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Foram encontradas 40 questões.

2091644 Ano: 2021
Disciplina: Educação Artística
Banca: UNIOESTE
Orgão: Pref. Garuva-SC
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Sem desconsiderar os saberes das tendências pedagógicas anteriores, mas vislumbrando um novo modo de ser/pensar/agir na educação, a pedagogia histórico-crítica terá foco na relação intrínseca entre escola e sociedade. Sobre este tema, Ferraz e Fusari (2010) explicitam:

“A compreensão do papel específico da escola nas mudanças sociais facilita o aparecimento dessa nova tendência pedagógica - histórico-crítica [...] Na concepção crítica a educação e a escola são partes integrantes da totalidade social.

No entanto, não são mera reprodução da estrutura social vigente, mas, ao contrário, mantêm relações de reciprocidade (influências mútuas) - com a mesma. Nesse sentido, agir no interior da escola é contribuir para transformar a sociedade.

Cabe à escola difundir os conteúdos vivos, concretos, indissoluvelmente ligados às realidades sociais. Os métodos de ensino não partem de um saber artificial, depositado de fora, e nem do saber espontâneo, mas de uma relação direta com a experiência do aluno confrontada com saber trazido de fora. O professor é o mediador da relação pedagógica, um elemento insubstituível. É pela presença do professor que se torna possível uma ‘ruptura’ entre a experiência pouco elaborada e dispersa dos alunos, rumo aos conteúdos culturais universais permanentemente reavaliados face às realidades sociais” (FERRAZ; FUSARI, 2010, p. 44).

Mas como transformar esses conceitos em ação? Como exercitar e desenvolver práticas que se direcionem nesta perspectiva? Pensando no desdobramento dessas questões, assinale a alternativa CORRETA, que melhor corresponde ao passo a passo de uma proposta metodológica que está alinhada com os preceitos da pedagogia histórico-crítica:

 

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2042309 Ano: 2021
Disciplina: Educação Artística
Banca: UNIOESTE
Orgão: Pref. Garuva-SC
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O Barroco Brasileiro desenvolveu-se do século XVIII ao início do século XIX. Profundamente ligado à religião católica, o Barroco está presente até hoje em inúmeras igrejas desta época construídas no país. Essa arte é exuberante e repleta de ornamentos. As expressões “barroco tardio” ou “barroco mineiro” são usadas para descrever a obra do artista brasileiro, com o qual este estilo atinge seu ápice. Porém, há controvérsias entre os historiadores sobre a caracterização de sua obra. Para alguns, ele apresenta o estilo Rococó, que se observa nas rocalhas, nas formas arredondadas e nos arabescos, e há certa leveza e suavidade em relação ao barroco. Há outros que situam o escultor na transição desses dois estilos e, além disso, que identificam em suas obras elementos do gótico tardio alemão.

Assinale a alternativa CORRETA, que corresponde ao nome deste artista descrito, que é considerado o maior artista e arquiteto do período colonial brasileiro:

 

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2042308 Ano: 2021
Disciplina: Educação Artística
Banca: UNIOESTE
Orgão: Pref. Garuva-SC
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Sobre as vanguardas europeias que mudaram os rumos da Arte a partir do início do século XX, assinale a alternativa CORRETA:

 

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2042307 Ano: 2021
Disciplina: Educação Artística
Banca: UNIOESTE
Orgão: Pref. Garuva-SC
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No início do século XX, quando as vanguardas europeias passaram a questionar a arte produzida pela academia e, até mesmo, a questionar a própria arte, elas deram início a um caminho que possibilitou uma abertura e a proposição de novos suportes e também linguagens. Podemos considerar que, a partir da segunda metade do século XX, cada vez mais as experimentações artísticas se proliferam e encontram caminhos nunca antes imaginados. Vemos uma explosão de possibilidades que rompem com paradigmas da Arte pelo mundo todo.

Sobre essas novas linguagens, assinale a alternativa CORRETA:

 

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2042306 Ano: 2021
Disciplina: Educação Artística
Banca: UNIOESTE
Orgão: Pref. Garuva-SC
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A gravura é uma técnica de expressão dentro da linguagem das Artes Visuais, é toda imagem criada a partir de uma matriz. O material de que é feita esta matriz pode variar e é ele que vai definir o tipo de gravura. A gravura pressupõe uma tiragem, ou seja, um número de cópias a ser definido pelo artista.

Sobre os tipos de gravuras, assinale a alternativa CORRETA:

 

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2042305 Ano: 2021
Disciplina: Educação Artística
Banca: UNIOESTE
Orgão: Pref. Garuva-SC
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Sobre o processo criativo e a expressividade da criança na construção de poéticas visuais, assinale a alternativa CORRETA:

 

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2042304 Ano: 2021
Disciplina: Educação Artística
Banca: UNIOESTE
Orgão: Pref. Garuva-SC
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“A arte popular brasileira é um território fértil e amplo para as discussões culturais. No Brasil, encontram-se os mais diversos tipos de manifestações: da música e do cancioneiro aos shows de habilidade; da literatura de cordel às invenções e bricolages, das festas comunitárias ao folclore, do teatro às brincadeiras de rua, das artes plásticas ao artesanato [...] O espaço dedicado à arte popular nos espaços expositivos ainda é pequeno, mas alcança gradativamente representatividade em todo o país. O Museu Casa do Pontal, localizado no Rio de Janeiro, é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país” (ANDRE; MELLO, 2016, p. 111-114).

Sobre os produtores dessa arte, também chamados de artistas populares, assinale a alternativa CORRETA:

 

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2042303 Ano: 2021
Disciplina: Educação Artística
Banca: UNIOESTE
Orgão: Pref. Garuva-SC
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Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Arte, “são características desse novo marco curricular as reivindicações de identificar a área por Arte (e não mais por Educação Artística) e de incluí-la na estrutura curricular como área com conteúdos próprios ligados à cultura artística, e não apenas como atividade” (BRASIL, 1997, p. 25).

Sobre a legislação que torna obrigatório o ensino da Arte no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

 

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2042302 Ano: 2021
Disciplina: Educação Artística
Banca: UNIOESTE
Orgão: Pref. Garuva-SC
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De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, uma das características do fenômeno artístico que fundamenta o ensino da Arte é o conhecimento artístico como produção e fruição.

Assinale a alternativa CORRETA sobre esse tema:

 

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2042301 Ano: 2021
Disciplina: Educação Artística
Banca: UNIOESTE
Orgão: Pref. Garuva-SC
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“A questão central do ensino de Arte no Brasil diz respeito a um enorme descompasso entre a produção teórica, que tem um trajeto de constantes perguntas e formulações, e o acesso dos professores a essa produção, que é dificultado pela fragilidade de sua formação, pela pequena quantidade de livros editados sobre o assunto, sem falar nas inúmeras visões preconcebidas que reduzem a atividade artística na escola a um verniz de superfície, que visa as comemorações de datas cívicas e enfeitar o cotidiano escolar. Em muitas escolas ainda se utiliza, por exemplo, o desenho mimeografado com formas estereotipadas para as crianças colorirem, ou se apresentam musiquinhas indicando ações para a rotina escolar [...]” (BRASIL, 1997, p. 25-26).

Esse trecho está descrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes para o Ensino Fundamental e descreve as dificuldades ainda enfrentadas no que se refere ao ensino da Arte no Brasil. Partindo dessas constatações, o documento formula alguns princípios inerentes à área da Arte, de modo a orientar os professores em sua atuação profissional. São princípios da Arte descritos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, EXCETO:

 

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