Magna Concursos

Foram encontradas 180 questões.

“Os Estados Unidos ratificaram neste sábado (03/09/16) o acordo do clima assinado em Paris, segundo anunciou o presidente Barack Obama em uma cerimônia ao lado do presidente chinês Xi Jinping na China. O acordo também foi ratificado pelo Parlamento chinês mais cedo, na madrugada deste sábado. Os dois países são os maiores poluidores do planeta.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/09/estados-unidos-ratificam-acordo-do-clima-assinado-em-paris.html.)

Sobre esse acordo do clima da conferência de Paris, é correto afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
204264 Ano: 2016
Disciplina: Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: IDECAN
Orgão: Pref. Cariacica-ES

A cidadania no Brasil foi conquistada como fruto de um processo histórico lento e gradual. Identifique, nos fatos históricos brasileiros a seguir, somente aqueles que estão diretamente ligados ao aumento da cidadania no país.

I. Independência do Brasil, em 1822.

II. Abdicação do Imperador Dom Pedro I, em 1831.

III. Movimento das “Diretas Já”, em 1983-84.

IV. Conquista pelo Brasil do tetracampeonato mundial de futebol, em 1994.

Estão corretas apenas as alternativas

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O comércio mundial na atualidade é impulsionado grandemente pelos chamados Blocos Econômicos ou grupos de países que compartilham regras para facilitar as transações multilaterais. Em relação a esses blocos econômicos, relacione adequadamente as colunas, a partir das características e siglas expostas a seguir.

1. Mercosul.

2. Nafta.

3. União Europeia.

( ) Existe há 25 anos através do Tratado de Assunção.

( ) Um referendo popular aprovou a saída do Reino Unido desse bloco.

( ) O México faz parte desse e de outros três blocos

A sequência está correta em

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

enunciado 204262-1

Selecionado para a mostra oficial do 69º Festival de Cannes, “Aquarius”, filme do diretor Kleber Mendonça Filho (de “O Som ao Redor”) e estrelado por Sônia Braga, vem recebendo destaque na imprensa internacional. “Sônia Braga protagonizou uma novela baseada na obra de Jorge Amado, na qual deu vida a uma das famosas mulheres criadas na vasta obra desse aclamado escritor baiano.” Trata-se de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

“O Ministério da Educação (MEC) anunciou medidas para reformular o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e garantir a sustentabilidade do programa. Entre as novidades, foi determinado que as instituições de ensino superior passarão a ser as responsáveis pela remuneração dos bancos na concessão dos empréstimos do programa. Os valores serão repassados diretamente aos agentes financeiros. Até o momento, os bancos eram remunerados pelo Tesouro Nacional, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional do MEC.”

(Disponível em: http://fiesselecao.mec.gov.br/.)

Sobre o FIES, é correto afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

“Todo presidente dos Estados Unidos se dedica a duas tarefas simultâneas: governar o dia a dia e preparar seu lugar na história. Quanto mais próximo o fim do mandato, mais se fala do legado. Que marca deixará? Barack Obama, presidente desde janeiro de 2009, deixará a Casa Branca depois do fim do seu segundo mandato. Em uma entrevista à revista The New Yorker, publicada em 2014, Obama refletiu sobre a limitada capacidade dos presidentes de mudar o mundo e disse: ‘Nós só tentamos que o nosso legado seja correto’.”

(Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/01/11/internacional/1452533002_110738.html.)

Assinale a alternativa que contém uma ou mais ações marcantes do governo de Obama.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
204259 Ano: 2016
Disciplina: Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: IDECAN
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Provas:
“O tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) visa evitar que qualquer país signatário mantenha ou adquira armas atômicas, exceto aqueles que fazem parte do chamado ‘Clube Atômico’. Coreia do Norte, Índia e Paquistão são países que não fazem parte do TNP e estão testando armas atômicas.”
(Disponível em: http://www.infoescola.com/geografia/tratado-de-nao-proliferacao-de-armas-nucleares/.)

Os países que atualmente fazem parte do chamado “Clube Atômico” são:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

As medidas de combate ao tabagismo poderão ser ampliadas. Está pronto para ser votado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) o projeto que proíbe a venda de fumígenos para menores de 21 anos (PLS 236/2016). O autor do projeto, o ex-senador Ricardo Franco (DEM-SE), argumenta que uma restrição mais rigorosa é uma questão de saúde pública e também um direito dos jovens brasileiros. Ele destaca que a proibição alcança o uso e a venda de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco.”

(Disponível em: http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/09/06/projeto-proibe-venda-de-cigarros-para-menores-de-21-anos.)

Conforme a legislação brasileira atual, a proibição de venda de fumígenos atinge menores de

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Na perspectiva da educação integral, o conceito de tempo integral suscita várias discussões, uma vez que há algumas correntes dos movimentos sociais ligados à educação que defendem que apenas a ampliação do tempo de estudo não garante o resultado ambicionado pela educação integral no ensino e aprendizagem dos estudantes – resultado que deseja garantir o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes. No âmbito das Diretrizes Curriculares Nacionais, a educação integral é assim entendida:

I. Considera-se como de período integral a jornada escolar que se organiza em sete horas diárias, no mínimo, perfazendo uma carga horária anual de, pelo menos, mil e quinhentas horas.

II. A proposta educacional da escola de tempo integral promoverá a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar e cuidar entre os profissionais da escola e de outras áreas, as famílias e outros atores sociais, sob a coordenação da escola e de seus professores, visando alcançar a melhoria da qualidade da aprendizagem e da convivência social e diminuir as diferenças de acesso ao conhecimento e aos bens culturais, em especial entre as populações socialmente mais vulneráveis.

III. O currículo da escola de tempo integral, concebido como um projeto educativo integrado, implica a ampliação da jornada escolar diária mediante o desenvolvimento de atividades como o acompanhamento pedagógico, o reforço e o aprofundamento da aprendizagem, a experimentação e a pesquisa científica, a cultura e as artes, o esporte e o lazer, as tecnologias da comunicação e informação, a afirmação da cultura dos direitos humanos, a preservação do meio ambiente, a promoção da saúde, entre outras. As atividades serão desenvolvidas dentro e fora do espaço escolar.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1414977 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: IDECAN
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Provas:

Como e por que as línguas mudam

Segundo Saussure, a língua possui duas características aparentemente contraditórias entre si: a imutabilidade e a mutabilidade. Para ele, a língua é dada aos falantes como uma realidade que nenhum indivíduo pode transformar por sua própria vontade; a língua é fruto de uma convenção social, e mudá-la exigiria o consenso social. Além disso, é uma instituição herdada de gerações anteriores e não um contrato firmado entre os falantes no presente. Saussure insiste na arbitrariedade dos signos linguísticos (as palavras) como uma escolha e, ao mesmo tempo, uma coerção. Por outro lado, a mutabilidade dos signos – e, portanto, da língua – está ligada à própria inconsciência que os falantes têm das leis que regem o sistema, assim como à própria tensão entre a língua como bem social e os atos de fala individuais, com seu caráter particular e transitório.

Mas, se a língua é produtora e produto da cultura, a diversidade cultural é causa da diversidade linguística e vice-versa. Além da mudança temporal, decorrente da evolução histórica, há também a diversidade geográfica, em que os diferentes habitats condicionam diferentes formas de cultura. Assim, a separação dos grupamentos humanos no tempo e no espaço conduz à sua diferenciação. Mais ainda, em sociedades complexas e extremamente heterogêneas como as pós-industriais, estratificadas pela organização política e a especialização das atividades econômicas, a classe social, o grupo profissional e a própria situação de comunicação levam à diferenciação.

Existem, portanto, quatro fatores responsáveis pela mudança linguística: o tempo histórico, o espaço geográfico, a divisão das classes sociais e a variedade das situações de discurso, entendidas como os diferentes ambientes sociais, ligados às diversas práticas profissionais, religiosas, recreativas, culturais, etc., que condicionam diferentes formas de expressão do pensamento (isto é, diferentes escolhas de vocabulário e construção sintática), como é o caso dos discursos científico, político, jurídico, jornalístico, publicitário, dos jargões e das gírias específicas de cada grupo social (os médicos, os economistas, os surfistas...).

Na mudança histórica, o aspecto que mais chama a atenção é a mutação fonética. A alteração da pronúncia ao longo do tempo pode, muitas vezes, ser mascarada pela grafia: o português cozer era pronunciado na Idade Média como codzer, distinguindo-se perfeitamente de seu hoje homófono coser. Uma alteração de pronúncia pode implicar mudança no sistema de sons distintivos da língua, os fonemas, pelo acréscimo, supressão ou reorganização das relações entre as unidades. Uma mudança ao nível dos fonemas pode, por sua vez, acarretar alterações em categorias morfológicas, como no caso da flexão de número em latim. Frequentemente, a mudança histórica se dá não apenas na pronúncia, mas também no significado. É assim que muitas palavras, independentemente da conservação ou mutação de sua forma fonética ou gráfica, adquirem novos significados, podendo manter ou não os antigos. Finalmente, novas palavras são introduzidas na língua, fruto de criação interna ou de empréstimo, enquanto outras caem em desuso e desaparecem.

A mudança espacial é resultado da diferente evolução temporal da língua em comunidades linguísticas separadas geograficamente. A distância geográfica, responsável pela falta de comunicação entre dois grupos de falantes de uma mesma língua, produz em cada um dos grupos uma evolução histórica independente, que, a longo prazo, poderá resultar na não intercompreensão entre os grupos. As migrações humanas também são outro fator que conspira a favor da mudança espacial. Ocorre assim o fenômeno da dialetação, que pode, com o tempo, fazer surgirem novas línguas.

A separação entre classes sociais, tanto do ponto de vista físico quanto em termos do modo de vida, faz com que indivíduos pertencentes a classes sociais distintas se expressem de formas diferentes e reproduzam visões de mundo parcialmente diversas. Surgem então os socioletos, ou formas de expressão particulares de cada classe social. Finalmente, os diferentes grupos sociais (grupos profissionais, religiosos, etários, etc.) existentes numa sociedade complexa tendem a produzir discursos privativos desses grupos. Temos aí os vários idioletos e tecnoletos de uma sociedade.

(Aldo Bizzocchi – Revista Língua Portuguesa – Editora Escala. Adaptado.)

"Surgem então os socioletos, ou formas de expressão particulares de cada classe social. Finalmente, os diferentes grupos sociais (grupos profissionais, religiosos, etários, etc.) existentes numa sociedade complexa tendem a produzir discursos privativos desses grupos. Temos aí os vários idioletos e tecnoletos de uma sociedade.” (7º§) Em relação à coesão referencial, a expressão sublinhada faz referência à(aos)
Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas