Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2621333 Ano: 2022
Disciplina: Medicina
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Maringá-PR
Provas:

Paciente com 75 anos de idade, masculino, procedente de Minas Gerais, é encaminhado da atenção básica, devido a um quadro de tosse crônica seca (início há alguns anos) associado a dispneia que vem piorando (atualmente mMRC 3).

No interrogatório sintomatológico, o paciente relata também apresentar sintomas de refluxo com certa frequência. Ele nega sintomas de vias aéreas superiores, chiado torácico, febre, perda ponderal e dores articulares.

Antecedentes pessoais: o paciente relata ter diabetes e hipertensão arterial sistêmica, com uso regular de metformina e valsartana, nega história de infecções respiratórias prévias recorrentes e doenças reumatológicas diagnosticadas. O paciente afirma que nunca fumou.

História ocupacional/exposições: o paciente relata que trabalhou a vida toda em escritório, um ambiente que ele diz ser arejado e sem poeira, e também nega ter contato com aves, mofo e travesseiro de pena.

No exame físico: verifica-se bom estado geral do paciente, anictérico, orientado em tempo e espaço, com frequência respiratória de 28 irpm, frequência cardíaca de 99 bpm, pressão arterial 130 × 80 mmHg e saturação de oxigênio em ar ambiente de 89%.

Aparelho respiratório: sons respiratórios presentes bilaterais, com crepitações teleinspiratórias em regiões infraescapulares e axilares posteriores, sem uso de musculatura acessória.

Aparelho cardiovascular: ritmo cardíaco regular, hiperfonese de componente P2 em foco pulmonar, sem sopros.

Extremidades: discreto edema de membros inferiores bilateral, sem sinais de trombose, tempo de enchimento regular de 2 segundos e presença de baqueteamento digital.

O paciente traz uma tomografia prévia solicitada pelo médico de família e representada nas imagens a seguir.

Enunciado 3535108-1

Enunciado 3535108-2

American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine. Volume 198 Number 5 September 1 2018 (com adaptações).

Considerando a principal hipótese diagnóstica para o caso clínico hipotético apresentado anteriormente, julgue os itens a seguir.

I Geralmente a doença em questão ocorre em pacientes mais velhos, entre a sexta e a sétima década de vida. Frequentemente pacientes com esse diagnóstico apresentam como manifestação inicial uma exacerbação aguda.

II Os critérios diagnósticos são baseados na exclusão de outras causas de doença pulmonar, associados a padrão tomográfico específico ou combinações entre padrões tomográficos e histopatológicos.

III A broncoscopia pode auxiliar no diagnóstico. O esperado é que seja encontrada redução dos neutrófilos e(ou) linfocitose.

IV A reunião multidisciplinar (pneumologista, radiologista, cirurgião torácico e patologista), pode ajudar nos casos em que a tomografia sugere diagnóstico alternativo.

V Alguns diagnósticos diferenciais para o quadro descrito acima são: pneumonite de hipersensibilidade, doenças reumatológicas cursando com pneumopatia e toxicidade a drogas.

Estão certos apenas os itens

I, IV e V.
II, III e IV.
II, IV e V.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2621332 Ano: 2022
Disciplina: Medicina
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Maringá-PR
Provas:

Paciente com 60 anos de idade, masculino, natural de Minas Gerais, procura consulta médica devido a um quadro de tosse crônica (início há 10 anos, aproximadamente), seca, associado à dispneia classificada como mMRC 2.

No interrogatório sintomatológico, não é apresentada mialgia, febre, perda ponderal, sudorese noturna ou chiado torácico.

Antecedentes pessoais: o paciente, em uso de losartana e sinvastatina, relata história de hipertensão arterial sistêmica edislipidemia, e nega história de tabagismo.

História ocupacional/exposições: o paciente relata que trabalhou por 20 anos na extração e beneficiamento de rochas, como granito e pedras preciosas, além de ter, eventualmente, prestado serviços em perfuração de poços.

No exame físico: verifica-se bom estado geral do paciente, orientado em tempo e espaço, com frequência cardíaca e respiratória sem alterações e saturação em ar ambiente de 94%.

Aparelho respiratório: sons respiratórios presentes e bilaterais, sem ruídos adventícios. Aparelho cardiovascular: ritmo cardíaco regular em dois tempos, sem sopros. Extremidades: sem edema, alterações de pele ou outras anormalidades notadas.

O paciente traz a seguinte radiografia de tórax:

Enunciado 3535107-1

Internet: < https://radiopaedia.org/cases/151132/studies/125463?lang=us >.

Considerando a principal hipótese diagnóstica do caso clínico hipotético apresentado anteriormente, julgue os itens a seguir.

I Indivíduos que têm esse diagnóstico apresentam até 3,5 vezes mais chances de ter tuberculose.

II Broncoscopia tem papel importante no diagnóstico, conseguindo, na maioria das vezes, fechar o diagnóstico.

III A espirometria, caso solicitada, poderia estar normal ou apresentar um espectro de padrões (obstrutivo, restritivo ou combinado).

IV O diagnóstico geralmente é clínico e baseado na história ocupacional, na imagem do tórax e na exclusão de outros diagnósticos possíveis.

V O tratamento é bem estabelecido e consiste em afastamento da exposição e uso de corticoide sistêmico, com remissão total das alterações na imagem e melhora clínica.

Assinale a opção correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2621240 Ano: 2022
Disciplina: Medicina
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Maringá-PR
Provas:

Uma paciente com 18 anos de idade, previamente hígida, procura o pronto-socorro informando apresentar há um dia quadro clínico constituído por febre de 39 ºC associada a dor torácica em pontada localizada à direita e tosse com eliminação de secreção amarelada. A radiografia de tórax mostrou consolidação em lobo inferior direito. O exame físico revelou crepitações inspiratórias em região axilar direita, pressão arterial de 80 mmHg × 60 mmHg, saturação de O2 igual a 90%, frequência respiratória igual a 28 irpm e frequência cardíaca de 100 bpm.

-

Nesse caso clínico,

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2621239 Ano: 2022
Disciplina: Medicina
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Maringá-PR
Provas:

Um paciente com 23 anos de idade procurou atendimento ambulatorial para mostrar resultado da monitorização do exame de peak-flow semanal, o qual revelou variações diárias acima de 20% quando o paciente estava no trabalho e nenhuma variação quando estava afastado do trabalho. Na ficha médica do paciente, havia a informação de quadro de tosse associada a chiados no peito, dispneia havia um mês e antecedente de asma na infância com remissão aos oito anos de idade. O paciente trabalhava havia três meses como pintor em um posto de gasolina. Nunca fumou. Nada foi encontrado no exame físico. A prova de função pulmonar revelou-se sem alterações.

-

A respeito desse caso clínico, assinale a opção correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2621238 Ano: 2022
Disciplina: Medicina
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Maringá-PR
Provas:

Assinale a opção correta acerca da reabilitação pulmonar.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2621237 Ano: 2022
Disciplina: Medicina
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Maringá-PR
Provas:

A Fibrose Pulmonar Idiopática é uma doença crônica pulmonar com evolução progressiva com prognóstico ruim. Sem tratamento, a mediana de sobrevida é de 3 a 5 anos. O tratamento é essencial para aumentar a sobrevida dos pacientes e reduzir o impacto da doença na qualidade de vida. Nas últimas duas décadas, vários medicamentos revolucionaram o tratamento da doença. Em relação aos medicamentos usados para tratamento da fibrose pulmonar idiopática e suas comorbidades, assinale a opção correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2621236 Ano: 2022
Disciplina: Medicina
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Maringá-PR
Provas:

Paciente de 30 anos de idade, sexo masculino, obeso (IMC = 32 kg/m2 ), sem outras comorbidades ou uso de medicamentos prévios, e com exame físico normal. Realizou polissonografia devido a queixas de roncos durante o sono e sonolência diurna excessiva, o que revelou a presença de Índice de Apneia-Hipopneia (IAH) = 28 eventos por hora, com 48 eventos por hora no sono REM, todos os eventos do tipo obstrutivo. Foi solicitada, então, polissonografia para titulação com CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas). Paciente realizou o exame em uso de zolpidem por dificuldade em iniciar o sono. O exame foi iniciado com pressão de 4 cmH2O com aumento progressivo. Ao longo do exame apareceram apneias centrais com o incremento da pressão titulada. Ao chegar a 10 cmH2O, o número de eventos centrais era superior a 50% do total de eventos.

-

Assinale a opção que avalia corretamente o caso clínico descrito anteriormente.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2621235 Ano: 2022
Disciplina: Medicina
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Maringá-PR
Provas:

As pneumoconioses são doenças ocupacionais em que há depósito de poeira mineral no trato respiratório. A atividade do indivíduo tem relação direta com o tipo de pneumoconiose a ser desenvolvida. Assinale a opção correta relacionada aos diferentes tipos de pneumoconioses.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2621234 Ano: 2022
Disciplina: Medicina
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Maringá-PR
Provas:

Sarcoidose é uma doença granulomatosa multissistêmica de etiologia não bem definida. Ela pode acometer o trato respiratório de diversas maneiras, sendo o pulmão um dos órgãos mais acometidos. Por isso, muitas vezes o portador da doença é acompanhado pelo pneumologista, que também precisa compreender o rastreio do acometimento dos outros órgãos.

-

Em 2020, a American Thoracic Society fez recomendações de exames a serem realizados para avaliação de manifestações extrapulmonares da sarcoidose. Nesse contexto, assinale a opção que corresponde aos os exames recomendados a serem realizados no momento do diagnóstico e com periodicidade anual independente da presença de sintomas, respectivamente.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2621233 Ano: 2022
Disciplina: Medicina
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Maringá-PR
Provas:

As doenças pulmonares intersticiais difusas são um grupo variado de doenças pulmonares heterogêneas caracterizadas por infiltrado inflamatório, podendo evoluir para fibrose pulmonar. Entre elas está a pneumonite de hipersensibilidade, que é dividida em dois fenótipos clínicos: fibrótica e não fibrótica. Assinale a opção que descreve a característica tomográfica típica da pneumonite de hipersensibilidade fibrótica.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas