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Foram encontradas 60 questões.

3080291 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE
Surgiu em 1916, em plena Primeira Guerra Mundial. Ao contrário de outras correntes artísticas, apresenta-se como um movimento de crítica cultural mais ampla, que interpela não somente as artes, mas modelos culturais passados e presentes. Trata-se, portanto, de um movimento radical de contestação de valores que faz uso de diversos canais de expressão: revista, manifesto, exposição e outros. As manifestações dos grupos são intencionalmente desordenadas e pautadas pelo desejo do choque e do escândalo, procedimentos típicos das vanguardas de modo geral. Não guarda relação direta e nem necessária, com bandeiras ou programas, daí o seu valor: sinaliza uma escolha aleatória, contrariando qualquer sentido de eleição racional. “O termo nada significa”.

O texto apresenta característica do(a)
 

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3080290 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE
Apresenta como características gerais a utilização de cores vibrantes e da perspectiva matemática. Esta última para produzir uma pintura ilusionista, que simula espaços infinitos e que leva o olhar do espectador a não se limitar à alvenaria, mas também a projetar-se para além do ambiente no qual se encontra inserido. Esta pintura ilusionista também é conhecida como trompe l’oeil. São também características comuns à Arquitetura e à Escultura, a importância da luz e a do movimento, muitas vezes exagerados, levando a uma gestualidade também exagerada, que reforça a intensificação dos sentimentos demonstrados pelas personagens das pinturas.

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3080289 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE
Leia o texto a seguir.
Caracterizava-se por uma arte mais intelectual e individual, pela utilização de elementos da arte clássica, pela busca do equilíbrio, da harmonia, pelo sentido da proporção, pela lógica, pela profusão de obras e de artistas, os quais trabalhavam em vários períodos da História da Arte com origem na Itália. Neste período, foi feita a divisão das artes em maiores e menores (maiores seriam a Arquitetura, a Escultura e a Pintura, e outras manifestações como o Desenho e a Gravura, por exemplo, seriam consideradas menores). Este critério foi retomado no Rococó, mas já se encontra superado na atualidade, pois esta divisão trazia juízos de valor com maior valorização das chamadas artes maiores, em detrimento das outras.
O texto faz referência ao
 

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3080288 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE
Leia o texto a seguir.
Arte surgiu no final do século XIX para o início do século XX, como fruto de uma época de revolução em que a Igreja perdeu sua autonomia, as monarquias enfraqueciam e o ritmo rápido e vertiginoso do progresso científico contribuem para romper antigos padrões. Com o advento da tecnologia, as consequências da Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e atmosfera política que resultou destes grandes acontecimentos, surgiu um sentimento nacionalista, um progresso espantoso das grandes potências mundiais e uma disputa pelo poder.
Marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
 

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3080287 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE
Sobre o estudo da arte como área de conhecimento, podemos afirmar que

I. a arte passou a ser reconhecida como área do conhecimento somente a partir da Lei 13.278/2016, possuindo uma linguagem e conteúdos próprios. “O universo da arte caracteriza um tipo particular de conhecimento que o ser humano produz a partir das perguntas fundamentais que, desde sempre, fez-se com relação ao seu lugar no mundo” (BRASIL, 2016).
II. pensar a arte na educação é compreender que ela tem um papel fundamental, pois desperta nos alunos a potencialidade de criação, percepção, sensibilidade, observação, além de permitir a esses discentes a possibilidade de se conhecerem e estabelecerem novas formas de contribuirem com o mundo, como nos afirma Barbosa (2010).
III. Arte-educação é uma área de estudos extremamente propícia à fertilização interdisciplinar, e o próprio termo que é designo de nota pelo seu binarismo (a ordenação de duas áreas) num processo que se caracterizou no passado por um acentuado dualismo, quase que uma colagem das teorias da educação ao trabalho com material de origem artística na escola, ou vice e versa numa alternativa de subordinação (BARBOSA, 2006).
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
 

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3080286 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE
Sobre a arte como forma de expressão, linguagem e área do conhecimento, podemos afirmar que

I. a arte está presente na História da humanidade desde a Pré-História, onde elas eram contadas repassadas de geração em geração através da cultura e conhecimentos populares. Ao falarmos de arte, podemos perceber que ela abrange diversos significados.
II. para Azevedo Júnior (2007), arte é conhecimento, e quando parte deste princípio, podemos ressaltar que a mesma é uma das primeiras evidências da humanidade. Ela é uma forma de diálogo e expressão do ser humano.
III. a arte relaciona-se apenas a pinturas e desenhos com sentidos restritos, embora seja uma forma de comunicação, manifestação de ideias as quais nos permitem ver o mundo somente pelo ângulo do artista. Dessa forma, vale destacar que cada país possui sua própria cultura artística e que ela pode manifestar-se a partir de inúmeros momentos.
IV. no Brasil, a arte esteve presente bem antes da colonização a partir das culturas e tradições indígenas. Sua manifestação ocorre em diversos espaços das tribos, desde as construções de suas moradias até as pinturas em seus corpos, costumes que são repassados por gerações e que trazem em si não somente a beleza, mas significados próprios deste povo.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
 

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3080285 Ano: 2024
Disciplina: Pedagogia
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE
De acordo com SOUZA (20216), a arte trata de um conhecimento intuitivo do real em que estamos inseridos, sendo os objetos de arte, objetos de cultura social, que testemunham e registram a história construída pelo homem. “Toda a pluralidade do real pode ser objeto da arte”. Ler uma obra de arte é reconhecer o mundo num determinado tempo e época. A arte, objeto da estética, tem a sua origem na PréHistória, mas as primeiras reflexões filosóficas sobre a arte, que deram início ao que conhecemos como estética, datam da época da Grécia Antiga. O primeiro grande tratado filosófico sobre estética e sobre arte foi escrito no século IV a.C. por Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) Este texto determinava as noções de mimesis (imitação) e catarsis (expiação, purificação), e opunha-se aos pensamentos de Platão, seu mestre.

O texto faz referência à
 

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3080284 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE
De acordo com BIESDORF e WANDSCHEER, a arte mostra-se presente na História da humanidade desde os tempos mais remotos. Sem dúvida, ela pode ser considerada como sendo uma necessidade de expressão do ser humano, surgindo como fruto da relação homem/mundo. Por meio da arte, a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas oferecem-nos elementos que facilitam a compreensão da História dos povos em cada período. Considerando a afirmação, a função da arte no processo de formação humana dentro de seu aspecto educacional dispõe que

I. o estudo da arte em sala de aula é importante para que os educandos compreendam a arte como fruto da relação do ser humano com a sociedade em que vive.
II. reconhecendo o lugar crucial da compreensão e do conhecimento é que podemos providenciar um cômputo inteligível da arte na educação e, só assim, é que poderemos verificar como é possível a liberdade individual ser expressa por meio da arte.
III. os sentimentos artísticos são de caráter irracional/cognitivo. Não há duas coisas, mas uma só: sensibilidade. Isso mostra que a arte pode ser tão completamente educacional, porque envolve a compreensão sem a preocupação racional, fato este comprovado pela arte contemporânea.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
 

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3080283 Ano: 2024
Disciplina: Pedagogia
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE

De acordo com os PCN’s, leia as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.


(  ) Os objetivos e os procedimentos didáticos devem ser considerados em conexão com os conteúdos e os modos de aprendizagem dos alunos.


(  ) Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando os trabalhos e seus registros (sonoros, textuais, audiovisuais, informatizados).


(  ) O professor deve guiar-se pelos resultados obtidos e planejar modos criativos de avaliação dos quais o aluno pode participar e compreender: uma roda de leitura de textos dos alunos ou a observação de pastas de trabalhos, audição musical, vídeos, dramatizações, jornais, revistas, impressos realizados a partirem de trabalhos executados no computador podem favorecer a compreensão sobre os conteúdos envolvidos na aprendizagem.


(  ) Nas avaliações em arte, os alunos devem participar da avaliação de processo de cada colega, inclusive manifestando seu ponto de vista, o que contribuirá para ampliar a percepção do processo de cada um em suas correlações artísticas e estéticas, sem a intervenção do professor no processo avaliativo.


(  ) Aprender ao ser avaliado é um ato social em que a sala de aula e a escola devem refletir o funcionamento de uma comunidade de indivíduos pensantes e responsáveis que conhecem sua posição na relação com outras comunidades jovens.

Marque a opção que apresenta a afirmativa CORRETA.

 

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3080282 Ano: 2024
Disciplina: Pedagogia
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE
De acordo com os parâmetros curriculares nacionais, a avaliação no processo de ensino e aprendizagem de arte precisa ser realizada com base nos conteúdos, objetivos e na orientação do projeto educativo na área e tem três momentos para sua concretização:

I. A avaliação pode diagnosticar o nível de conhecimento artístico e estético dos alunos. Nesse caso costuma ser prévia a uma atividade.
II. A avaliação pode ser realizada durante a própria situação de aprendizagem, quando o professor identifica como o aluno interage com os conteúdos e transforma seus conhecimentos.
III. A avaliação deve ser realizada tão somente de forma conteudista ao término de um conjunto de atividades que compõem uma unidade didática para analisar como a aprendizagem ocorreu.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
 

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