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De acordo com as DCNs para o ensino médio, a escola, face às exigências da Educação Básica, precisa ser reinventada, ou seja, priorizar processos capazes de gerar sujeitos inventivos, participativos, cooperativos, preparados para diversificadas inserções sociais, políticas, culturais, laborais e, ao mesmo tempo, capazes de intervir e problematizar as formas de produção e de vida. A escola tem, diante de si, o desafio de sua própria recriação, pois tudo que a ela se refere constitui-se como invenção: os rituais escolares são invenções de um determinado contexto sociocultural em movimento. Dessa forma, a qualidade na escola exige o compromisso de todos os sujeitos do processo educativo para:
I. A ampliação da visão política expressa por meio de habilidades inovadoras, fundamentadas na capacidade para aplicar técnicas e tecnologias orientadas pela ética e pela estética.
II. A meritocracia, princípio educacional que norteia o conjunto de sujeitos comprometidos com o projeto que definem e assumem como expressão e busca da qualidade da escola, fruto do empenho de todos.
III. A preocupação com a eficácia e a eficiência das escolas e, predominantemente, para os resultados por elas obtidos quanto ao rendimento dos estudantes.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
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- Educação e SociologiaFunção Social da Escola e Compromisso Social do Educador
- Temas Educacionais PedagógicosInclusão e Exclusão: Diversidade, Desigualdade e Diferença
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As Diretrizes Curriculares Nacionais são orientações para a Educação Básica dos sistemas de ensino para a organização, articulação e desenvolvimento das propostas pedagógicas nacionais. De acordo com este documento legal, no que tange ao Ciclo de Alfabetização, o Artigo 30 garante que os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:
I. A alfabetização e o letramento.
II. O desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da língua portuguesa, a literatura, a música e demais artes, a educação física, assim como o aprendizado da matemática, da ciência, da história e da geografia.
III. A continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do segundo para o terceiro ano de escolaridade e deste para o segundo ciclo do Ensino Fundamental.
Estão corretas as afirmativas
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Vygotsky (1991) ressalta que a brincadeira cria as zonas de desenvolvimento proximal e que estas proporcionam saltos qualitativos no desenvolvimento e na aprendizagem infantil. Sobre a zona de desenvolvimento proximal, analise as afirmativas a seguir.
I. É a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial determinada através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
II. É o nível de desenvolvimento potencial determinado através da solução de atividades realizadas sob orientação ou cooperação de uma outra pessoa mais capaz.
III. É o nível de desenvolvimento real determinado pela capacidade do indivíduo solucionar independentemente das atividades que lhe são propostas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
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“Vários autores se dedicaram ao estudo do jogo. Piaget elaborou uma ‘classificação genética baseada na evolução das estruturas’.”
(Piaget apud Rizzi, 1997.)
Piaget classificou os jogos em três grandes categorias que correspondem às três fases do desenvolvimento infantil:
1. Fase sensório-motora (do nascimento até os 2 anos aproximadamente).
2. Fase pré-operatória (dos 2 aos 5 ou 6 anos aproximadamente).
3. Fase das operações concretas (dos 7 aos 11 anos aproximadamente).
Considerando as três fases, relacione-as adequadamente com os seguintes pressupostos:
( ) A criança brinca sozinha, sem utilização da noção de regras. Sua finalidade é o próprio prazer do funcionamento. As brincadeiras consistem em repetição de gestos e movimentos simples como agitar os braços, sacudir objetos, emitir sons, caminhar, pular, correr etc.
( ) A criança adquire a noção da existência de regras e começa a jogar com outras crianças os jogos de faz de conta. Consiste em satisfazer o eu por meio de uma transformação do real em função dos desejos, ou seja, tem como função assimilar a realidade.
( ) As crianças aprendem as regras dos jogos e jogam em grupos. Esta é a fase dos jogos de regras como futebol, damas etc. Estes jogos aparecem quando a criança abandona a fase egocêntrica, possibilitando desenvolver os relacionamentos afetivo-sociais.
A sequência está correta em
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