Foram encontradas 40 questões.
Faça a análise dos acordes de 4ª e 6ª, e relacione a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, marque a única alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo.
1. Acorde de 6 em forma de passagem 4.
2. Acorde de 6 em forma de apogiatura 4.
3. Acorde de 6 em forma de bordadura 4.
4. Acorde de 6 misto 4.
( )
( )
( )
( )
Provas
Sobre a realização do baixo dado marque nas assertivas abaixo “V” quando for verdadeira e “F” quando for falsa e, a seguir, marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo.
( ) Realizar um baixo dado significa acomodar sobre o baixo dado os acordes convenientes à construção das melodias correspondentes às demais vozes do coro.
( ) Todo baixo dado deverá ser cifrado e sua realização deve seguir rigorosamente a cifragem.
( ) Os encadeamentos VII-I, V-VI, e V-I devem ser rigorosamente observados apenas nos baixos dados com acordes cifrados com 5, pois, novas cifragens constituem novos encadeamentos.
( ) Na realização do baixo deve-se lançar as notas do primeiro acorde e, encadear este primeiro acorde com o segundo; examinar o movimento que atingiu a 5ª do segundo acorde.
( ) Quando a 5ª de um acorde provoca erro, esteja na parte superior ou inferior, poderá ser suprimida. Neste caso, dobra-se de preferência o baixo.
Provas
Marque a alternativa CORRETA sobre acordes de 6ª e acordes de 6ª do II grau.
Provas
Faça a análise dos encadeamentos e relacione a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo.
1. Encadeamento VII-I o acorde de 5ª diminuta do VII grau tem 2 notas atrativas.
2. Encadeamento V-VI com o VI grau incompleto de preferência com a 3ª dobrada.
3. Encadeamento V-I neste encadeamento a sensível pede resolução sobre a tônica.
4. Encadeamento V-VI com o V grau incompleto não se dobra a 3ª.
( )
( )
( )
( )
Provas
Em se tratando de 5ªs e 8ªs consecutivas, marque a alternativa CORRETA, que é considerado um bom efeito harmônico.
Provas
Considerando que os movimentos harmônicos são de três espécies, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo.
1. Direto
2. Oblíquo
3. Contrário
( )
( )
( )
( )
Provas
Marque nas assertivas abaixo “V” quando for verdadeira e “F” quando for falsa e, a seguir, marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo:
( ) Para designar um acorde de 3 sons – Perfeito Maior ou Perfeito Menor, no estado fundamental – coloca-se sobre qualquer nota que esteja na função do baixo o algarismo 5.
( ) A 5ª Aumentada, quando empregada na harmonia de 3 partes usa-se a cifra+5.
( ) No acorde de 5ª diminuta, ou seja, harmonia de três partes, quando se dobra o baixo a cifragem é 8.
( ) O uníssono deve ser atingido tanto por movimentos contrários quanto oblíquo, mas deve resolver somente por movimentos contrário e direto.
( ) Muitas vezes, por conveniência, necessidade suprime-se uma nota nos acordes de 3 sons. Neste caso a nota que se suprime é a 5ª, e nunca a 3ª.
Provas
Marque a alternativa CORRETA:
Provas
Sobre movimento melódico, marque nas assertivas abaixo “V” quando for verdadeira e “F” quando for falsa e, a seguir, marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo:
( ) Os intervalos de 7ª Maior e menor são permitidos, entretanto, quando a primeira nota do intervalo for a última de uma frase e a segunda nota a primeira da frase seguinte.
( ) A melodia consiste na reunião de vários movimentos melódicos simultaneamente praticados ajustados ao ritmo.
( ) Os intervalos diminutos serão permitidos quando fizerem movimento descendente sobre uma nota sem repouso, desses intervalos, os mais usados são os de 2ª, 4ª e 5ª diminuta.
( ) Nas composições de melodias escolares para vozes são permitidos os seguintes intervalos; 2ª, 3ª, 6ª e 7ª Maiores e menores, 2ª aumentada, 4ª e 5ª diminuta e justas, 8ª justa e semitons cromáticos.
Provas
Quanto à colocação pronominal, marque a alternativa CORRETA em que há o emprego de ênclise:
Provas
Caderno Container