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Além de dispor sobre conflitos de competência, regular as limitações constitucionais ao poder de tributar e estabelecer normas gerais em matéria tributária, a Constituição Federal atribui à Lei Complementar outras funções. Assinale a alternativa que melhor descreve essas funções:
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Adaptado de Alexís de Tocqueville. Um comicío em Londres - 19 de agosto de 1933. In:
TOCQUEVILLE. A. Igualdade Social e Liberdade Política. São Paulo: Nerman. 1988. p. 27-29.
( ) meeting (1. 02)
( ) Lord (1. 04), Sir (1. 07)
( ) “Hear! Hear!” (1. 12), “Mylord” (1. 14)
( ) lorde (1. 34), lordes (1. 34)
1. Realce para ênfase
2. Adaptação de termo estrangeiro
3. Convenção para uso de termo estrangeiro
4. Representação de discurso alheio
5. Nenhuma das justificativas anteriores
Assinale a alternativa que apresenta o preenchimento correto dos parênteses (de cima para baixo).
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Adaptado de Sergio Paulo Rouanet, Dilemas da moral ilumimsta In: NOVAES, Adauto (org.)
Etica. São Paulo: Companhia das LetraslSecretaria Mumcipal de Cultura, 1992. p. 149-151.
I. Na linha 15, o acréscimo de um prefixo negativo à palavra necessária evitaria a repetição do advérbio não na frase. mantendo seu sentido.
II. O mesmo prefixo que forma a palavra injusto (1. 24) — e que, adicionado à palavra moral (1. 05). expressaria o mesmo elemento de sentido negativo — participa também da formação de imanentista (1. 30).
III. O substantivo desprazer (1. 28) é formado pelo acréscimo de prefixo de valor negativo à palavra ‘prazer.
Quais estão corretas?
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Adaptado de Alexís de Tocqueville. Um comicío em Londres - 19 de agosto de 1933. In:
TOCQUEVILLE. A. Igualdade Social e Liberdade Política. São Paulo: Nerman. 1988. p. 27-29.
1. O trecho cujas menores palavras (...) se alimentavam das paixões do dia ( l. 05) indica claramente a opinião de Tocqueville de que as palavras de Lord ... eram um reflexo sincero das ideias e dos sentimentos populares.
II. O segmento demonstrações de caridade ( l. 21), seguido da qualificação ironia cortante dirigida à fala dos membros das duas Câmaras ( l. 21-22), indica que estes não estavam assumindo compromissos sérios na defesa dos poloneses — como, por exemplo, uma intervenção militar.
III. Ao declarar que sua própria honra estava comprometida com a causa da Polônia ( l. 26). o líder trabalhador demonstra orgulho subversivo ( l. 38) porque identifica os compromissos da nação britânica como compromissos de todos os britânicos — e não apenas das elites.
Quais das afirmações descrevem inferências válidas, considerando-se o texto como um todo?
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Adaptado de Peter Gay, O século de Schnitzler: a formação da cultura de classe média —
1815-1914. Trad. de S. Duarte. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 158-159.
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Adaptado de Peter Gay, O século de Schnitzler: a formação da cultura de classe média —
1815-1914. Trad. de S. Duarte. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 158-159.
I. Equívocos no falar ou escrever, falhas de memória inexplicáveis, sintomas misteriosos, sonhos absurdos (1. 05-06) são ações mentais peculiares (1. 04) porque excepcionais e encontradas apenas em indivíduos com problemas psicológicos.
II. A civilização que emergira ao longo do século XIX (1. 21) resistia às ideias de Freud porque estas atacavam a crença na razão soberana (1. 18), um dos fundamentos (1. 21) daquela civilização.
III. Além de impulsos primitivos que governam desejos puramente individuais e, portanto, desagregadores do ponto de vista social, a vida mental do ser humano também possui defesas (1. 12) — forças agregadoras, compatíveis com as regras da civilização. (1. 14-15)
São compatíveis com o texto as inferências apresentadas em
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Adaptado de Peter Gay, O século de Schnitzler: a formação da cultura de classe média —
1815-1914. Trad. de S. Duarte. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 158-159.
( ) Numa palavra (1, 03) expressa a ideia de que o período que introduz é “síntese lapidar”, ou fórmula condensadora, do segmento que o precede.
( ) Assim como (1. 12) é um nexo que coordena “as defesas psicológicas do indivíduo” com “o inconsciente”; o período é equivalente, portanto, a “Os impulsos primitivos ocupam grande parte tanto do inconsciente quanto das defesas psicológicas do indivíduo”.
( ) No entanto (1. 21) expressa “oposição”, introduzindo ideia inesperada em relação ao que a precede; ou seja, ao enfatizar o poder da sexualidade e do inconsciente, Freud levou alguns a inferir que a psicanálise justificava a irracionalidade — inferência que ele teve de rejeitar.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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Adaptado de Peter Gay, O século de Schnitzler: a formação da cultura de classe média —
1815-1914. Trad. de S. Duarte. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 158-159.
O pensamento freudiano incita à modéstia humana; o indivíduo pouco sabe sobre as reais motivações de suas ações e pensamentos; a razão não manda em sua própria casa.
I. O pensamento freudiano incita à modéstia humana; por isso, o indivíduo pouco sabe sobre as reais motivações de suas ações e pensamentos — ou melhor, por isso a razão não manda em sua própria casa.
II. O pensamento freudiano incita à modéstia humana, já que sustenta que o indivíduo pouco sabe sobre as reais motivações de suas ações e pensamentos — isto é, sustenta que a razão não manda em sua própria casa.
III, Para Freud, o indivíduo pouco sabe sobre as reais motivações de suas ações e pensamentos — ou seja, a razão não manda em sua própria casa; por isso, o pensamento freudiano incita à modéstia humana.
Quais propostas mantêm o sentido do período original?
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Adaptado de Sergio Paulo Rouanet, Dilemas da moral ilumimsta In: NOVAES, Adauto (org.)
Etica. São Paulo: Companhia das LetraslSecretaria Mumcipal de Cultura, 1992. p. 149-151.
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Adaptado de Sergio Paulo Rouanet, Dilemas da moral ilumimsta In: NOVAES, Adauto (org.)
Etica. São Paulo: Companhia das LetraslSecretaria Mumcipal de Cultura, 1992. p. 149-151.
1. Uma sociedade ao mesmo tempo ética e não religiosa constitui-se em um paradoxo.
II. Além de ser dispensável como fundamento da moralidade, a religiosidade impede o comportamento virtuoso.
III. As orientações dos diferentes filósofos da Ilustração quanto à ética não eram idênticas, mas eram todas independentes de normas ditadas pela religião.
Quais delas são apresentadas no texto como pontos de vista de seu autor?
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