Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

3060834 Ano: 2024
Disciplina: Pedagogia
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
Ferreira e Teberosky (1985) argumentam: “a criança procura ativamente compreender a natureza da linguagem que se fala à sua volta, e (...) tratando de compreendê-la, formula hipóteses, busca regularidades, coloca à prova suas antecipações e cria sua própria gramática. (...) ao tomar contato com os sistemas de escrita, a criança, através de processos mentais, praticamente reinventa esses sistemas, realizando um trabalho concomitante de compreensão da construção e de suas regras de produção/decodificação”. Em conformidade com as autoras citadas, as crianças ordenam conhecimentos sobre a leitura e a escrita, proveniente de distintas hipóteses – espontâneas e provisórias – inclusive,se adequar de todo o enredamento da língua escrita

(Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/Adaptado.)


Considerando as hipóteses, segundo as autoras, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Pré-silábica. 2. Silábica. 3. Silábico-alfabética. 4. Alfabética.

( ) O aprendiz compreende o princípio alfabético, percebendo unidades menores do que as sílabas, os fonemas e, gradualmente, domina suas correspondências com os grafemas.
( ) O aprendiz se encontra em transição entre níveis psicogenéticos e tanto pode representar sílabas completas quanto representações parciais da sílaba por uma só letra. Por exemplo, para elefante: ELEFT.
( ) O aprendiz faz experimentações diversas, utilizando, simultaneamente, desenhos e outros sinais gráficos, a grafia da palavra pode ser vista como representação fiel das características do objeto que representa, inclusive, pela extensão da escrita.
( ) O aprendiz percebe os sons das sílabas como segmentos da palavra a ser escrita, mas supõe que apenas uma letra pode representá-las graficamente, podendo ou não ter o valor sonoro convencional. Por exemplo: BNDA ou ELFT são quatro letras que podem representar a palavra ELEFANTE.

A sequência está correta em
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060727 Ano: 2024
Disciplina: Pedagogia
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
Dificuldades de aprendizagem são comumente expostas no ambiente escolar, o que vem preocupando pesquisadores como e de que forma são feitos os diagnósticos nas crianças. Os professores, ao depararem com crianças que não satisfazem os planejamentos e seus instrumentos de controle, acabam rotulando e, até às vezes, menosprezando essa criança sob o argumento de ser uma criança problemática ou hiperativa. Ao passar os seus conflitos para os gestores acabam recebendo orientações divergentes com a situação. Esse jogo de falta de conhecimento provoca nos professores e gestores um ambiente de incompetência e alienação. Ficando a cargo de psicólogos e psicopedagogos tomar devidas incumbências de solucionar as dificuldades de aprendizagem.

(Disponível em https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10170/17/16.pdf.)


Sobre as dificuldades de aprendizagens comuns apresentadas nas escolas, analise as afirmativas a seguir.

I. “A é um termo que se refere às crianças que apresentam sérias dificuldades de leitura e, consequentemente, de escrita, apesar de seu nível de inteligência ser normal ou estar acima da média.”
II. “A é uma alteração na capacidade para realização de operações matemáticas. A dificuldade da criança se encontra nos processos de cálculos iniciais envolvendo estratégias de contagem para resolução de problemas aritméticos de adição e subtração.”
III. “A é uma deficiência na qualidade do traçado gráfico, sendo que essa deficiência não deve ter como causa um deficit intelectual e/ou neurológico. A criança tem dificuldades para escrever a linguagem falada; tem a chamada “letra feia”; no entanto, seu nível de inteligência está na média ou acima da média e, por vários motivos, apresenta uma escrita ilegível ou muito lenta.”

Assinale a sequência que completa correta e respectivamente as afirmativas anteriores.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060726 Ano: 2024
Disciplina: Pedagogia
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
A ética possui várias concepções, dependendo da abordagem pela qual é apresentada. Tradicionalmente, é compreendida como um estudo ou reflexão, científica ou filosófica, podendo ser até mesmo teológica, sobre as ações e costumes do ser humano. A própria vida de acordo com os costumes e ações que consideramos corretos. É, então, o estudo das ações e dos costumes, podendo ser a realização de um tipo de comportamento. Ainda,segundo Valls, através de uma reflexão teórico-científica, tratando-se de normas de comportamento, é uma ciência normativa; tratando-se de costumes seria uma ciência descritiva, ou uma ciência mais especulativa que tratasse de questões como a liberdade.

(Valls, 2008.)


O Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia tem por finalidade orientar condutas esperadas dos profissionais da psicopedagogia; serve como base à prática profissional, institui e regulamenta normas às quais se devem ajustar as relações entre os membros envolvidos nas ações psicopedagógicas, possibilitando o exercício do livre arbítrio. Sobre o sigilo profissional do psicopedagogo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O psicopedagogo não revelará como testemunha, fatos de que tenha conhecimento no exercício de seu trabalho, a menos que seja intimado a depor perante autoridade judicial.
( ) Os resultados de avaliações psicopedagógicas somente serão fornecidos a terceiros interessados, mediante concordância do próprio avaliado ou de seu representante legal.
( ) O psicopedagogo deve preservar a confidencialidade dos dados obtidos em decorrência do exercício de sua atividade não podendo informar sobre o cliente nem mesmo a especialistas e/ou instituições de onde está matriculado o aluno atendido.
( ) Os registros psicopedagógicos, em suporte de papel ou eletrônico, deverão permanecer arquivados por um período de cinco anos após o encerramento do atendimento. Após esse período, a divulgação púbica dos registros, imagens ou áudios dos atendimentos é permitida independente da autorização do cliente/aluno ou representante legal.

A sequência está correta em
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060725 Ano: 2024
Disciplina: Pedagogia
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
Jean Piaget (1896-1990), epistemólogo suíço, dedicou boa parte de sua vasta produção científica ao estudo dos processos inerentes à construção do conhecimento. Dessa maneira, buscou explicar como a inteligência evoluía na criança, passando dos processos simples de pensamento até os raciocínios complexos de jovens e adultos. Para o estudo da construção gradativa da inteligência na criança, o autor utilizou-se de um método por ele elaborado, denominado de método clínico.

(Volume 9. Número 2 – Ago-Dez/2017 39. Disponível em: www.marilia.unesp.br/scheme.)

“Para aplicar o método clínico, Piaget utilizou entrevistas puramente verbais e também apresentou situações-problema com materiais concretos, a fim de possibilitar ao sujeito a antecipação e a explicação, após determinada demonstração. A isso Piaget denominou provas .” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060724 Ano: 2024
Disciplina: Pedagogia
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
Na concepção sócio-histórica de educação, o brincar é contemplado como atividade fundamental, uma vez que representa um espaço privilegiado de interação infantil e de constituição do sujeito criança como sujeito humano, produto e produtor de história e de cultura. A brincadeira é tida como um dos meios de constituição da subjetividade, porque é através dela que as crianças se apropriam da realidade, bem como a assimilam e recriam. Vygotsky (1991), no seu livro “A formação social da mente”, faz uma análise da brincadeira como atividade não apenas social, mas também de natureza e origem específicas, enquanto elementos fundamentais para a construção da personalidade infantil.

(Wajskop, 1995.)

Tendo em vista o exposto, para que a escola forneça condições que garantam o aparecimento da brincadeira, é necessário que, EXCETO:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060723 Ano: 2024
Disciplina: Pedagogia
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
De acordo com Piaget (2013), o aprendizado possui ligação entre adaptação, acomodação e assimilação, através de informações adquiridas no meio em que se está inserido. Esses são processos de internalização de conteúdos externos, passando por etapas para que seja possível ocorrer uma compreensão, ora assimilando assim os objetos; a ação e o pensamento são compelidos a se acomodarem a estes, isto é, a se reajustarem por ocasião de cada variação exterior. Pode-se chamar “adaptação” ao equilíbrio destas assimilações e acomodações (Piaget, 1999, p. 17). O equilíbrio entre assimilação e acomodação é o que rege a passagem de um estágio para o outro, pois ocorre uma progressão no conhecimento gerando adaptação de determinados conceitos (Piaget, 1964). Piaget elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório-motor (1º mês a 2 anos); pré- -operacional (2 a 7 anos); operatório concreto (7 a 12 anos); e, operações formais (após 12 anos).


(Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu. Adaptado.)


Considerando os estágios de desenvolvimento da teoria de piagetiana citados, analise as afirmativas a seguir.

I. “No estágio ocorre uma modificação nas capacidades cognitivas, no que se refere às estruturas e às operações lógicas, que passam a ser quantitativas e não mais qualitativas; o raciocínio se torna independente das experiências estritamente presentes. É nesse estágio, por sua vez, que se inicia a capacidade de empregar teorias e hipótese em soluções de problemas.”
II. “No estágio configura-se pelos aspectos psicomotores, evolução da percepção e da motricidade. É neste estágio que o conhecimento prático é desenvolvido, constituindo-se a subestrutura do conhecimento representativo ulterior. Será construída uma série de estruturas que serão indispensáveis para o pensamento representativo do próximo estágio.”
III. “No estágio ocorrem operações sobre os objetos concretos e não sobre hipóteses expressadas verbalmente. Por exemplo, há as operações de classificação, ordenamento, a construção da ideia de número, operações espaciais e temporais e todas as operações fundamentais da lógica elementar de classes e relações, da matemática elementar, da geometria elementar e até da física elementar. Do ponto de vista do ego, a criança já não é mais tão egocêntrica.”
IV. “No estágio a criança entra em contato com o mundo simbólico, não passando a depender simplesmente de suas sensações. Ocorre um grande aumento nas habilidades sensórias motoras, adaptando o sujeito a melhor exploração do ambiente. O egocentrismo é primordial neste período, a criança não consegue colocar-se no lugar do outro, uns dos eventos muito decorrente nesta fase são os monólogos coletivos. Por conta desse aspecto egocêntrico gera-se uma forma de pensar o mundo: animalista, artificialista, finalista e mágico.”

Assinale a sequência que completa correta e respectivamente as afirmativas anteriores.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060722 Ano: 2024
Disciplina: Pedagogia
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
A finalidade da Psicopedagogia contemporânea continua sendo a aprendizagem e a relação do sujeito com a aprendizagem. Isto não significa deixar de lado a compreensão do fenômeno dificuldade de aprendizagem. Para definir o que seja dificuldade de aprendizagem, é preciso considerar o contexto e o referencial teórico usado para fazer sua leitura. O que é considerado dificuldade em um contexto pode não ser considerado em outro, podendo ser entendido como pertinente ao processo de ensino-aprendizagem. Divergências teóricas, portanto, são dissonâncias pertinentes em nossa realidade e seria impossível pretender uniformizar a leitura do que seja uma dificuldade de aprendizagem. Provavelmente, uma visão que leve em consideração a complexidade enquanto paradigma poderá assimilar as contribuições das diferentes disciplinas de modo a compreender o sujeito da aprendizagem em suas múltiplas dimensões. Isto é, não apenas pelos aspectos relacionados com a subjetividade ou considerando apenas os aspectos orgânicos, ou somente o cenário sociocultural para explicar as dificuldades ou distúrbios como se queira nomear esse sofrimento humano. Os instrumentos utilizados no diagnóstico e na intervenção dependem dos conceitos de aprendizagem e de dificuldade de aprendizagem e, portanto, dos referenciais teóricos, e apesar dessas dissonâncias, é possível destacar alguns pontos comuns presentes no discurso psicopedagógico que expressam a práxis psicopedagógica.

(Rubinstein, Castanho e Noffs, 2004.)

Acerca do exposto, são pontos comuns e presentes no discurso e práxis psicopedagógica, EXCETO:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060720 Ano: 2024
Disciplina: Pedagogia
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
A educação está na pauta da sociedade que compreende as mazelas que as instituições educacionais passam frente ao enorme desafio de ensinar as competências e habilidades do ser humano do século XXI. No que tange à Psicopedagogia Escolar deve- -se ponderar que sua atuação é eminentemente institucional; em outros termos, sua práxis não visa a tratar os problemas de aprendizagem de forma individual; antes quer ter um olhar coletivo sobre a prática de ensino-aprendizado. Dentre os inúmeros aspectos de sua atuação na escola, o psicopedagogo age de forma a prevenir e identificar a diversidade do público atendido. O psicopedagogo, atento às particularidades dos alunos, atua de forma a proporcionar preventivamente, junto aos docentes da escola e à coordenação pedagógica, ações didáticas que favoreçam o aprendizado dos alunos. No fundo, a dimensão preventiva busca de antemão minimizar as dificuldades de aprendizado e os possíveis fracassos escolares.

(Silva, 2019.)

Sobre as ações do psicopedagogo, dentre outras junto às instituições de ensino, assinale a afirmativa INCORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060719 Ano: 2024
Disciplina: Pedagogia
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
A Psicopedagogia como campo de conhecimento possui uma história própria que deve ser perscrutada com o objetivo de propiciar um melhor conhecimento de seu campo de atuação e as nuances de sua constituição epistemológica como ciência. “O termo Psicopedagogia assinala de forma simples e direta uma das mais profundas e importantes razões da produção de um conhecimento científico: o de ser meio, o de ser instrumento para um outro, tanto em uma perspectiva teórica ou aplicada.” Nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem.

(Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/15/. Adaptado.)


Sobre o exposto e considerando o histórico da psicopedagogia, analise as afirmativas a seguir.

I. A preocupação com os problemas de aprendizagem teve origem na Europa, no século XIX, por volta de 1970. Inicialmente, pensaram sobre o problema os filósofos, os médicos e os educadores.
II. Em fins do século XIX foi formada uma equipe médico-pedagógica e, a partir daí, a neuropsiquiatria infantil passou a se ocupar dos problemas neurológicos que afetam a aprendizagem.
III. Foi trazida para o Brasil na década de 70, do século XX, e tem sua trajetória histórica influenciada por autores estrangeiros, como Sara Paín, Jorge Visca, Alicia Fernández, dentre outros; e, em 1979, foi criado o primeiro curso regular de Psicopedagogia, no Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo.

Está correto o que se afirma em
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060707 Ano: 2024
Disciplina: Pedagogia
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
A aprovação do ECA (Lei nº 8.069/1990), em 13 de julho de 1990, representou uma grande conquista para os movimentos sociais que lutavam pelos direitos da infância e adolescência brasileira. A sociedade organizou-se para garantir na Lei medidas de proteção aos direitos da população infanto-juvenil. O ECA buscou no artigo 227 da Constituição Brasileira as bases para a sua elaboração, ou seja, este artigo é a fonte primária que dá origem ao Estatuto. A inovação deste artigo está em responsabilizar a família, a sociedade e o Estado pela proteção integral de crianças e adolescentes.

(Disponível em: https://apoie.sedu.es.gov.br/o-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-e-a-escola. Adaptado.)


Sobre o exposto e, ainda, considerando o ECA, assinale a afirmativa INCORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas