas, ainda atrelada ao princípio da imitação da composição pictórica.

III. As duas linguagens se influenciaram mutuamente e contribuíram para derrubar o pressuposto do realismo: no cinema, a montagem libertou a câmera do lugar do espectador; nas vanguardas, a fotomontagem rompeu com a ideia de que a fotografia era apenas um registro.

Está correto o que se afirma em

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3166760 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: SES-MT
A dança e a música indígenas são linguagens artísticas indissociáveis que devem ser compreendidas em um contexto de performance ritual pois
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3166759 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: SES-MT

Leia o trecho de uma pesquisadora em dança a respeito do Congado na Zona da Mata mineira:

Por meio dos significados lidos no ritual, criaram-se interconexões híbridas com a dança, o canto, os símbolos e signos do Congado e suas relações com o inconsciente e a produção em artes na contemporaneidade, permitindo a performance transcender o Congado real, porque não pretende reproduzi-lo ou sê-lo, mas sim relê-lo, absorvendo seus sentidos e articulando-os às temáticas atuais dos processos criativos em dança contemporânea.

ÁVILA, Carla Cristina de. Itinerâncias e Inter-heranças. Mestrado, Instituto de Artes da Unicamp, 2007, pág. 26.

Com base no depoimento, assinale a afirmativa que descreve corretamente a posição da pesquisadora a respeito da relação entre danças folclóricas e dança contemporânea no Brasil.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3166758 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: SES-MT
A respeito da relação entre o maracatu-nação e a religiosidade afro-brasileira, é correto afirmar que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3166757 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: SES-MT

A Teoria do Corpomídia foi criada pelas pesquisadoras brasileiras Helena Katz e Christine Greiner. Elas conectaram várias disciplinas para possibilitar a compreensão do corpo e tudo que o envolve:

A Teoria Corpomídia compreende que entre corpo e ambiente ocorrem influências contínuas e mutualmente regulatórias ligando cérebro, corpo e mundo. Portanto, ao invés de um recipiente no qual se depositam as informações do mundo, o corpo é um sistema complexo que participa de um fluxo contínuo de trocas com o ambiente e, por desdobrar-se no tempo, o corpo em movimento torna-se a matriz da comunicação e da cognição.

Adaptado de Katz, H. e Greiner, C. “Corpo, dança e biopolítica”, in: https://www.helenakatz.pro.br/midia/helenakatz81557583963.pdf

A partir do trecho, é correto afirmar que a noção de corpomídia

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3166756 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: SES-MT

O ensino e a criação artística em dança preocupados em reconhecer e valorizar as diversidades presentes em nossa sociedade devem elaborar abordagens metodológicas e práticas artísticas pedagógicas atualizadas com estas e outras demandas sociais.

A respeito do reconhecimento da pluralidade dos corpos que dançam, analise as afirmativas e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A expressão de liberdade na dança pode ser garantida ao legitimar lugares de fala de pessoas historicamente silenciadas em função de padrões estéticos e sociais impostos.

( ) A expansão do entendimento de “corpos”, para além do modelo branco e heteronormativo, permite considerar a diversidade identitária, como elementos fundamental para o desenvolvimento artístico e cultural.

( ) A aceitação da diversidade na dança pressupõe ampliar o repertório de movimentos organizados coreograficamente, mantendo os fatores que unem a beleza ao ritmo.

As afirmativas são, respectivamente,

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas