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1421369 Ano: 2000
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PF
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Texto LP-II

A Revolução Industrial provocou a dissociação entre dois pensamentos: o científico e tecnológico e o humanista. A partir do século XIX, a liberdade do homem começa a ser identificada com a eficiência em dominar e transformar a natureza em bens e serviços. O conceito de liberdade começa a ser sinônimo de consumo. Perde importância a prática das artes e consolidam-se a ciência e a tecnologia. Relega-se a preocupação ética. A procura da liberdade social se faz sem considerar-se sua distribuição. A militância política passa a ser tolerada, mas como opção pessoal de cada um.
Essa ruptura teve o importante papel de contribuir para a revolução do conhecimento científico e tecnológico. A sociedade humana se transformou, com a eficiência técnica e a conseqüente redução do tempo social necessário à produção dos bens de sobrevivência.
O privilégio da eficiência na dominação da natureza gerou, contudo, as distorções hoje conhecidas: em vez de usar o tempo livre para a prática da liberdade, o homem reorganizou seu projeto e refez seu objetivo no sentido de ampliar o consumo. O avanço técnico e científico, de instrumento da liberdade,
adquiriu autonomia e passou a determinar uma estrutura social opressiva, que servisse ao avanço técnico e científico. A liberdade identificou-se com a idéia de consumo. Os meios de produção, que surgiram no avanço técnico, visam ampliar o nível dos meios de produção.
Graças a essa especialização e priorização, foi possível obter-se o elevado nível do potencial-de-liberdade que o final do século XX oferece à humanidade. O sistema capitalista permitiu que o homem atingisse as vésperas da liberdade em relação ao trabalho alienado, às doenças e à escassez. Mas não consegue permitir que o potencial criado pela ciência e tecnologia seja usado com a eficiência desejada.
(Cristovam Buarque, Na fronteira do futuro. Brasília: EDUnB, 1989, p. 13; com adaptações)

Quanto à organização do texto LP-II, julgue o item a seguir.
A idéia de melhor aproveitamento do tempo como resultado da eficiência técnica é um argumento utilizado para provar a necessidade de lazer e descanso dos homens.
 

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1421368 Ano: 2000
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PF
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Texto LP-III
A força da História

A História caprichosamente ofereceu aos brasileiros

um símbolo de forte densidade, o de Tiradentes, para

concretizar o mito do herói nacional. O lado generoso do

chefe da rebelião anticolonial vem do transbordamento de

seus objetivos, no sentido de tornar coletiva a aspiração de

ruptura e de liberdade. Não apenas um ato de particular

conveniência no mundo das relações humanas, mas uma

articulação de vulto nacional.

Enquanto os ativistas da Inconfidência (Tiradentes

o maior e o mais lúcido de todos) e os ideólogos lidavam

com categorias universais, que pressupunham os interesses

da coletividade brasileira, outros aderentes circunstanciais,

os magnatas e os devedores da fazenda Real,

ingressaram no processo de luta a fim de resguardar vantagens

particulares
Com efeito, a figura de Tiradentes implanta, na
memória e no coração da nacionalidade, o sentimento de
poder e de grandeza que torna cada um de nós um íntimo
dos seres sobrenaturais, um parceiro dos deuses.
(Fábio Lucas, Luzes e trevas – Minas Gerais no século XVIII.
Belo Horizonte: UFMG, 1998, p. 150-1; com adaptações)
Em língua portuguesa, a mudança na ordem das palavras nem sempre provoca alteração nas relações semânticas entre elas. Os itens abaixo reproduzem trechos do texto LP-III com alguma alteração na ordem dos termos. Julgue-o quanto à manutenção dos sentidos originais do texto.

linhas 3 e 4: O lado generoso do chefe anticolonial da rebelião vem
 

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1421367 Ano: 2000
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PF
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Texto LP-III
A força da História

A História caprichosamente ofereceu aos brasileiros

um símbolo de forte densidade, o de Tiradentes, para

concretizar o mito do herói nacional. O lado generoso do

chefe da rebelião anticolonial vem do transbordamento de

seus objetivos, no sentido de tornar coletiva a aspiração de

ruptura e de liberdade. Não apenas um ato de particular

conveniência no mundo das relações humanas, mas uma

articulação de vulto nacional.

Enquanto os ativistas da Inconfidência (Tiradentes

o maior e o mais lúcido de todos) e os ideólogos lidavam

com categorias universais, que pressupunham os interesses

da coletividade brasileira, outros aderentes circunstanciais,

os magnatas e os devedores da fazenda Real,

ingressaram no processo de luta a fim de resguardar vantagens

particulares
Com efeito, a figura de Tiradentes implanta, na
memória e no coração da nacionalidade, o sentimento de
poder e de grandeza que torna cada um de nós um íntimo
dos seres sobrenaturais, um parceiro dos deuses.
(Fábio Lucas, Luzes e trevas – Minas Gerais no século XVIII.
Belo Horizonte: UFMG, 1998, p. 150-1; com adaptações)
Em língua portuguesa, a mudança na ordem das palavras nem sempre provoca alteração nas relações semânticas entre elas. Os itens abaixo reproduzem trechos do texto LP-III com alguma alteração na ordem dos termos. Julgue-o quanto à manutenção dos sentidos originais do texto.

linhas 5 e 6: no sentido de tornar a aspiração coletiva de ruptura e de liberdade
 

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1421366 Ano: 2000
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PF
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Texto LP-III
A força da História

A História caprichosamente ofereceu aos brasileiros

um símbolo de forte densidade, o de Tiradentes, para

concretizar o mito do herói nacional. O lado generoso do

chefe da rebelião anticolonial vem do transbordamento de

seus objetivos, no sentido de tornar coletiva a aspiração de

ruptura e de liberdade. Não apenas um ato de particular

conveniência no mundo das relações humanas, mas uma

articulação de vulto nacional.

Enquanto os ativistas da Inconfidência (Tiradentes

o maior e o mais lúcido de todos) e os ideólogos lidavam

com categorias universais, que pressupunham os interesses

da coletividade brasileira, outros aderentes circunstanciais,

os magnatas e os devedores da fazenda Real,

ingressaram no processo de luta a fim de resguardar vantagens

particulares
Com efeito, a figura de Tiradentes implanta, na
memória e no coração da nacionalidade, o sentimento de
poder e de grandeza que torna cada um de nós um íntimo
dos seres sobrenaturais, um parceiro dos deuses.
(Fábio Lucas, Luzes e trevas – Minas Gerais no século XVIII.
Belo Horizonte: UFMG, 1998, p. 150-1; com adaptações)
Em língua portuguesa, a mudança na ordem das palavras nem sempre provoca alteração nas relações semânticas entre elas. Os itens abaixo reproduzem trechos do texto LP-III com alguma alteração na ordem dos termos. Julgue-o quanto à manutenção dos sentidos originais do texto.

linhas de 10 a 12: ao ideólogos, que pressupunham os interesses da coletividade brasileira, lidavam com categorias universais
 

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1421365 Ano: 2000
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PF
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Texto LP-III
A força da História

A História caprichosamente ofereceu aos brasileiros

um símbolo de forte densidade, o de Tiradentes, para

concretizar o mito do herói nacional. O lado generoso do

chefe da rebelião anticolonial vem do transbordamento de

seus objetivos, no sentido de tornar coletiva a aspiração de

ruptura e de liberdade. Não apenas um ato de particular

conveniência no mundo das relações humanas, mas uma

articulação de vulto nacional.

Enquanto os ativistas da Inconfidência (Tiradentes

o maior e o mais lúcido de todos) e os ideólogos lidavam

com categorias universais, que pressupunham os interesses

da coletividade brasileira, outros aderentes circunstanciais,

os magnatas e os devedores da fazenda Real,

ingressaram no processo de luta a fim de resguardar vantagens

particulares
Com efeito, a figura de Tiradentes implanta, na
memória e no coração da nacionalidade, o sentimento de
poder e de grandeza que torna cada um de nós um íntimo
dos seres sobrenaturais, um parceiro dos deuses.
(Fábio Lucas, Luzes e trevas – Minas Gerais no século XVIII.
Belo Horizonte: UFMG, 1998, p. 150-1; com adaptações)
Em língua portuguesa, a mudança na ordem das palavras nem sempre provoca alteração nas relações semânticas entre elas. Os itens abaixo reproduzem trechos do texto LP-III com alguma alteração na ordem dos termos. Julgue-o quanto à manutenção dos sentidos originais do texto.

linhas de 16 a 19: na memória e no coração da nacionalidade, a figura de Tiradentes implanta o sentimento de poder e de grandeza que torna cada um de nós um íntimo dos seres sobrenaturais
 

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1419507 Ano: 2000
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PF
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Texto LP-I

Um desafio cotidiano

Recentemente me pediram para discutir os desafios políticos que o Brasil tem pela frente. Minha primeira dúvida foi se eles seriam diferentes dos de ontem. Os problemas talvez sejam os mesmos, o país é que mudou e reúne hoje mais condições para enfrentá-los que no passado. A síntese de minhas conclusões é que precisamos prosseguir no processo de democratização do país.
Kant dizia que a busca do conhecimento não tem fim. Na prática, democracia, como um ponto final que uma vez atingido nos deixa satisfeitos e por isso decretamos o fim da política, não existe. Existe é democratização, o avanço rumo a um regime cada vez mais inclusivo, mais representativo, mais justo e mais legítimo. E quais as condições objetivas para tornar sustentável esse movimento
de democratização crescente?
Embora exista forte correlação entre desenvolvimento e democracia, as condições gerais para sua sustentação vão além dela. O grau de legitimidade histórica, de mobilidade social, o tipo de conflitos existentes na sociedade, a capacidade institucional para incorporar gradualmente as forças emergentes e o desempenho efetivo dos governos são elementos cruciais na sustentação da democratização no longo prazo.
Nossa democracia emergente não tem legitimidade histórica. Esse requisito nos falta e só o alcançaremos no decorrer do processo de aprofundamento da democracia, que também é de legitimação dela.
Uma parte importante desse processo tem a ver com as relações rotineiras entre o poder público e os cidadãos. Qualquer flagrante da rotina desse relacionamento arrisca capturar cenas explícitas de desrespeito e pequenas ou grandes tiranias. As regras dessa relação não estão claras. Não existem
mecanismos acessíveis de reclamação e desagravo.

Com relação às idéias do texto LP-I, julgue o seguinte item.

Um regime democrático caracteriza-se pela existência de um processo contínuo de busca pela legitimidade, justiça, representatividade e inclusão.
 

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1419506 Ano: 2000
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PF
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Texto LP-I

Um desafio cotidiano

Recentemente me pediram para discutir os desafios políticos que o Brasil tem pela frente. Minha primeira dúvida foi se eles seriam diferentes dos de ontem. Os problemas talvez sejam os mesmos, o país é que mudou e reúne hoje mais condições para enfrentá-los que no passado. A síntese de minhas conclusões é que precisamos prosseguir no processo de democratização do país.
Kant dizia que a busca do conhecimento não tem fim. Na prática, democracia, como um ponto final que uma vez atingido nos deixa satisfeitos e por isso decretamos o fim da política, não existe. Existe é democratização, o avanço rumo a um regime cada vez mais inclusivo, mais representativo, mais justo e mais legítimo. E quais as condições objetivas para tornar sustentável esse movimento
de democratização crescente?
Embora exista forte correlação entre desenvolvimento e democracia, as condições gerais para sua sustentação vão além dela. O grau de legitimidade histórica, de mobilidade social, o tipo de conflitos existentes na sociedade, a capacidade institucional para incorporar gradualmente as forças emergentes e o desempenho efetivo dos governos são elementos cruciais na sustentação da democratização no longo prazo.
Nossa democracia emergente não tem legitimidade histórica. Esse requisito nos falta e só o alcançaremos no decorrer do processo de aprofundamento da democracia, que também é de legitimação dela.
Uma parte importante desse processo tem a ver com as relações rotineiras entre o poder público e os cidadãos. Qualquer flagrante da rotina desse relacionamento arrisca capturar cenas explícitas de desrespeito e pequenas ou grandes tiranias. As regras dessa relação não estão claras. Não existem
mecanismos acessíveis de reclamação e desagravo.

Com relação às idéias do texto LP-I, julgue o seguinte item.

Democracia é uma das condições de sustentação do desenvolvimento, mas não a única.
 

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1419505 Ano: 2000
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PF
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Texto LP-I

Um desafio cotidiano

Recentemente me pediram para discutir os desafios políticos que o Brasil tem pela frente. Minha primeira dúvida foi se eles seriam diferentes dos de ontem. Os problemas talvez sejam os mesmos, o país é que mudou e reúne hoje mais condições para enfrentá-los que no passado. A síntese de minhas conclusões é que precisamos prosseguir no processo de democratização do país.
Kant dizia que a busca do conhecimento não tem fim. Na prática, democracia, como um ponto final que uma vez atingido nos deixa satisfeitos e por isso decretamos o fim da política, não existe. Existe é democratização, o avanço rumo a um regime cada vez mais inclusivo, mais representativo, mais justo e mais legítimo. E quais as condições objetivas para tornar sustentável esse movimento de democratização crescente?
Embora exista forte correlação entre desenvolvimento e democracia, as condições gerais para sua sustentação vão além dela. O grau de legitimidade histórica, de mobilidade social, o tipo de conflitos existentes na sociedade, a capacidade institucional para incorporar gradualmente as forças emergentes e o desempenho efetivo dos governos são elementos cruciais na sustentação da democratização no longo prazo.
Nossa democracia emergente não tem legitimidade histórica. Esse requisito nos falta e só o alcançaremos no decorrer do processo de aprofundamento da democracia, que também é de legitimação dela.
Uma parte importante desse processo tem a ver com as relações rotineiras entre o poder público e os cidadãos. Qualquer flagrante da rotina desse relacionamento arrisca capturar cenas explícitas de desrespeito e pequenas ou grandes tiranias. As regras dessa relação não estão claras. Não existem
mecanismos acessíveis de reclamação e desagravo.
Julgue o item a seguir, a respeito das relações de sentido estabelecidas no texto LP-I.

Relações entre poder público e cidadãos incluem-se no processo de aprofundamento e legitimação da democracia.
 

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1419504 Ano: 2000
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PF
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Texto LP-I
enunciado 1419504-1
Com relação às idéias do texto LP-I, julgue o seguinte item.
Subentende-se o substantivo desafios antes da expressão “de ontem” (l. 3).
 

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1419503 Ano: 2000
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PF
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Texto LP-II

A Revolução Industrial provocou a dissociação entre dois pensamentos: o científico e tecnológico e o humanista. A partir do século XIX, a liberdade do homem começa a ser identificada com a eficiência em dominar e transformar a natureza em bens e serviços. O conceito de liberdade começa a ser sinônimo de consumo. Perde importância a prática das artes e consolidam-se a ciência e a tecnologia. Relega-se a preocupação ética. A procura da liberdade social se faz sem considerar-se sua distribuição. A militância política passa a ser tolerada, mas como opção pessoal de cada um.
Essa ruptura teve o importante papel de contribuir para a revolução do conhecimento científico e tecnológico. A sociedade humana se transformou, com a eficiência técnica e a conseqüente redução do tempo social necessário à produção dos bens de sobrevivência.
O privilégio da eficiência na dominação da natureza gerou, contudo, as distorções hoje conhecidas: em vez de usar o tempo livre para a prática da liberdade, o homem reorganizou seu projeto e refez seu objetivo no sentido de ampliar o consumo. O avanço técnico e científico, de instrumento da liberdade,
adquiriu autonomia e passou a determinar uma estrutura social opressiva, que servisse ao avanço técnico e científico. A liberdade identificou-se com a idéia de consumo. Os meios de produção, que surgiram no avanço técnico, visam ampliar o nível dos meios de produção.
Graças a essa especialização e priorização, foi possível obter-se o elevado nível do potencial-de-liberdade que o final do século XX oferece à humanidade. O sistema capitalista permitiu que o homem atingisse as vésperas da liberdade em relação ao trabalho alienado, às doenças e à escassez. Mas não consegue permitir que o potencial criado pela ciência e tecnologia seja usado com a eficiência desejada.
(Cristovam Buarque, Na fronteira do futuro. Brasília: EDUnB, 1989, p. 13; com adaptações)

Julgue o item abaixo, relativo às idéias do texto LP-II.
O autor sugere que o sistema capitalista apresenta a seguinte correlação: quanto mais tempo livre, mais consumo, mais lazer e menos opressão.
 

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