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A QUESTÃO SE REFERE À TIRINHA A SEGUIR.
Disponível em: https://br.ifunny.co/picture/i-espantalho-eu-tenho-umaduvida-como-voce-consegue-falar-1Tt0T69C7 Acesso em: 27 set. 2023.
Do ponto de vista morfológico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir sobre as palavras na tirinha.
( ) A palavra “sem”, no quarto quadrinho, é um pronome simples.
( ) A palavra “se”, no segundo quadrinho, é um pronome reflexivo.
( ) No terceiro quadrinho, a palavra “tão” é um advérbio de intensidade.
( ) No segundo quadrinho, a palavra “como” é um advérbio interrogativo.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é:
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A QUESTÃO SE REFERE AO TEXTO
A SEGUIR.
Devir Espantalho
Produzindo um espantalho
Fazer o outro dizer o que ele não disse, criar
um personagem em cima de uma pessoa real e agir
como se esse ente imaginário estivesse presente – é
disso que se trata na falácia do espantalho, uma das
mais famosas na arte de vencer debates sem precisar
ter razão.
Baseada na criação de um duplo, é esse personagem ficcional que deve ser atacado no lugar da
pessoa real. É essa pessoa, cujo corpo e cuja presença
são como que jogados fora, que é transformada em
um boneco num jogo de argumentos. O ônus por ter
sido transformada em espantalho é totalmente dela.
O arguidor torna-se um embusteiro no momento em
que refuta a posição do duplo, ou seja, atacando uma
posição que não é defendida pela pessoa real. A falácia não é simplesmente o argumento, mas toda a
situação do argumento, como vemos acontecer hoje
com as fake News, verdadeira era da desinformação
planificada.
O truque da falácia do “homem de palha”
está em se bater num suposto argumento fraco, deixando de lado a complexidade do argumento realmente dito que, em geral, não seria fácil de refutar.
Assim como se coloca palha dentro de uma
roupa para simular a presença de um ser humano, a
falácia do espantalho surge quando palavras são colocadas na boca de alguém. Esse alguém continua ali,
mas uma presença espectral vem à tona. O devir espantalho deixa a distância processos de subjetivação,
esvaziando pensamento, sensibilidade e capacidade
de agir. Num mundo sem ética, em que a subjetividade não é respeitada nem em seus dizeres, a espantalhificação é o destino.
Revista Cult, ano 26, ed. 297, set. 2023, p.41. Adaptado.
“O ônus por ter sido transformada em espantalho é totalmente dela.”
As palavras que foram corretamente acentuadas pelo mesmo motivo que a palavra “ônus” são:
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A QUESTÃO SE REFERE AO TEXTO
A SEGUIR.
Devir Espantalho
Produzindo um espantalho
Fazer o outro dizer o que ele não disse, criar
um personagem em cima de uma pessoa real e agir
como se esse ente imaginário estivesse presente – é
disso que se trata na falácia do espantalho, uma das
mais famosas na arte de vencer debates sem precisar
ter razão.
Baseada na criação de um duplo, é esse personagem ficcional que deve ser atacado no lugar da
pessoa real. É essa pessoa, cujo corpo e cuja presença
são como que jogados fora, que é transformada em
um boneco num jogo de argumentos. O ônus por ter
sido transformada em espantalho é totalmente dela.
O arguidor torna-se um embusteiro no momento em
que refuta a posição do duplo, ou seja, atacando uma
posição que não é defendida pela pessoa real. A falácia não é simplesmente o argumento, mas toda a
situação do argumento, como vemos acontecer hoje
com as fake News, verdadeira era da desinformação
planificada.
O truque da falácia do “homem de palha”
está em se bater num suposto argumento fraco, deixando de lado a complexidade do argumento realmente dito que, em geral, não seria fácil de refutar.
Assim como se coloca palha dentro de uma
roupa para simular a presença de um ser humano, a
falácia do espantalho surge quando palavras são colocadas na boca de alguém. Esse alguém continua ali,
mas uma presença espectral vem à tona. O devir espantalho deixa a distância processos de subjetivação,
esvaziando pensamento, sensibilidade e capacidade
de agir. Num mundo sem ética, em que a subjetividade não é respeitada nem em seus dizeres, a espantalhificação é o destino.
Revista Cult, ano 26, ed. 297, set. 2023, p.41. Adaptado.
“O devir espantalho deixa a distância processos de subjetivação, esvaziando pensamento, sensibilidade e capacidade de agir.”
I – É facultativo o emprego do acento grave em “a distância”
PORQUE,
II – nessa expressão, há palavras femininas que estão subentendidas, indicando “à distância de”.
Sobre as asserções, é correto afirmar que
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A QUESTÃO SE REFERE AO TEXTO
A SEGUIR.
Devir Espantalho
Produzindo um espantalho
Fazer o outro dizer o que ele não disse, criar
um personagem em cima de uma pessoa real e agir
como se esse ente imaginário estivesse presente – é
disso que se trata na falácia do espantalho, uma das
mais famosas na arte de vencer debates sem precisar
ter razão.
Baseada na criação de um duplo, é esse personagem ficcional que deve ser atacado no lugar da
pessoa real. É essa pessoa, cujo corpo e cuja presença
são como que jogados fora, que é transformada em
um boneco num jogo de argumentos. O ônus por ter
sido transformada em espantalho é totalmente dela.
O arguidor torna-se um embusteiro no momento em
que refuta a posição do duplo, ou seja, atacando uma
posição que não é defendida pela pessoa real. A falácia não é simplesmente o argumento, mas toda a
situação do argumento, como vemos acontecer hoje
com as fake News, verdadeira era da desinformação
planificada.
O truque da falácia do “homem de palha”
está em se bater num suposto argumento fraco, deixando de lado a complexidade do argumento realmente dito que, em geral, não seria fácil de refutar.
Assim como se coloca palha dentro de uma
roupa para simular a presença de um ser humano, a
falácia do espantalho surge quando palavras são colocadas na boca de alguém. Esse alguém continua ali,
mas uma presença espectral vem à tona. O devir espantalho deixa a distância processos de subjetivação,
esvaziando pensamento, sensibilidade e capacidade
de agir. Num mundo sem ética, em que a subjetividade não é respeitada nem em seus dizeres, a espantalhificação é o destino.
Revista Cult, ano 26, ed. 297, set. 2023, p.41. Adaptado.
Considerando-se esse conceito, NÃO há aposto no fragmento destacado em
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A SEGUIR.
Devir Espantalho
Produzindo um espantalho
Fazer o outro dizer o que ele não disse, criar
um personagem em cima de uma pessoa real e agir
como se esse ente imaginário estivesse presente – é
disso que se trata na falácia do espantalho, uma das
mais famosas na arte de vencer debates sem precisar
ter razão.
Baseada na criação de um duplo, é esse personagem ficcional que deve ser atacado no lugar da
pessoa real. É essa pessoa, cujo corpo e cuja presença
são como que jogados fora, que é transformada em
um boneco num jogo de argumentos. O ônus por ter
sido transformada em espantalho é totalmente dela.
O arguidor torna-se um embusteiro no momento em
que refuta a posição do duplo, ou seja, atacando uma
posição que não é defendida pela pessoa real. A falácia não é simplesmente o argumento, mas toda a
situação do argumento, como vemos acontecer hoje
com as fake News, verdadeira era da desinformação
planificada.
O truque da falácia do “homem de palha”
está em se bater num suposto argumento fraco, deixando de lado a complexidade do argumento realmente dito que, em geral, não seria fácil de refutar.
Assim como se coloca palha dentro de uma
roupa para simular a presença de um ser humano, a
falácia do espantalho surge quando palavras são colocadas na boca de alguém. Esse alguém continua ali,
mas uma presença espectral vem à tona. O devir espantalho deixa a distância processos de subjetivação,
esvaziando pensamento, sensibilidade e capacidade
de agir. Num mundo sem ética, em que a subjetividade não é respeitada nem em seus dizeres, a espantalhificação é o destino.
Revista Cult, ano 26, ed. 297, set. 2023, p.41. Adaptado.
Considerando-se os verbos destacados nos fragmentos a seguir, todos são de ligação, EXCETO em
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Devir Espantalho
Produzindo um espantalho
Fazer o outro dizer o que ele não disse, criar
um personagem em cima de uma pessoa real e agir
como se esse ente imaginário estivesse presente – é
disso que se trata na falácia do espantalho, uma das
mais famosas na arte de vencer debates sem precisar
ter razão.
Baseada na criação de um duplo, é esse personagem ficcional que deve ser atacado no lugar da
pessoa real. É essa pessoa, cujo corpo e cuja presença
são como que jogados fora, que é transformada em
um boneco num jogo de argumentos. O ônus por ter
sido transformada em espantalho é totalmente dela.
O arguidor torna-se um embusteiro no momento em
que refuta a posição do duplo, ou seja, atacando uma
posição que não é defendida pela pessoa real. A falácia não é simplesmente o argumento, mas toda a
situação do argumento, como vemos acontecer hoje
com as fake News, verdadeira era da desinformação
planificada.
O truque da falácia do “homem de palha”
está em se bater num suposto argumento fraco, deixando de lado a complexidade do argumento realmente dito que, em geral, não seria fácil de refutar.
Assim como se coloca palha dentro de uma
roupa para simular a presença de um ser humano, a
falácia do espantalho surge quando palavras são colocadas na boca de alguém. Esse alguém continua ali,
mas uma presença espectral vem à tona. O devir espantalho deixa a distância processos de subjetivação,
esvaziando pensamento, sensibilidade e capacidade
de agir. Num mundo sem ética, em que a subjetividade não é respeitada nem em seus dizeres, a espantalhificação é o destino.
Revista Cult, ano 26, ed. 297, set. 2023, p.41. Adaptado.
A esse respeito, leia o fragmento a seguir e avalie o emprego das vírgulas.
“O arguidor torna-se um embusteiro no momento em que refuta a posição do duplo, ou seja, atacando uma posição que não é defendida pela pessoa real.”
As vírgulas foram empregadas no fragmento para separar
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Devir Espantalho
Produzindo um espantalho
Fazer o outro dizer o que ele não disse, criar
um personagem em cima de uma pessoa real e agir
como se esse ente imaginário estivesse presente – é
disso que se trata na falácia do espantalho, uma das
mais famosas na arte de vencer debates sem precisar
ter razão.
Baseada na criação de um duplo, é esse personagem ficcional que deve ser atacado no lugar da
pessoa real. É essa pessoa, cujo corpo e cuja presença
são como que jogados fora, que é transformada em
um boneco num jogo de argumentos. O ônus por ter
sido transformada em espantalho é totalmente dela.
O arguidor torna-se um embusteiro no momento em
que refuta a posição do duplo, ou seja, atacando uma
posição que não é defendida pela pessoa real. A falácia não é simplesmente o argumento, mas toda a
situação do argumento, como vemos acontecer hoje
com as fake News, verdadeira era da desinformação
planificada.
O truque da falácia do “homem de palha”
está em se bater num suposto argumento fraco, deixando de lado a complexidade do argumento realmente dito que, em geral, não seria fácil de refutar.
Assim como se coloca palha dentro de uma
roupa para simular a presença de um ser humano, a
falácia do espantalho surge quando palavras são colocadas na boca de alguém. Esse alguém continua ali,
mas uma presença espectral vem à tona. O devir espantalho deixa a distância processos de subjetivação,
esvaziando pensamento, sensibilidade e capacidade
de agir. Num mundo sem ética, em que a subjetividade não é respeitada nem em seus dizeres, a espantalhificação é o destino.
Revista Cult, ano 26, ed. 297, set. 2023, p.41. Adaptado.
Em relação à significação das palavras, preencha corretamente as lacunas a seguir.
No parágrafo “O truque da falácia do 'homem de palha' está em se bater num suposto argumento fraco, deixando de lado a complexidade do argumento realmente dito que, em geral, não seria fácil de refutar.”, a palavra sublinhada significa . Todavia, em outros contextos, pode ser empregada no sentido de . A esse fenômeno linguístico dá-se o nome de .
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:
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Devir Espantalho
Produzindo um espantalho
Fazer o outro dizer o que ele não disse, criar
um personagem em cima de uma pessoa real e agir
como se esse ente imaginário estivesse presente – é
disso que se trata na falácia do espantalho, uma das
mais famosas na arte de vencer debates sem precisar
ter razão.
Baseada na criação de um duplo, é esse personagem ficcional que deve ser atacado no lugar da
pessoa real. É essa pessoa, cujo corpo e cuja presença
são como que jogados fora, que é transformada em
um boneco num jogo de argumentos. O ônus por ter
sido transformada em espantalho é totalmente dela.
O arguidor torna-se um embusteiro no momento em
que refuta a posição do duplo, ou seja, atacando uma
posição que não é defendida pela pessoa real. A falácia não é simplesmente o argumento, mas toda a
situação do argumento, como vemos acontecer hoje
com as fake News, verdadeira era da desinformação
planificada.
O truque da falácia do “homem de palha”
está em se bater num suposto argumento fraco, deixando de lado a complexidade do argumento realmente dito que, em geral, não seria fácil de refutar.
Assim como se coloca palha dentro de uma
roupa para simular a presença de um ser humano, a
falácia do espantalho surge quando palavras são colocadas na boca de alguém. Esse alguém continua ali,
mas uma presença espectral vem à tona. O devir espantalho deixa a distância processos de subjetivação,
esvaziando pensamento, sensibilidade e capacidade
de agir. Num mundo sem ética, em que a subjetividade não é respeitada nem em seus dizeres, a espantalhificação é o destino.
Revista Cult, ano 26, ed. 297, set. 2023, p.41. Adaptado.
Considerando-se o contexto em “Devir Espantalho”, associe corretamente as palavras aos seus respectivos significados.
PALAVRAS
1 - Embusteiro
2 - Espectral
3 - Falácia
4 - Refutar
SIGNIFICADOS
( ) discurso falso que se tenta passar por verdadeiro e é capaz de enganar.
( ) relativo ou semelhante à aparição ou a um fantasma.
( ) impostor que se utiliza de mentiras ardilosas com o intuito de enganar.
( ) derruba as afirmações alheias usando alegações irrecusáveis.
A sequência correta dessa associação é:
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Devir Espantalho
Produzindo um espantalho
Fazer o outro dizer o que ele não disse, criar
um personagem em cima de uma pessoa real e agir
como se esse ente imaginário estivesse presente – é
disso que se trata na falácia do espantalho, uma das
mais famosas na arte de vencer debates sem precisar
ter razão.
Baseada na criação de um duplo, é esse personagem ficcional que deve ser atacado no lugar da
pessoa real. É essa pessoa, cujo corpo e cuja presença
são como que jogados fora, que é transformada em
um boneco num jogo de argumentos. O ônus por ter
sido transformada em espantalho é totalmente dela.
O arguidor torna-se um embusteiro no momento em
que refuta a posição do duplo, ou seja, atacando uma
posição que não é defendida pela pessoa real. A falácia não é simplesmente o argumento, mas toda a
situação do argumento, como vemos acontecer hoje
com as fake News, verdadeira era da desinformação
planificada.
O truque da falácia do “homem de palha”
está em se bater num suposto argumento fraco, deixando de lado a complexidade do argumento realmente dito que, em geral, não seria fácil de refutar.
Assim como se coloca palha dentro de uma
roupa para simular a presença de um ser humano, a
falácia do espantalho surge quando palavras são colocadas na boca de alguém. Esse alguém continua ali,
mas uma presença espectral vem à tona. O devir espantalho deixa a distância processos de subjetivação,
esvaziando pensamento, sensibilidade e capacidade
de agir. Num mundo sem ética, em que a subjetividade não é respeitada nem em seus dizeres, a espantalhificação é o destino.
Revista Cult, ano 26, ed. 297, set. 2023, p.41. Adaptado.
O texto “Devir Espantalho” é, fundamentalmente, argumentativo porque
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Devir Espantalho
Produzindo um espantalho
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um personagem em cima de uma pessoa real e agir
como se esse ente imaginário estivesse presente – é
disso que se trata na falácia do espantalho, uma das
mais famosas na arte de vencer debates sem precisar
ter razão.
Baseada na criação de um duplo, é esse personagem ficcional que deve ser atacado no lugar da
pessoa real. É essa pessoa, cujo corpo e cuja presença
são como que jogados fora, que é transformada em
um boneco num jogo de argumentos. O ônus por ter
sido transformada em espantalho é totalmente dela.
O arguidor torna-se um embusteiro no momento em
que refuta a posição do duplo, ou seja, atacando uma
posição que não é defendida pela pessoa real. A falácia não é simplesmente o argumento, mas toda a
situação do argumento, como vemos acontecer hoje
com as fake News, verdadeira era da desinformação
planificada.
O truque da falácia do “homem de palha”
está em se bater num suposto argumento fraco, deixando de lado a complexidade do argumento realmente dito que, em geral, não seria fácil de refutar.
Assim como se coloca palha dentro de uma
roupa para simular a presença de um ser humano, a
falácia do espantalho surge quando palavras são colocadas na boca de alguém. Esse alguém continua ali,
mas uma presença espectral vem à tona. O devir espantalho deixa a distância processos de subjetivação,
esvaziando pensamento, sensibilidade e capacidade
de agir. Num mundo sem ética, em que a subjetividade não é respeitada nem em seus dizeres, a espantalhificação é o destino.
Revista Cult, ano 26, ed. 297, set. 2023, p.41. Adaptado.
Considerando-se a leitura do texto, é correto afirmar que
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