Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

Comunicação

O público ledor (existe mesmo!) é sensorial: quer ter um autor ao vivo, em carne e osso. Quando este morre, há uma queda de popularidade em termos de venda. Ou, quando teatrólogo, em termos de espetáculo. Um exemplo: G. B. Shaw. E, entre nós, o suave fantasma de Cecília Meireles recém está se materializando, tantos anos depois.

Isto apenas vem provar que a leitura é um remédio para a solidão em que vive cada um de nós neste formigueiro. Claro que não me estou referindo a essa vulgar comunicação festiva e efervescente.

Porque o autor escreve, antes de tudo, para expressar- se. Sua comunicação com o leitor decorre unicamente daí. Por afinidades. É como, na vida, se faz um amigo.

E o sonho do escritor, do poeta, é individualizar cada formiga num formigueiro, cada ovelha num rebanho - para que sejamos humanos e não uma infinidade de xerox infinitamente reproduzidos uns dos outros.

Mas acontece que há também autores xerox, que nos invadem com aqueles seus best-sellers...
Será tudo isto uma causa ou um efeito?
Tristes interrogações para se fazerem num mundo que já foi civilizado.

(Mário Quintana. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1. ed., 2005. p. 654)

Será tudo isto uma causa ou um efeito?

A resposta correta à interrogação acima está em:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O rio

Ser como o rio que deflui
Silencioso dentro da noite.
Não temer as trevas da noite.
Se há estrelas nos céus, refleti-las.

E se os céus se pejam de nuvens,
Como o rio as nuvens são água,
Refleti-las também sem mágoa
Nas profundidades tranquilas.

(Manuel Bandeira. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro. Nova Aguilar: 1993. p. 285)

Considere as afirmativas abaixo:

I. O poema se desenvolve em forma de mandamentos, especialmente em razão do emprego de formas verbais de infinitivo.

II. Percebe-se corretamente uma atmosfera onírica nos versos que deflui / Silencioso dentro da noite, em oposição à realidade mostrada em E se os céus se pejam de nuvens.

III. O verso Como o rio as nuvens são água introduz comparação que corrobora a visão exposta no poema.

Está correto o que se afirma APENAS em
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A justiça é o tema dos temas da Filosofia do Direito por conta da força de um sentimento que atravessa os tempos: o de que o Direito, como uma ordenação da convivência humana, esteja permeado e regulado pela justiça. A palavra direito, em português, vem de directum, do verbo latino dirigere, dirigir, apontando, dessa maneira, que o sentido de direção das normas jurídicas deve ser o de se alinhar ao que é justo.

O acesso ao conhecimento do que é justo, no entanto, não é óbvio. Basta lembrar que os gregos, para lidar com as múltiplas vertentes da justiça, valiam-se, na sua mitologia, de mais de uma divindade: Têmis, a lei; Diké, a equidade; Eirene, a paz; Eunômia, as boas leis; Nêmesis, que pune os crimes e persegue a desmedida.

No mundo contemporâneo o Direito tem uma complexa função de gestão das sociedades, que torna ainda mais problemático o acesso ao conhecimento do que é justiça, por meio da razão, da intuição ou da revelação. Essa problematicidade não afasta a força das aspirações da justiça, que surge como um valor que emerge da tensão entre o ser das normas do Direito Positivo e de sua aplicação, e o dever ser dos anseios do justo. Na dinâmica dessa tensão tem papel relevante o sentimento de justiça. Este é forte, mas indeterminado. Daí as dificuldades da passagem do sentir para o saber. Por esse motivo, a tarefa da Teoria da Justiça é um insistente e contínuo repensar o significado de justiça no conjunto de preferências, bens e interesses positivados pelo Direito.

(Celso Lafer. O Estado de S. Paulo, A2, Espaço aberto, 18 de novembro de 2012, trecho)

O segmento que condensa a ideia desenvolvida no texto é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
163670 Ano: 2013
Disciplina: Direito Tributário
Banca: FCC
Orgão: MPE-AM
Provas:
Em junho de 2013, ocorreram diversas manifestações populares no país, as quais tinham por objetivo reverter os aumentos de tarifa do transporte coletivo urbano de passageiros. Com o fito de contribuir para esse fim, o Governo Federal editou a Medida Provisória n° 617, de 31/05/2013, a qual reduziu a zero as alíquotas da COFINS e do PIS-PASEP incidente sobre as receitas auferidas com o transporte rodoviário, metroviário e ferroviário regular e coletivo de passageiros em área municipal ou de região metropolitana formalmente constituída. Considerando a estrutura do sistema tributário brasileiro e a busca do mesmo objetivo de redução das tarifas no transporte coletivo municipal e em região metropolitana, é correto afirmar:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
163664 Ano: 2013
Disciplina: Economia
Banca: FCC
Orgão: MPE-AM
Provas:
Para um determinado consumidor manteiga e margarina são bens substitutos. Neste caso, considerando o instrumental da Teoria do Consumidor, é correto afirmar:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
163663 Ano: 2013
Disciplina: Economia
Banca: FCC
Orgão: MPE-AM
Provas:
Um país de economia fechada que tenha por objetivo elevar o nível de emprego poderá utilizar uma política monetária expansiva. É um requisito para que essa política seja eficaz:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
163662 Ano: 2013
Disciplina: Economia
Banca: FCC
Orgão: MPE-AM
Provas:
De acordo com a notícia publicada pelo Portal INFOMONEY em 13/04/2012 e consultada em 16/06/2013 (http://www.infomoney.com.br/mercados/economia/noticia/2402421/meta-superavit-primario-para-ano-que-vem-155-milhoes), a meta de superávit nas contas governamentais, visando ao objetivo de pagar os juros da dívida pública, foi estabelecida em 3,1% do PIB para 2013 pela Lei de Diretrizes Orçamentárias. O conceito de superávit das contas públicas adotado pelo governo brasileiro na fixação de sua meta é o
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
163661 Ano: 2013
Disciplina: Economia
Banca: FCC
Orgão: MPE-AM
Provas:
Em 12/02/2012, Edmundo Montalvão e Marcos Mendes publicaram no site Brasil, economia e governo (http://www.brasil- economia-governo.org.br/2012/02/12/o-que-e-subsidio-cruzado-e-como-ele-afeta-a-sua-conta-de-luz/) o artigo O que é “subsídio cruzado” e como ele afeta a sua conta de luz? (consultado em 16/06/2013), no qual afirmam que a conta de luz dos brasileiros contém um subsídio cruzado. Esse subsídio se manifesta porque
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
163660 Ano: 2013
Disciplina: Economia
Banca: FCC
Orgão: MPE-AM
Provas:
Em relação a estratégias competitivas e jogos, é correto afirmar:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
163659 Ano: 2013
Disciplina: Economia
Banca: FCC
Orgão: MPE-AM
Provas:
Considere as seguintes informações:

1. Em um país há dois fabricantes tradicionais de televisores (A e B), que produzem e comercializam TV’s LCD de 32 polegadas, com vida útil média de 10 anos ao preço de $ 1.000 cada, sendo esse preço fixado com base em um mark up de 30% em relação aos custos de produção. O mercado demanda 1 milhão de aparelhos por ano e os consumidores optam entre as marcas A e B conforme seu maior grau de simpatia por uma ou por outra, já que ambas têm a mesma qualidade.
2. Dada a tradição de qualidade dos produtos e o histórico de ausência de defeitos de fabricação, não há a tradição do mercado de televisores desse país de oferecer garantia a seus produtos.
3. Com a realização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, o fabricante C instalou-se no país para conquistar esse mercado de televisores. Para tanto, lançou um modelo de TV LCD de 32 polegadas, ao preço de $ 400, sob o slogan “A TV da Copa”. Também ele fixou seu preço com um mark up de 30% em relação a seus custos de produção e sua unidade fabril é capaz de produzir 1,2 milhão de aparelhos por ano.
4. Aparentemente as marcas A, B e C podem competir entre si, pois oferecem produtos equivalentes: TV’s LCD de 32 polegadas com as mesmas funcionalidades. A única distinção entre elas que o consumidor percebe é a diferença de preço de comercialização. O consumidor não sabe, no entanto, que o fabricante C utiliza componentes mais baratos e de menor qualidade e que, portanto, a vida útil média de seu produto é de apenas 2 anos, daí o slogan “A TV da Copa”, pois pouco tempo depois ela deixará de funcionar.

Nesse contexto, é correto afirmar:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas