Magna Concursos

Foram encontradas 20 questões.

3172385 Ano: 2024
Disciplina: Pedagogia
Banca: Ápice
Orgão: Pref. Umbuzeiro-PB
Provas:

O processo de ensino ao longo dos séculos baseia-se em referências pedagógicas alinhadas, de alguma forma, com tendências didáticas de diferentes épocas. A seguir constam proposições que se alinham com uma tendência específica. Identifique-as e assinale a alternativa CORRETA:

I. A didática tradicional parte do pressuposto de que a inteligência é capaz de armazenar/acumular informações. Portanto, a ênfase está na preocupação com o passado.

II. A pedagogia de projetos é uma proposta de trabalho que encontra respaldo na tendência Progressista.

III. Pedagogias ativas representam o conjunto de métodos propostos pela tendência libertadora.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3172384 Ano: 2024
Disciplina: Pedagogia
Banca: Ápice
Orgão: Pref. Umbuzeiro-PB
Provas:

O cotidiano educacional é marcado por fatos e fenômenos advindos dos diversos contextos sociais, bem como pela produção de novos saberes e conhecimentos em diferentes áreas. Para dar conta dessas demandas, os docentes realizam o planejamento, considerando primeiramente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3172383 Ano: 2024
Disciplina: Português
Banca: Ápice
Orgão: Pref. Umbuzeiro-PB
Provas:

Tendo em vista a importância da pontuação na sintaxe da Língua Portuguesa, assinale, abaixo, a alternativa em que a vírgula foi utilizada incorretamente.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3172382 Ano: 2024
Disciplina: Português
Banca: Ápice
Orgão: Pref. Umbuzeiro-PB
Provas:

Nos estudos das orações da gramática da Língua Portuguesa, muitas pessoas confundem a oração coordenada explicativa e a oração subordinada adverbial causal. Ciente disso, analise as orações a seguir.

I. Choveu aqui, porque a calçada está molhada.

II. A calçada está molhada, porque choveu.

III. O carro passou a 300 km/h porque a avenida não tinha limite de velocidade.

IV. Ele passou por aqui, porque ainda há pouco o vi.

(Pestana, 2013)

Após leitura e análise das orações acima, assinale a alternativa que classifica corretamente as orações.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3172381 Ano: 2024
Disciplina: Português
Banca: Ápice
Orgão: Pref. Umbuzeiro-PB
Provas:

Leia a tirinha a seguir e responda à questão 6.

Enunciado 3423107-1

Após a leitura da tirinha acima, nota-se que o humor se constrói por meio do uso do seguinte recurso semântico:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3172380 Ano: 2024
Disciplina: Português
Banca: Ápice
Orgão: Pref. Umbuzeiro-PB
Provas:

Leia o anúncio publicitário a seguir e responda à questão 5.

Enunciado 3423106-1

Fonte:https://restaurandopadroes.blogspot.com/2012/04/sensualizando-os-contos-de-fada.html

Através da referência ao conto de fadas Branca de Neve e os sete anões, por meio do apelo visual e verbal, o anúncio da Boticário revela, com mais predominância, como fator de textualidade:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3172379 Ano: 2024
Disciplina: Português
Banca: Ápice
Orgão: Pref. Umbuzeiro-PB
Provas:

Ciente da importância da coesão entre períodos e parágrafos na construção da progressão textual, leia o trecho a seguir.

O capitalista ganha na massa de produtos, porque em cada mercadoria produzida há sempre proporcionalmente menos peso da força de trabalho e, portanto, da mais valia – que é o que lhe permite acumular capital.

o capitalista está sempre buscando ampliar sua produção, para ganhar na competição, pela escala de produção e porque ganha na massa de mercadorias produzidas.

(Pestana, 2013, p.121)

Após leitura dos parágrafos acima, assinale, abaixo, a alternativa que apresenta o conectivo mais adequado para construir a progressão das informações no texto.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3172378 Ano: 2024
Disciplina: Português
Banca: Ápice
Orgão: Pref. Umbuzeiro-PB
Provas:

Leia o texto a seguir e responda à questão 3:

Texto 4

Clássico de família, bolo de nozes recheado com brigadeiro e decorado com cerejas é perfeito para o Natal; aprenda a receita

[...]

Modo de preparo

Massa: Em uma tigela, adicione os ingredientes: as gemas, a manteiga e o açúcar. Mexa bem. Adicione o leite e a farinha de trigo. Em seguida, bata as claras em neve e adicione na massa. Depois, acrescente as nozes moídas e o licor de cacau. Misture tudo muito bem. Por último, adicione o fermento. Despeje em uma forma untada e enfarinhada. Leve para assar por 180 graus.

Brigadeiro de nozes: Misture tudo em uma panela: leite condensado, creme de leite, nozes picadas e o chocolate branco. Leve ao fogo baixo por aproximadamente 20 minutos, mexendo sem parar até ficar em ponto de brigadeiro.

Cobertura fondant artesanal: Misture tudo até ficar homogêneo, com uma textura bem lisa.

Montagem: Após assar o bolo, corte ao meio na horizontal. Abra a massa, retire um pouco do recheio do bolo e adicione o refrigerante na massa, aos poucos. Em seguida, coloque o recheio e feche o bolo. Despeje a cobertura de fondant e decore com nozes, folhas de hortelã e cerejas.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/culinaria-013/noticia/2023/12/15/classico-de-familia-bolo-de-nozes-recheado-com-brigadeiro-e-decorado-com-cerejas-e-perfeito-para-o-natal-aprenda-a-receita.ghtml.

Após leitura do texto, nota-se que os verbos no imperativo revelam a presença predominante da tipologia:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3172377 Ano: 2024
Disciplina: Português
Banca: Ápice
Orgão: Pref. Umbuzeiro-PB
Provas:

Leia os textos a seguir e responda às questões 1 e 2:

Texto 1

O fascínio que os escritos de Jane Austen exercem, mais do que se manter, torna-se maior no curso do tempo. A obra desta aclamada escritora tem sido constantemente adaptada para o teatro, o cinema e a televisão. Nos meios acadêmicos, tem gerado abundantes e fecundos estudos de sua dimensão estética, sociológica e histórica. Em vários países, inclusive no Brasil, são-lhe dedicados ativos e entusiasmados fã-clubes; e, na web, há um número assombroso de páginas que remetem a Jane Austen.

Esta edição especial reúne Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Persuasão – três dos mais apreciados romances desta que é uma das mais lidas e amadas autoras inglesas em todo o mundo.

Fonte: AUSTEN, Jane. Razão e sensibilidade; Orgulho e Preconceito; Persuasão. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Marton Claret, 2012.

Texto 2

Em seu livro intitulado Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática, por meio de uma linguagem objetiva e didática, o professor doutor da Universidade Federal da Bahia, Luciano Amaral de Oliveira, ressalta a importância de um ensino de português contextualizado, em uma perspectiva interacionista, de modo a conquistar os alunos com a riqueza da nossa língua.

Enfatizando a importância dos domínios da leitura e escrita no mundo contemporâneo, em um contexto político-econômico de desigualdades sociais, o autor mostra a necessidade de aplicarmos a teoria na prática. Ou seja, discutimos tanto sobre a importância de um ensino de língua materna contextualizado, considerando o funcionamento real da língua, quando, na verdade, o que vemos nas escolas de ensino fundamental e médio são aulas de gramática, puramente, maçantes e desinteressantes. Pensando nisso, o professor Luciano Oliveira, de uma maneira que parece-nos conversar com o leitor, apresenta, em sua obra, seis capítulos, nos quais expõe discussões objetivas e exemplificadas em torno da metodologia de ensino de língua, leitura, escrita, literatura, vocabulário e gramática; coisas essas que, segundo ele, todo professor de português necessita saber.

Ao longo da leitura destes capítulos, deparamo-nos com exemplos e discussões que nos fazem reconhecer a realidade prática e a teoria, fazendo-nos compreender que, mesmo que já tenhamos discutido tanto sobre o assunto apresentado, não podemos nos calar. Ainda devemos discutir mais e mais, até que, de fato, estas discussões transformem-se em mudanças nas mais diversas escolas de ensino fundamental e médio do Brasil. Por isso, este livro resenhado deve ser lido não só pelos professores de língua portuguesa em formação, mas, sem dúvidas, também, pelos professores que estão nas salas de aula brasileiras todos os dias e que devem, continuamente, refletir sobre suas práticas, procurando compreender qual o impacto destas no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.

Fonte: https://ataufpb.wixsite.com.

Texto 3

Ceia nos ares: Gol e Perdigão servem chester a passageiros

Os passageiros com destino a região do Caribe receberão uma ceia de Natal durante o voo

Os passageiros que voarem entre 20 e 25 de dezembro pela Gol Linhas Aéreas podem ser presenteados com uma ceia de Natal a bordo. A iniciativa é uma parceria com a Perdigão, líder do segmento de aves natalinas no Brasil. Os passageiros com destino a região do Caribe receberão uma ceia de Natal durante os voos com chester do frigorífico.

Fonte: https://veja.abril.com.br/coluna/radar-economico/ceia-nos-ares-gol-e-perdigao-serve-peru-a-passageiros/.

No texto 2, as palavras destacadas no excerto “[...] coisas essas que, segundo ele, todo professor de português necessita saber” podem ser, morfologicamente, nessa ordem, classificadas como:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3172376 Ano: 2024
Disciplina: Português
Banca: Ápice
Orgão: Pref. Umbuzeiro-PB
Provas:

Leia os textos a seguir e responda às questões 1 e 2:

Texto 1

O fascínio que os escritos de Jane Austen exercem, mais do que se manter, torna-se maior no curso do tempo. A obra desta aclamada escritora tem sido constantemente adaptada para o teatro, o cinema e a televisão. Nos meios acadêmicos, tem gerado abundantes e fecundos estudos de sua dimensão estética, sociológica e histórica. Em vários países, inclusive no Brasil, são-lhe dedicados ativos e entusiasmados fã-clubes; e, na web, há um número assombroso de páginas que remetem a Jane Austen.

Esta edição especial reúne Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Persuasão – três dos mais apreciados romances desta que é uma das mais lidas e amadas autoras inglesas em todo o mundo.

Fonte: AUSTEN, Jane. Razão e sensibilidade; Orgulho e Preconceito; Persuasão. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Marton Claret, 2012.

Texto 2

Em seu livro intitulado Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática, por meio de uma linguagem objetiva e didática, o professor doutor da Universidade Federal da Bahia, Luciano Amaral de Oliveira, ressalta a importância de um ensino de português contextualizado, em uma perspectiva interacionista, de modo a conquistar os alunos com a riqueza da nossa língua.

Enfatizando a importância dos domínios da leitura e escrita no mundo contemporâneo, em um contexto político-econômico de desigualdades sociais, o autor mostra a necessidade de aplicarmos a teoria na prática. Ou seja, discutimos tanto sobre a importância de um ensino de língua materna contextualizado, considerando o funcionamento real da língua, quando, na verdade, o que vemos nas escolas de ensino fundamental e médio são aulas de gramática, puramente, maçantes e desinteressantes. Pensando nisso, o professor Luciano Oliveira, de uma maneira que parece-nos conversar com o leitor, apresenta, em sua obra, seis capítulos, nos quais expõe discussões objetivas e exemplificadas em torno da metodologia de ensino de língua, leitura, escrita, literatura, vocabulário e gramática; coisas essas que, segundo ele, todo professor de português necessita saber.

Ao longo da leitura destes capítulos, deparamo-nos com exemplos e discussões que nos fazem reconhecer a realidade prática e a teoria, fazendo-nos compreender que, mesmo que já tenhamos discutido tanto sobre o assunto apresentado, não podemos nos calar. Ainda devemos discutir mais e mais, até que, de fato, estas discussões transformem-se em mudanças nas mais diversas escolas de ensino fundamental e médio do Brasil. Por isso, este livro resenhado deve ser lido não só pelos professores de língua portuguesa em formação, mas, sem dúvidas, também, pelos professores que estão nas salas de aula brasileiras todos os dias e que devem, continuamente, refletir sobre suas práticas, procurando compreender qual o impacto destas no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.

Fonte: https://ataufpb.wixsite.com.

Texto 3

Ceia nos ares: Gol e Perdigão servem chester a passageiros

Os passageiros com destino a região do Caribe receberão uma ceia de Natal durante o voo

Os passageiros que voarem entre 20 e 25 de dezembro pela Gol Linhas Aéreas podem ser presenteados com uma ceia de Natal a bordo. A iniciativa é uma parceria com a Perdigão, líder do segmento de aves natalinas no Brasil. Os passageiros com destino a região do Caribe receberão uma ceia de Natal durante os voos com chester do frigorífico.

Fonte: https://veja.abril.com.br/coluna/radar-economico/ceia-nos-ares-gol-e-perdigao-serve-peru-a-passageiros/.

Após ler os textos acima, analise, como verdadeiras (V) ou falsas (F), as afirmativas a seguir:

I. O texto é produzido tendo em vista o veículo em que irá circular;

II. Todo texto é escrito por um autor que tem um propósito comunicativo e tem em vista um leitor potencial;

III. O texto 1 e o texto 2, por serem resumos, possuem o mesmo contexto de produção e o mesmo objetivo, diferenciando-se apenas por sua extensão;

IV. O texto 3 trata-se de uma notícia, cujo propósito comunicativo é informar, objetivamente, os leitores.

Após análise das afirmativas, conclui-se que a sequência correta é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas