Magna Concursos

Foram encontradas 180 questões.

204415 Ano: 2016
Disciplina: Pedagogia
Banca: IDECAN
Orgão: Pref. Cariacica-ES

Vygotsky (1991) ressalta que a brincadeira cria as zonas de desenvolvimento proximal e que estas proporcionam saltos qualitativos no desenvolvimento e na aprendizagem infantil. Sobre a zona de desenvolvimento proximal, analise as afirmativas a seguir.

I. É a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial determinada através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.

II. É o nível de desenvolvimento potencial determinado através da solução de atividades realizadas sob orientação ou cooperação de uma outra pessoa mais capaz.

III. É o nível de desenvolvimento real determinado pela capacidade do indivíduo solucionar independentemente das atividades que lhe são propostas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
204414 Ano: 2016
Disciplina: Pedagogia
Banca: IDECAN
Orgão: Pref. Cariacica-ES

“Vários autores se dedicaram ao estudo do jogo. Piaget elaborou uma ‘classificação genética baseada na evolução das estruturas’.”

(Piaget apud Rizzi, 1997.)

Piaget classificou os jogos em três grandes categorias que correspondem às três fases do desenvolvimento infantil:

1. Fase sensório-motora (do nascimento até os 2 anos aproximadamente).

2. Fase pré-operatória (dos 2 aos 5 ou 6 anos aproximadamente).

3. Fase das operações concretas (dos 7 aos 11 anos aproximadamente).

Considerando as três fases, relacione-as adequadamente com os seguintes pressupostos:

( ) A criança brinca sozinha, sem utilização da noção de regras. Sua finalidade é o próprio prazer do funcionamento. As brincadeiras consistem em repetição de gestos e movimentos simples como agitar os braços, sacudir objetos, emitir sons, caminhar, pular, correr etc.

( ) A criança adquire a noção da existência de regras e começa a jogar com outras crianças os jogos de faz de conta. Consiste em satisfazer o eu por meio de uma transformação do real em função dos desejos, ou seja, tem como função assimilar a realidade.

( ) As crianças aprendem as regras dos jogos e jogam em grupos. Esta é a fase dos jogos de regras como futebol, damas etc. Estes jogos aparecem quando a criança abandona a fase egocêntrica, possibilitando desenvolver os relacionamentos afetivo-sociais.

A sequência está correta em

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O homem, no processo de transformação da natureza, instaura leis que regem a sua convivência com os demais grupos, cria estruturas sociais básicas que se estabelecem e se solidificam à medida que se constitui em locus de formação humana. Nesse sentido, a escola, enquanto criação do homem, só se justifica e se legitima diante da sociedade, ao cumprir a finalidade para a qual foi criada. Assim, a escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos, precisa ser um espaço
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Uma teoria define-se pelos conceitos que utiliza para conceber a realidade. Estes conceitos organizam e estruturam nossa forma de ver a realidade. Assim, uma forma útil de distinguirmos as diferentes teorias do currículo é através do exame dos diferentes conceitos que elas empregam. Segundo Silva (2007), são conceitos referentes às teorias críticas:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A escola, em qualquer sociedade, tende a renovar-se e ampliar seu âmbito de ação, reproduzir as condições de existência social formando pessoas aptas a ocupar os lugares que a estrutura social oferece. Com a religião e o esporte, a educação pode se constituir num instrumento do poder e, nessa medida, o professor é o instrumento da reprodução das desigualdades sociais em nível escolar. Acerca das relações de poder na escola, analise as afirmativas a seguir.

I. A escola se constitui num centro de discriminação, reforçando tendências que existem no “mundo de fora”. O modelo pedagógico instituído permite efetuar vigilância constante. As punições escolares não objetivam acabar ou ‘recuperar’ os infratores. Mas, ‘marcá-los’ com um estigma, diferenciando-os dos ‘normais’, confiando-os a grupos restritos que personificam a desordem, a loucura ou o crime.

II. As áreas do saber se formam a partir de práticas políticas disciplinares, fundadas na vigilância. Isso significa manter o aluno sob um olhar permanente, registrar, contabilizar todas as observações e anotações sobre os alunos, através de boletins individuais de avaliação.

III. A prática de ensino em sua essência reduz-se à vigilância. Não é mais necessário o recurso à força para obrigar o aluno a ser aplicado, é essencial que o aluno, como o detento, saiba que é vigiado. Porém há um acréscimo: o aluno nunca deve saber que está sendo observado, mas deve ter a certeza de que poderá sê-lo sempre.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Boa parte das reflexões sobre a função social da escola no Brasil foi canalizada em torno do debate acerca das tendências pedagógicas. Assim, tomando como mote as discussões de Libâneo, é possível identificar papéis propostos para a instituição escolar nas diferentes pedagogias. Estão corretas as correlações entre o papel da escola e as tendências pedagógicas:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Cada vez mais se recupera a ideia de que existe uma formação geral que é condição para aprendizagem permanente. Nesta perspectiva, a escola tem hoje as funções de, EXCETO:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante, entre outras providências, a garantia de oferta da educação básica. Esta oferta deverá ser:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
204407 Ano: 2016
Disciplina: Pedagogia
Banca: IDECAN
Orgão: Pref. Cariacica-ES

A noção de equilíbrio é a base da teoria de Piaget. Qualquer mudança que ocorra no meio provoca no indivíduo um desequilíbrio, um rompimento do estado de harmonia. A partir daí, o indivíduo busca novamente um equilíbrio com relação ao meio em que vive. Para se equilibrar novamente, o indivíduo aciona dois mecanismos, os quais Piaget chamou de assimilação e acomodação. Sobre esses dois mecanismos, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A interação entre assimilação e acomodação é comum ao longo da vida e está presente em todos os níveis de funcionamento intelectual e comportamental da criança e, ainda, que assimilação e acomodação sejam processos diferentes e opostos; na prática eles ocorrem ao mesmo tempo.

( ) A acomodação é o processo cognitivo de classificar novos eventos em esquemas existentes. É a incorporação de elementos do meio externo a um esquema ou estrutura do sujeito.

( ) Assimilação é a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser acomodado. Pode ser de duas formas, visto que se podem ter duas alternativas: criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo ou modificar um já existente, de modo que o estímulo possa ser incluído nele.

( ) Após ter havido a assimilação, a criança tenta novamente encaixar o estímulo no esquema, ocorrendo a acomodação. Por isso, a acomodação não é determinada pelo objeto e, sim, pela atividade do sujeito sobre este, para tentar assimilá-lo.

A sequência está correta em

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
204406 Ano: 2016
Disciplina: Pedagogia
Banca: IDECAN
Orgão: Pref. Cariacica-ES
O professor José Carlos Libâneo, no livro de sua autoria “Democratização da escola pública: a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos”, analisa várias tendências ou propostas didático-pedagógicas, indicando seus pressupostos e fundamentos filosóficos, bem como as práticas educativas a elas relacionadas. Cada proposta pedagógica baseia-se numa determinada concepção de ensino-aprendizagem e da interação professor-aluno. Ele classificou as tendências pedagógicas em liberais e progressistas.
O professor Libâneo analisa e caracteriza cada uma dessas tendências a partir do enfoque de seis aspectos: papel da escola, conteúdos de ensino, métodos, relacionamento professor-aluno, pressupostos de aprendizagem e manifestações na prática escolar. Considerando o enfoque da tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos, quanto ao aspecto, conteúdos de ensino, assinale a afirmativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas