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“[...] existem duas espécies principais de jogo: uma na qual as crianças brincam com objetos e os fazem criar vida (jogo
projetado), e outra na qual as próprias crianças se tornam as pessoas imaginadas, animais ou coisa (jogo pessoal).” A citação
pertence ao livro “O jogo dramático infantil”, de Peter Slade (1978), que estabelece uma compreensão da palavra “jogar” no
sentido simbólico, imaginário, faz de conta; embora considere como uma atividade propriamente artística, defende que é
também um comportamento natural dos seres humanos. Em relação ao jogo dramático, assinale a afirmativa INCORRETA.
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O domínio da arte transcendeu as esculturas e os quadros e, hoje, todo e qualquer material pode ser apoderado pelos artistas
e reconhecido como obra de arte. As fronteiras tornaram-se tênues e o produto artístico é mais uma das possibilidades de
apreciação e fruição. Elucido sobre uma arte em que ideias, palavras, som, ar e tantos outros elementos efêmeros fazem parte
da diversa paleta nos tempos contemporâneos. Em sua dissertação “A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para
a prática do ensino de artes”, a autora Marina Pereira de Menezes propõe-se a pensar processos e temáticas que se relacionam
à arte contemporânea e à educação. Para a autora, a problemática central reside no fato de que parece existir um descompasso
entre as produções de arte nos dias atuais frente ao que se aplica nos currículos escolares. Diante do exposto, no que se refere
ao ensino da arte, bem como os questionamentos da autora, podemos afirmar que almeja:
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O pensamento decolonial objetiva problematizar a manutenção das condições colonizadas da epistemologia, buscando a emancipação absoluta de todos os tipos de opressão e dominação, ao articular interdisciplinarmente cultura, política e economia de maneira a
construir um campo totalmente inovador de pensamento que privilegie os elementos epistêmicos locais em detrimento dos legados
impostos pela situação colonial.
(REIS; ANDRADE, 2018.)
Com intuito de garantir uma ação afirmativa e o estudo das culturas africanas e afro-brasileiras, foi sancionada, em 2003, a Lei nº 10.639/2003, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da presença da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” nas disciplinas de História, Língua Portuguesa e Arte. Engajado com propósitos distintos surge no Brasil, em 1944, liderado por Abdias Nascimento, um importante movimento teatral que tem como premissa resgatar, no país, os valores da pessoa humana e da cultura negro-africana, degradados e negados por uma sociedade dominante. Tal movimento ficou conhecido como:
(REIS; ANDRADE, 2018.)
Com intuito de garantir uma ação afirmativa e o estudo das culturas africanas e afro-brasileiras, foi sancionada, em 2003, a Lei nº 10.639/2003, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da presença da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” nas disciplinas de História, Língua Portuguesa e Arte. Engajado com propósitos distintos surge no Brasil, em 1944, liderado por Abdias Nascimento, um importante movimento teatral que tem como premissa resgatar, no país, os valores da pessoa humana e da cultura negro-africana, degradados e negados por uma sociedade dominante. Tal movimento ficou conhecido como:
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Considerando a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, foram criados os Parâmetros Curriculares
Nacionais – PCNS, que se caracterizam por um documento sistematizado que visa oferecer subsídios para a práxis dos educadores no ensino de artes, tendo a arte sob dois aspectos: como meio de expressão e como forma de conhecimento.
(ZAGONEL, 2012.)
No que tange às relações de ensino-aprendizagem e à arte, o documento aponta situações que levem em consideração a experiência individual e compartilhada do aluno. Orienta três eixos norteadores que ser articulam entre si e ao mesmo tempo mantém suas especificidades; assinale-os.
(ZAGONEL, 2012.)
No que tange às relações de ensino-aprendizagem e à arte, o documento aponta situações que levem em consideração a experiência individual e compartilhada do aluno. Orienta três eixos norteadores que ser articulam entre si e ao mesmo tempo mantém suas especificidades; assinale-os.
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- Temas Educacionais PedagógicosInclusão e Exclusão: Diversidade, Desigualdade e Diferença
- Temas Educacionais PedagógicosProcesso de Ensino e Aprendizagem
O conteúdo escolar é elaborado com base na seleção e na reelaboração de conceitos culturais para, com isso, torná-los satisfatórios para serem repassados nas escolas. Esse processo de seleção cultural leva à discussão de apenas uma parcela de
experiências coletivas de indivíduos; em geral, a parcela de conhecimentos, valores e atitudes considerada a versão autorizada ou legítima da cultura. Com isso, ocorre a marginalização da cultura de diversos grupos sociais no contexto escolar e a
substituição por conteúdos da parcela hegemônica. Por isso, historicamente, a escola passou a desempenhar o papel de
homogeneizar os valores aceitos e promover a assimilação cultural dos alunos. O desafio que se coloca na contemporaneidade é reconhecer a importância de utilizar o espaço escolar para dar voz aos grupos sociais oprimidos e reverter esta situação. Para que isso aconteça:
I. É preciso construir um espaço pedagógico que fortaleça a diversidade cultural, dando um sentido mais democrático aos conteúdos escolares.
II. É necessário identificar o conceito de multiculturalismo utilizado nas propostas curriculares.
III. Deve-se discutir e diferenciar as noções de cultura culta e culturas dominadas.
IV. Deve-se criar escolas multiculturais e escolas cultas; as escolas cultas abrangem o saber tradicional, os métodos e as filosofias transmitidas ao longo da história.
Está correto o que se afirma em
I. É preciso construir um espaço pedagógico que fortaleça a diversidade cultural, dando um sentido mais democrático aos conteúdos escolares.
II. É necessário identificar o conceito de multiculturalismo utilizado nas propostas curriculares.
III. Deve-se discutir e diferenciar as noções de cultura culta e culturas dominadas.
IV. Deve-se criar escolas multiculturais e escolas cultas; as escolas cultas abrangem o saber tradicional, os métodos e as filosofias transmitidas ao longo da história.
Está correto o que se afirma em
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A educação mediadora considera que o conhecimento é construído socialmente e que as experiências individuais dos alunos
desempenham um papel importante nesse processo. Quando o professor mediador explica algo, o aluno escuta. O sentido
que o professor pensa ter transmitido pode ser muito diferente do sentido construído pelo aluno. Dificilmente o sentido será
o mesmo para duas pessoas diferentes, considerando-se as vivências e os momentos de educação de cada uma. O silêncio
do professor é a sua forma de intervir nessa situação. Agindo ou deixando de agir, o aluno interpreta essas reações a sua
própria maneira. Cada um dos participantes desse diálogo tem sua própria capacidade de operar mentalmente sobre o
mundo e, dessa forma, produzir sentidos diferentes. É essa mágica relação de conhecimento que une ou desune alunos e
professores. Assim, o papel do professor mediador é o de
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Considere uma escola pública que adota as Tendências Pedagógicas Pós-Críticas em seu Projeto Político-Pedagógico (PPP).
Em uma turma, há um grupo de alunos que demonstra comportamentos de exclusão e preconceito em relação a um colega
que se identifica como não binário. Esse colega enfrenta situações de discriminação e é alvo de comentários maldosos. Essa
situação prejudica a construção de um ambiente escolar inclusivo e respeitoso. O professor se vê diante do desafio de
abordar essa situação de maneira eficaz, promovendo a inclusão, o respeito às diferenças de gênero e a construção de um
ambiente educacional seguro e acolhedor. Quais atitudes e estratégias docentes estão alinhadas às tendências pedagógicas
adotadas pela escola em seu Projeto Político-Pedagógico (PPP)?
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- Autores da EducaçãoPiaget
- PsicopedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagemPiaget: Psicologia Genética
Jean Piaget é reconhecido por suas contribuições à psicologia do desenvolvimento e à educação. Sua teoria, conhecida como
Epistemologia Genética, destaca a importância do desenvolvimento cognitivo, como isso influencia a aprendizagem e procura entender como as pessoas constroem o conhecimento ao longo de suas vidas, especialmente durante a infância e a
adolescência. Piaget acreditava que as crianças passam por melhorias de desenvolvimento cognitivo, nas quais constroem
ativamente seu conhecimento por meio da interação com o ambiente. Essa teoria influenciou profundamente a educação e
as práticas pedagógicas. De acordo com a epistemologia genética de Jean Piaget, a equilibração é um processo
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Em um contexto educacional, um professor deve estar ciente da relação entre transtornos alimentares na adolescência e seu
impacto na aprendizagem dos alunos. Considerando essa perspectiva, analise a seguinte situação: “adolescente, sexo masculino, aluno de 16 anos, demonstra um desempenho acadêmico notável em todas as disciplinas, mas seu comportamento
durante as refeições na escola é notavelmente estranho. Ele frequentemente evita comer na presença de colegas, dizendo
que não tem fome; parece excessivamente preocupado com a contagem de calorias. Em casa ele pratica grande quantidade
de exercícios físicos e demonstra estar bem de saúde. Além disso, tem um medo intenso de ganhar peso e verifica constantemente o seu corpo no espelho. Com base no conhecimento sobre transtornos alimentares, é possível afirmar que o adolescente está apresentando sintomas de:
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A didática desempenha um papel central no fazer docente, pois fornece as bases teóricas e práticas necessárias para que os
professores exerçam sua profissão com eficácia. Ela se adapta às necessidades em constante evolução da educação, capacitando os educadores a promoverem o aprendizado significativo e o desenvolvimento integral de seus alunos. Portanto, a
didática é um fundamento epistemológico essencial que sustenta a prática pedagógica e contribui para o constante aprimoramento da educação. No contexto da formação de professores e da prática educacional, há uma discussão significativa sobre
os saberes da docência, a identidade do professor e a importância da didática como fundamento epistemológico do fazer
docente. Na construção da professoralidade,
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