Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1150097 Ano: 2018
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE
Provas:
A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sua manifestação clínica em fase avançada ou síndrome da imunodeficiência adquirida (aids) ainda representam importante preocupação para a saúde pública. Quanto a essa patologia, analise as afirmativas abaixo:
I. O HIV-1 e o HIV-2 são adenovírus da família Lentiviridae, necessitando, para se multiplicar, de uma enzima denominada transcriptase reversa, responsável pela transcrição do ácido ribonucleico (RNA) viral para uma cópia do ácido desoxirribonucleico (DNA), que pode, então, se integrar ao genoma do hospedeiro.
II. Os indivíduos com infecção muito recente (“infecção aguda”) ou imunossupressão avançada têm menor concentração do HIV no sangue (carga viral baixa) e nas secreções sexuais, diminuindo a transmissibilidade do vírus.
III. O vírus HIV pode ser transmitido por via sexual (esperma e secreção vaginal), pelo sangue (via parenteral e de mãe para filho) e pelo leite materno.
IV. O tratamento da aids com medicação antirretroviral (TARV) foi revolucionário para a pandemia, tem ação na redução da carga viral e reativação do sistema imunológico, levando à cura da doença.
Estão CORRETAS apenas
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1150066 Ano: 2018
Disciplina: Saúde Pública
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE
Em relação à Lei 8.080/90, analise as assertivas abaixo:
I. Descreve em seu Art. 2º, § 1º que o Estado tem o dever de garantir a saúde à população, limitando a sua ação apenas na formulação de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos.
II. No § 2º, garante o acesso privilegiado às ações e aos serviços de saúde para a sua promoção, proteção e recuperação.
III. De acordo com a Lei 8.080/90, os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1150020 Ano: 2018
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE
Provas:
O sistema da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) vem sendo desenvolvido como um elemento norteador da assistência de enfermagem. Sobre a SAE, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1149886 Ano: 2018
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE
Provas:
Na utilização da via intradérmica, a vacina é introduzida na derme, que é a camada superficial da pele. Essa via proporciona uma lenta absorção das vacinas administradas. Assinale a alternativa que indica o volume máximo a ser administrado por essa via.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1149863 Ano: 2018
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE
Provas:
Sobre Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), leia as afirmações abaixo:
I. A medida da pressão arterial (PA) deve ser realizada em toda avaliação de saúde por profissionais habilitados. É recomendado, pelo menos, que a PA seja medida a cada 3 anos para os adultos com PA ≤ 120/80 mmHg, e a cada 2 anos, para aqueles com PA > 120/80 mmHg e < 140/90 mmHg.
II. Na busca do diagnóstico de HAS, faz-se necessária uma avaliação clínica. Ao realizar o exame físico, o enfermeiro verifica peso, altura, circunferência abdominal e frequência cardíaca. A palpação e a ausculta do coração, das carótidas e dos pulsos devem fazer parte do exame.
III. O tratamento medicamentoso da HAS tem como objetivo diminuir a mortalidade cardiovascular. Os diuréticos apresentam mecanismos de ação anti-hipertensiva associados aos seus efeitos natriuréticos, com diminuição do volume extracelular. Seus principais efeitos adversos são: fraqueza, câimbras, hipovolemia e disfunção erétil.
IV. A hipertensão arterial na gestação resulta em mortalidade entre 20% e 25% de todas as causas de óbito materno. A pré-eclâmpsia é definida pela presença de HA após a 20ª semana associada à proteinúria significativa. Na ausência de proteinúria significativa, o diagnóstico pode ser baseado na presença de cefaleia, elevação de enzimas hepáticas, turvação visual, dor abdominal, plaquetopenia, comprometimento renal e edema pulmonar.
Estão CORRETAS
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1149832 Ano: 2018
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE
Provas:
Sobre os Programas de Atenção ao Idoso, analise as assertivas abaixo:
I. A Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa define como uma de suas prioridades a construção de uma proposta de Modelo de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa, com o objetivo de contribuir para a organização da atenção e ampliação do acesso qualificado a essa população no âmbito do SUS.
II. O Modelo de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa apresenta as diretrizes e estratégias para potencializar ações e serviços dirigidos às pessoas idosas já desenvolvidas nos territórios, de forma que sejam reconhecidos e articulados diferentes pontos de atenção, compondo a rede de atenção às pessoas idosas, tendo a Atenção Básica como coordenadora dessa ação.
III. A atenção deve ser baseada nas necessidades da população, direcionada ao indivíduo, considerando sua integração na família e na comunidade, centrada exclusivamente na doença.
IV. A especificidade e a heterogeneidade nos processos de envelhecer devem ser consideradas, a partir dos determinantes sociais da saúde, nos seus mais diferentes aspectos, considerando ainda as diferenças de gênero e raça, buscando a equidade e resolutividade do cuidado a ser ofertado.
Estão CORRETAS
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1145712 Ano: 2018
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE
Provas:
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) tem por objetivo promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno mediante a atenção e cuidados integrais e integrados da gestação aos 9 (nove) anos de vida (BRASIL, 2015). A(O) enfermeira(o) tem papel fundamental na efetivação dos programas e protocolos ministeriais voltados à atençãointegral à saúde de gestantes, nutrizes e crianças que compõem os eixos estratégicos da PNAISC. Sobre as ações realizadas para garantir a saúde integral de crianças, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) A suplementação com vitamina A reduz o risco de morte em crianças. Sua administração é capaz de reduzir o risco de mortalidade por diarreia em 28% e mortalidade, por todas as causas, em crianças HIV positivo em 45%. As crianças pernambucanas devem receber a suplementação de vitamina A a partir dos seis meses, com dose de 100.000 UI (crianças de 6 a 11 meses) e de 200.000 UI entre 12 e 59 meses.
( ) Dentre as ações realizadas pela(o) enfermeira(o) no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil na puericultura, está a indicação da suplementação de sulfato ferroso (dose de 1g de ferro elementar / Kg de peso, diariamente) para crianças com idade de 06 a 24 meses, com o objetivo de prevenir a anemia ferropriva.
( ) A(O) enfermeira(o) deverá realizar exame físico completo do neonato na primeira consulta de puericultura e realizar acurada avaliação antropométrica. Nas situações em que o perímetro cefálico estiver acima ou abaixo de dois desvios-padrão (< -2 ou > +2 escores “z”), é possível que existam doenças neurológicas, como microcefalia (de causa genética ou ambiental) e hidrocefalia, o que exige encaminhamento para investigação.
( ) O IMC é considerado um bom marcador de adiposidade em crianças. Existem evidências da associação dos valores do IMC em crianças menores de 2 anos com obesidade na adolescência e na idade adulta e, por isso, recomenda-se a avaliação desse indicador desde o nascimento. Crianças menores de 5 anos com valores de IMC entre +2 e +3 escores “z” são consideradas obesas para a idade.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1145644 Ano: 2018
Disciplina: Saúde Pública
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE
Em relação ao Art. 4º, da Lei 8.080/90, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) O SUS é constituído por conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
( ) Estão também incluídas como prestadoras as instituições de pesquisa e de controle de qualidade.
( ) A iniciativa privada poderá participar do SUS em caráter complementar.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1145326 Ano: 2018
Disciplina: Português
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE
Enfermagem Offshore
Enfermagem Offshore é a tradução do termo inglês: Offshore Nursing. Define, assim, o grupo de profissionais de Enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros que trabalham na área offshore. É a prestação da assistência de enfermagem desenvolvida na área de exploração e produção de petróleo e gás natural em alto-mar. Logo, as atividades dela são voltadas para os trabalhadores a bordo de plataformas, navios e unidades petrolíferas.
Muitos dos profissionais de Enfermagem Offshore são oriundos de outras áreas da enfermagem, tais como: Emergência, Unidade de Terapia Intensiva e Enfermagem do Trabalho. Isso ocorre devido ao tipo de atividade desenvolvida por esses profissionais, que requer conhecimentos e habilidades específicas para prestar assistência no caso de lesões graves, decorrentes de operações complexas.
A atividade tornou-se tão importante para a área que o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) reconheceu a Enfermagem Offshore como uma nova Especialidade da Enfermagem.
Atualmente, devido às grandes descobertas de petróleo e gás no Brasil, realizadas pela Petrobras, aliadas à exploração de novas reservas ainda maiores, os investimentos no setor offshore tiveram um grande crescimento, com perspectivas maiores ainda nos próximos anos.
O número de profissionais de enfermagem envolvidos neste setor vem crescendo de forma rápida desde então, acompanhando uma grande demanda e atraindo diversos enfermeiros que nunca trabalharam embarcados. Porém, será que estes que pleiteiam essas novas vagas sabem realmente quais serão os desafios a serem alcançados e os obstáculos a serem enfrentados em uma plataforma em alto-mar?
Os profissionais de Enfermagem Offshore atualmente trabalham em turnos de 12 horas, em dois tipos de escalas e/ou regime de revezamento de embarque: escala 14X14: o enfermeiro permanece um período de 14 dias embarcado e outro período de 14 dias de folga; escala 14X21: o enfermeiro permanece um período de 14 dias embarcado e outro período de 21 dias de folga. Essa escala é aplicável apenas a funcionários concursados Petrobras devido a um acordo sindical.
As empresas realizam suas contratações baseadas na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, posicionando os seus profissionais em níveis de carreira que variam do nível I ao IV. Outras selecionam por contrato de trabalho temporário (...). Existem empresas que terceirizam esse serviço através de outras empresas especializadas.
Por se tratar de uma atividade em regime de confinamento, que apresenta situações peculiares, a relação enfermeiro- tripulação é de extrema importância e o profissional de enfermagem deve possuir um perfil bastante sociabilizável, pois sua interação com os demais tripulantes é um fator essencial para gerar relações de confiança e respeito, visto que ele será, em muitos casos, o único profissional de saúde a bordo.
Existe, ainda, por parte de muitas empresas, o requisito para se contratarem profissionais que falem outra língua, de preferência, o inglês. Isso ocorre pelo fato de a maioria das empresas serem estrangeiras, com profissionais de diversas nacionalidades envolvidos nas operações a bordo.
A possibilidade de um atendimento de emergência de grande proporção ou gravidade é uma realidade bastante provável para o Enfermeiro Offshore, uma vez que as operações envolvidas na exploração de petróleo e gás têm grande periculosidade, tanto que são classificadas pelo Ministério do Trabalho como de Grau de Risco IV, numa escala que vai de I a IV. Ou seja, é um dos serviços de maior risco no Brasil.
Por ter essa característica, o enfermeiro deve ser capaz de lidar com situações extremas. Habilidades científicas e técnicas serão sempre colocadas à prática e serão os pontos primordiais para reverter desde possíveis ferimentos até paradas cardíacas, amputações, queimaduras, envenenamento por gás e explosões.
Entre as inúmeras atividades de uma equipe que atua em plataformas ou navios, estão: o atendimento ambulatorial, o controle do estoque de materiais e medicamentos, a higiene do local de trabalho e dos alimentos, a comunicação com o setor médico e, seguramente, os primeiros socorros. Vale destacar que, em casos mais graves, em que há necessidade do atendimento médico, as equipes Offshore também contam com esse tipo de profissional de sobreaviso em terra firme. O contato inicial é feito por telefone ou videoconferência, momento em que os procedimentos são iniciados.
Muitos acreditam que apenas quem possui especialização em Enfermagem do Trabalho pode atuar na área Offshore. Embora tal especialização ajude no bom desempenho, ainda não há obrigatoriedade legal. O que ocorre no mercado é que as empresas terceirizadas, responsáveis por contratar os profissionais, incluem essa formação como requisito.
Os salários atualmente variam entre R$ 4.500,00 para um enfermeiro iniciante e R$ 10.000,00, para um enfermeiro nível sênior ou coordenador. Para os técnicos de enfermagem, os valores ficam entre R$ 3.500,00 e R$ 6.000,00. Atualmente é uma das áreas mais bem pagas da enfermagem.
Disponível em: https://aenfermagem.com.br/materia/enfermagem-offshore/ Acesso em: 30 jul. 2018. Adaptado.
O Texto 1 está organizado em tópicos temáticos que se sucedem e ampliam progressivamente o tema. Considerando esse comentário, relacione os tópicos temáticos da coluna 1 aos comentários da coluna 2, numerando a segunda coluna de acordo com a primeira.
Coluna 1
1. Crescimento da demanda
2. Delimitação do tema
3. Formação profissional
4. Jornada de trabalho
5. Complexidade do trabalho
Coluna 2
( ) Atividades de enfermagem que são voltadas para os trabalhadores a bordo de plataformas, navios e unidades petrolíferas.
( ) Atendimento de emergência de grande proporção ou gravidade, já que a exploração de petróleo e gás tem grande periculosidade.
( ) Devido às grandes descobertas de petróleo e gás no Brasil, os investimentos no setor offshore tiveram um grande crescimento.
( ) Embora ajude no desempenho, a especialização em Enfermagem do Trabalho não é condição obrigatória para trabalhar em enfermagem offshore.
( ) Os profissionais têm turnos de 12 horas de trabalho, em dois tipos de escalas e/ou regime de revezamento de embarque.
A ordem CORRETA, de cima para baixo, é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1144523 Ano: 2018
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: Pref. Recife-PE
Provas:
Sobre Hanseníase, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas