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O homem, no processo de transformação da natureza, instaura leis que regem a sua convivência com os demais grupos, cria estruturas sociais básicas que se estabelecem e se solidificam à medida que se constitui em locus de formação humana. Nesse sentido, a escola, enquanto criação do homem, só se justifica e se legitima diante da sociedade, ao cumprir a finalidade para a qual foi criada. Assim, a escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos, precisa ser um espaço
 

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Uma teoria define-se pelos conceitos que utiliza para conceber a realidade. Estes conceitos organizam e estruturam nossa forma de ver a realidade. Assim, uma forma útil de distinguirmos as diferentes teorias do currículo é através do exame dos diferentes conceitos que elas empregam. Segundo Silva (2007), são conceitos referentes às teorias críticas:
 

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Cada vez mais se recupera a ideia de que existe uma formação geral que é condição para aprendizagem permanente. Nesta perspectiva, a escola tem hoje as funções de, EXCETO:
 

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Se mudanças, inovações, transformações são possibilidades que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola traz consigo, elas não se realizam de modo automático; é preciso educar as consciências, como nos diz Vazquez (1977). Discutindo essa relação – PPP e inovação, Veiga (2003) faz uma interessante distinção entre “inovação regulatória” e “inovação emancipatória”. Numa perspectiva regulatória, o PPP apresenta as seguintes características:
 

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Um aspecto fundamental quando se fala do currículo e sua organização nos tempos e espaços escolares é a forma como se avalia as aprendizagens que os alunos efetivam durante seu desenvolvimento. Ou seja, currículo e avaliação da aprendizagem escolar são faces indissociáveis de uma mesma moeda e que, portanto, ocorrem simultaneamente. Sobre estes aspectos, é correto afirmar que:
 

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204378 Ano: 2016
Disciplina: Teologia
Banca: IDECAN
Orgão: Pref. Cariacica-ES

Analise as duas formas de religiões explicitadas a seguir.

I. Com suas fábulas, mitos e superstições, a religião reforça os laços sociais entre o homem e seus semelhantes. Dá esperança da imortalidade como forma de defesa contra a imprevisibilidade do futuro. Essa é a religião natural, também reconhecida como infraintelectual.

II. É o misticismo. É a tomada de contato e, consequentemente, a coincidência parcial com o esforço criador que a vida manifesta. Esse esforço é de Deus, se não for o próprio Deus. O amor do místico por Deus coincide com o amor de Deus por Deus mesmo. Deus é amor e objeto de amor e aí reside todo o misticismo. O amor a Deus se transforma em amor pela humanidade e somente a experiência mística está em condições de fornecer a única prova da existência de Deus. É uma religião supraintelectual.

Em Henri Bergson, respectivamente, essas religiões se tratam de:

 

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204366 Ano: 2016
Disciplina: Filosofia
Banca: IDECAN
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Como fenômeno histórico, o personalismo nasceu na França, com Emmanuel Mounier, e desenvolveu-se em torno da revista “Esprit” (Fundada por Mounier), cujo primeiro número saiu em outubro de 1932. Qual era a ideia central da filosofia personalista?
 

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204365 Ano: 2016
Disciplina: Filosofia
Banca: IDECAN
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Ao longo da história várias foram as correntes filosóficas que conduziram à reflexão e à maneira de compreender o mundo do homem de cada época. Dentre elas, várias foram as filosofias que decididamente eram religiosas. NÃO se refere a uma filosofia decididamente religiosa.
 

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204364 Ano: 2016
Disciplina: Filosofia
Banca: IDECAN
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Emmanuel Mounier foi um filósofo que pensou a pessoa humana. Ele especifica o que a pessoa não é, e realiza isso considerando que a pessoa é inobjetivável. Aquilo que se pode dizer da pessoa é que ela é o volume total do homem... Ele distingue a pessoa em três dimensões espirituais. Assinale-as.
 

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204363 Ano: 2016
Disciplina: Filosofia
Banca: IDECAN
Orgão: Pref. Cariacica-ES

“O espiritualismo foi uma corrente filosófica que existiu entre os séculos XIX e XX. Em primeiro lugar, deve-se dizer logo que a preocupação mais premente do espiritualismo, em suas várias manifestações, é a de estabelecer a irredutibilidade do homem à natureza. Esse programa voltou-se para a identificação de grupos de acontecimentos (valores estéticos, valores morais, liberdade da pessoa, finalismo da natureza, transcendência de Deus) que constituem o mundo do espírito e para a elaboração de caminhos ou procedimentos típicos para indagar e falar sobre o mundo do espírito, caminhos ou procedimentos irredutíveis aos que são próprios das ciências da natureza.”

É sabido que o espiritualismo surgiu enquanto uma reação a determinada corrente filosófica. Que corrente foi essa?

 

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