Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

3170601 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. São Fidélis-RJ
Provas:

Quando falo de conhecer arte falo de um conhecimento que nas artes visuais se organiza inter-relacionando o fazer artístico, a apreciação da arte e a história da arte. Nenhuma das três áreas sozinha corresponde à epistemologia da arte.

(BARBOSA, 2001, p. 31.)

Em relação ao ensino da arte, de acordo com Ana Mae Barbosa, assinale a afirmativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3170600 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. São Fidélis-RJ
Provas:

De acordo com Utuari, 2012, em relação à interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A interdisciplinaridade propõe a inter-relação entre as disciplinas, parte do princípio da interlocução entre as várias áreas.

( ) Na transdisciplinaridade se compartilha a possibilidade de pensar por muitas vias.

( ) O aprendizado de forma significativa pode acontecer quando o educando percebe as relações entre as várias áreas do conhecimento propostas dentro do currículo escolar.

( ) O projeto coletivo refere-se ao trabalho proposto por um grupo. É importante ressaltar que, quando as disciplinas se unem para fazer um projeto integrado, novos conceitos e processos serão estabelecidos, em detrimento de conceitos individuais e processos de cada área.

( ) No projeto transdisciplinar, devem ser estabelecidos conceitos tendo como eixo norteador o currículo da área a que se relaciona a pesquisa, sendo complementada por outras áreas auxiliares, mantendo uma postura crítica apenas ao que é apresentado pela escola.

A sequência está correta em

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3170599 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. São Fidélis-RJ
Provas:

“Nossa concepção de história da arte ______________, mas pretende ______________ a obra de arte no tempo e explorar suas circunstâncias. Em lugar de estarmos preocupados em mostrar a chamada “evolução” das formas artísticas através do tempo, pretendemos mostrar que a arte não está ______________ de nosso cotidiano, de nossa história pessoal.”

(BARBOSA, 2001.)

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3170598 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. São Fidélis-RJ
Provas:

Sobre o músico e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1059), analise as afirmativas a seguir.

I. Participou, a convite do escritor Graça Aranha, da Semana de Arte Moderna de 1922, apresentando, dentre outras obras, as “Danças Características Africanas”.

II. Foi um dos mais importantes músicos e compositores do Brasil no que se refere ao estudo de ritmos, tanto brasileiros quanto de outros países.

III. Reformulou o conceito brasileiro de nacionalismo musical, tornando-se o seu maior expoente.

IV. Criou a composição Bachianas Brasileiras, união dos sons do chorinho com a maneira de fazer música criada na época do Barroco europeu pelo músico alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Está correto o que se afirma em

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3170597 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. São Fidélis-RJ
Provas:

O Teatro Mágico, conhecido como OTM, é um projeto que reúne elementos do circo, do teatro, da poesia, da música, da literatura e do cancioneiro popular. Criado pelo ator, músico e compositor paulista Fernando Anitelli (1974). Com atores e bailarinos vestidos de palhaços, utilizam linguagens diversificadas, efeitos visuais e tecnologias aliados à simplicidade das performances circenses. Sobre o show do grupo Teatro Mágico, é correto afirmar que se trata de um espetáculo de arte:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3170596 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. São Fidélis-RJ
Provas:

Enunciado 3419983-1

(Disponível em: https://arteeartistas.com.br/cafe-candido-portinari/.)

Com a obra “Café”, Cândido Portinari foi premiado na Exposição Internacional de Arte Moderna pelo Instituto Carnegie em Pittsburgho, Estados Unidos; deu ao pintor notoriedade e legitimou o sistema de formas que ele estava elaborando. Em relação ao pintor Cândido Portinari e sua obra, assinale a afirmativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3170594 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. São Fidélis-RJ
Provas:

Observe a imagem a seguir:

Enunciado 3419980-1

(Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, óleo sobre tela, 1922. Reprodução fotográfica Rômulo Fialdini.)

Pintor, decorador, desenhista e professor, nascido em São Fidélis-RJ, no ano de 1867, faleceu em São Paulo-SP, em 1939. Autor de pinturas históricas, retratos, temas religiosos, cenas de gênero, naturezas mortas e paisagens, tendo se destacado na recriação de episódios da história nacional e paulista, como exemplo a tela “Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500”, acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (MP/USP). Até hoje a tela figura como uma das mais populares representações da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, servindo de iconografia para livros escolares e publicações. As informações anteriores se referem ao artista brasileiro:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3170593 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. São Fidélis-RJ
Provas:

O Teatro do Oprimido é criação do diretor e dramaturgo brasileiro, Augusto Boal. A poética do Teatro do Oprimido está organizada em diferentes técnicas de ações dramáticas. Assinale a alternativa que conste apenas técnicas de ações dramáticas que foram desenvolvidas para o Teatro do Oprimido.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3170592 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. São Fidélis-RJ
Provas:

Nasceu em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, em 1921; foi a primeira bailarina negra a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi precursora da dança afro-coreografada no Brasil. Fundou, em 1953, um grupo de ballet folclórico, dedicado à cultura afro-brasileira. Teve papel fundamental na valorização da cultura negra no Brasil. As informações se referem à coreógrafa e bailarina brasileira:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3170591 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. São Fidélis-RJ
Provas:

O mural etnias, nomeado “Todos somos um”, de 3 mil m2, realizado nas paredes de um antigo armazém na região da Zona Portuária do Rio de Janeiro, tornou-se o maior grafite já realizado no planeta – proeza oficializada em agosto de 2016, pelo Guinness Book – o Livro dos Recordes. O mural é um dos pontos mais fotografados da cidade; foi idealizado pelo artista paulista, que é atualmente um dos maiores muralistas do mundo. O mural “Todos somos um” foi produzido por:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas