Foram encontradas 50 questões.
3084367
Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Disciplina: Educação Artística
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
Em relação às Escolinhas de Arte do Brasil, analise as afirmativas a
seguir:
I. A Primeira Escolinha de Arte do Brasil foi criada em 1948 no Rio de Janeiro e marcou o início da renovação da ArteEducação e a busca por processos de revitalização educacional no pais. Augusto Rodrigues foi o grande responsável por difundir a filosofia e metodologia do Movimento Escolinhas de Arte em território nacional e mostrar a necessidade da inclusão da Arte na Educação Escolar.
II. Augusto Rodrigues, Margaret Spencer e Lucia Alencastro Valentim desenvolveram a experiência com um pequeno grupo de crianças, com a preocupação inicial de libertá-las por meio do fazer artístico, valorizando e respeitando a livreexpressão e estimulando a iniciativa. Eles registravam todas as análises e observações para desenvolver estudos e debates objetivando aprender o que a arte representava para a criança.
III. Foram fundadas 132 Escolinhas de Arte no Brasil e mais 4 no exterior (Argentina, Paraguai e Portugal) liderando um amplo movimento com uma filosofia comum: o respeito ao ser humano, sua capacidade de criar levando-o a encontrar na arte formas de se realizar e expressar seu conhecimento de si como ser atuante em busca da liberdade.
Assinale
I. A Primeira Escolinha de Arte do Brasil foi criada em 1948 no Rio de Janeiro e marcou o início da renovação da ArteEducação e a busca por processos de revitalização educacional no pais. Augusto Rodrigues foi o grande responsável por difundir a filosofia e metodologia do Movimento Escolinhas de Arte em território nacional e mostrar a necessidade da inclusão da Arte na Educação Escolar.
II. Augusto Rodrigues, Margaret Spencer e Lucia Alencastro Valentim desenvolveram a experiência com um pequeno grupo de crianças, com a preocupação inicial de libertá-las por meio do fazer artístico, valorizando e respeitando a livreexpressão e estimulando a iniciativa. Eles registravam todas as análises e observações para desenvolver estudos e debates objetivando aprender o que a arte representava para a criança.
III. Foram fundadas 132 Escolinhas de Arte no Brasil e mais 4 no exterior (Argentina, Paraguai e Portugal) liderando um amplo movimento com uma filosofia comum: o respeito ao ser humano, sua capacidade de criar levando-o a encontrar na arte formas de se realizar e expressar seu conhecimento de si como ser atuante em busca da liberdade.
Assinale
Provas
Questão presente nas seguintes provas
3084366
Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Disciplina: Educação Artística
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
A Exposição Nacional de Arte Concreta, acontecida no Museu de
Arte Moderna de São Paulo, em 1956, marcou a oficialização do
Concretismo no Brasil. Dentre os artistas que participaram desse
evento podemos destacar
Provas
Questão presente nas seguintes provas
3084365
Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Disciplina: Educação Artística
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
Em relação à Missão Artística Francesa, analise as afirmativas
abaixo:
I. Foi formada por um grupo de artistas e artífices franceses que chegou ao Brasil, em 1816, com o objetivo de ensinar artes. Aqui introduziram o sistema de ensino superior acadêmico e fortaleceram o desenvolvimento do Neoclassicismo.
II. A Missão Artística foi chefiada por Joachim Lebreton e no grupo estavam os artistas: Jean-Baptiste Debret, NicolasAntoine Taunay, Felix Taunay, entre outros.
III. Grandjean de Montigny foi o responsável por projetar da primeira sede oficial da Academia (do qual só resta o pórtico), do Solar Grandjean de Montigny e da primeira sede da Alfândega (hoje Casa França-Brasil), entre outras.
IV. Jean-Baptiste Debret converteu-se no pintor oficial do Primeiro Reinado. De volta a França, publicou “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, uma importante documentação visual para o estudo da cultura e paisagem brasileira da época.
Assinale
I. Foi formada por um grupo de artistas e artífices franceses que chegou ao Brasil, em 1816, com o objetivo de ensinar artes. Aqui introduziram o sistema de ensino superior acadêmico e fortaleceram o desenvolvimento do Neoclassicismo.
II. A Missão Artística foi chefiada por Joachim Lebreton e no grupo estavam os artistas: Jean-Baptiste Debret, NicolasAntoine Taunay, Felix Taunay, entre outros.
III. Grandjean de Montigny foi o responsável por projetar da primeira sede oficial da Academia (do qual só resta o pórtico), do Solar Grandjean de Montigny e da primeira sede da Alfândega (hoje Casa França-Brasil), entre outras.
IV. Jean-Baptiste Debret converteu-se no pintor oficial do Primeiro Reinado. De volta a França, publicou “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, uma importante documentação visual para o estudo da cultura e paisagem brasileira da época.
Assinale
Provas
Questão presente nas seguintes provas
3084364
Ano: 2024
Disciplina: Pedagogia
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Disciplina: Pedagogia
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
Em relação às Competências Especificas de Arte para o Ensino
Fundamental apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), complete com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmativas
que correspondem as indicações do documento.
( ) Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.
( ) Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.
( ) Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte.
( ) Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.
As afirmativas acima são, respectivamente,
( ) Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.
( ) Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.
( ) Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte.
( ) Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.
As afirmativas acima são, respectivamente,
Provas
Questão presente nas seguintes provas
3084363
Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Disciplina: Educação Artística
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
A primeira instituição oficial de ensino superior de dança no país
foi a
Provas
Questão presente nas seguintes provas
3084362
Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Disciplina: Educação Artística
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
Leia com atenção a citação a seguir:
O termo designa essencialmente toda uma gama de intervenções realizadas no contexto museal, com o fim de estabelecer certos pontos de contato entre aquilo que é exposto (ao olhar) e os significados que estes objetos e sítios podem portar (o conhecimento). Busca, de certo modo, favorecer o compartilhamento de experiências vividas entre os visitantes na sociabilidade da visita, e o aparecimento de referências comuns. Trata-se, então, de uma estratégia de comunicação com caráter educativo, que mobiliza as técnicas diversas em torno das coleções expostas, para fornecer aos visitantes os meios de melhor compreender certas dimensões das coleções e de compartilhar as apropriações feitas. (DESVALLÉS e MAIRESSE, 2013, p. 53)
Os autores estão se referindo ao(à)
O termo designa essencialmente toda uma gama de intervenções realizadas no contexto museal, com o fim de estabelecer certos pontos de contato entre aquilo que é exposto (ao olhar) e os significados que estes objetos e sítios podem portar (o conhecimento). Busca, de certo modo, favorecer o compartilhamento de experiências vividas entre os visitantes na sociabilidade da visita, e o aparecimento de referências comuns. Trata-se, então, de uma estratégia de comunicação com caráter educativo, que mobiliza as técnicas diversas em torno das coleções expostas, para fornecer aos visitantes os meios de melhor compreender certas dimensões das coleções e de compartilhar as apropriações feitas. (DESVALLÉS e MAIRESSE, 2013, p. 53)
Os autores estão se referindo ao(à)
Provas
Questão presente nas seguintes provas
3084361
Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Disciplina: Educação Artística
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
De acordo com Caldas, Holzer e Popi (2017), apresenta uma nova
possibilidade de aprofundamento do conhecimento da arte,
relacionando saberes de outras disciplinas que ajudarão a
compreender e expressar-se na linguagem artística para a
construção do aprendizado na escola. É fundamental para que os
alunos possam construir saberes artísticos, se utilizando de
diferentes materiais e produções, hibridizando o saber com as
disciplinas do currículo escolar que possuem potencial para
construção dos conhecimentos em arte. Os autores estão se
referindo à
Provas
Questão presente nas seguintes provas
3084360
Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Disciplina: Educação Artística
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
Compositor brasileiro descrito como “a figura criativa mais
significativa do século XX na música clássica brasileira”. Suas
composições foram influenciadas tanto pela música folclórica
brasileira como por elementos estilísticos da tradição europeia,
como, por exemplo, as “Bachianas Brasileiras”, “O trenzinho
Caipira” e “Uirapuru”.
Trata-se de
Trata-se de
Provas
Questão presente nas seguintes provas
3084359
Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Disciplina: Educação Artística
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
Linguagem artística geralmente usada para descrever obras tridimensionais inseridas em espaços específicos. A obra é projetada para ter um relacionamento específico, temporário ou permanente, com seu ambiente espacial em um nível arquitetônico, conceitual ou social. Suas representações se apropriam do diálogo entre a proposta, espaço utilizado e espectador. Trata-se de um lugar, sala ou outro espaço onde o próprio artista e/ou o espectador é também tratado como um material.
Trata-se de
Provas
Questão presente nas seguintes provas
3084358
Ano: 2024
Disciplina: Pedagogia
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Disciplina: Pedagogia
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
De acordo com Wroblesvski (2009), esta tendência pedagógica
voltada para o ensino de Artes desempenha papel relevante
quanto à prática de ensino em sala de aula, pois defende a
contextualização histórica como meio de proporcionar o
conhecimento. Sendo assim, a proposta triangular de Ana Mae
Barbosa, que integra as três facetas do conhecimento artístico (o
fazer artístico, a análise das obras e a história da arte) contribuem
para um ensino de artes mais realista e crítico, com o
desenvolvimento de aulas significativas para os alunos. A autora
está se referindo a
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Cadernos
Caderno Container