Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

2981066 Ano: 2017
Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:

Os reservatórios de distribuição de água têm várias funções, todas importantes, entre a quais, como define o próprio nome, o de reservação. Considerando um reservatório para uma cidade de 50.000 habitantes com consumo per capita total de 100 L/hab.dia (incluindo as perdas), coeficiente do dia de maior consumo igual a 1,2 e coeficiente da hora de maior consumo igual a 1,5, qual deverá ser o volume de reservação, pelo método conhecido como Brasileiro, considerando o período de reserva, indicado na literatura e na NBR?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2981065 Ano: 2017
Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:

O intuito de se atingir o conceito da conservação de água passa obrigatoriamente pela ideia do seu uso racional, que por sua vez abrange as concepções de uso eficiente e de reuso. O reuso de água foi classificado em diferentes modalidades em 1973, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com seus usos e finalidades (WHO, 1973).

Em relação à classificação do reuso de água, de acordo com seus usos e finalidades, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2981064 Ano: 2017
Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:

Aquecimento global é o resultado da intensificação do efeito estufa, ocasionado pelo significativo aumento das concentrações de “gases do efeito estufa” (GEE.) na atmosfera, ou seja, gases que absorvem parte do calor que deveria ser dissipado, provocando aumento da temperatura média do planeta. No tratamento anaeróbio de águas residuárias, muito utilizado em Estações de Tratamento de Esgoto no Paraná, são formados gases de efeito estufa.

Os gases formados em sistemas anaeróbios de tratamento são:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2981063 Ano: 2017
Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:

O sistema de abastecimento de água de Foz do Iguaçu é concedido à Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) e abastece 96.237 economias em 78.287 ligações, com taxa de ocupação 2,74 habitantes/residência (IBGE, 2010). O volume médio de captação é 2.201.956 m3 por mês, o volume produzido médio mensal (que sai da ETA.) é de 2.097.099 m3 e o micromedido (medidos por hidrômetros) é de 1.501.662 m3 por mês (considerando 1 mês de 30 dias), distribuídos por meio de 1.424.642 m de rede (SNIS, 2015). Na distribuição há perdas de água, também chamadas de volumes não contabilizados, relacionadas a diferentes fatores físicos ou não. Uma das formas de representar as perdas é em %, denominada índice de perdas.

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2981062 Ano: 2017
Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:

Desde 1912, o sistema de coleta de esgoto do tipo separador absoluto é obrigatório no Brasil. Esse sistema foi projetado pelo engenheiro George Waring em 1879, para a cidade de Memphis, no Tennessee (EUA.) Esse sistema foi aplicado em 1905 na cidade de Santos. Porém, atualmente, somente 50,3% da população têm acesso à rede coletora de esgoto e, do que é coletado, apenas 42,67% são tratados. Um dos problemas destacados para a não implantação do sistema de coleta e transporte é o custo, que pode chegar a 70% do custo total do sistema de esgotamento sanitário. A norma NBR 9649 (ABNT, 1986) – “Projetos de redes coletoras de esgoto sanitário” – regulamenta as condições hidráulicas necessárias nas redes coletoras de esgoto.

Com base nos sistemas de coleta e transporte de esgoto sanitário, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2981061 Ano: 2017
Disciplina: Segurança e Saúde no Trabalho (SST)
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:

Em um laboratório de saneamento ou laboratório de análises físico-químicas e biológicas, comum em todas as Estações de Tratamento de Água e de Esgoto, além dos resíduos químicos gerados durante os procedimentos de análise da água ou esgoto, há também a preocupação com a saúde e segurança dos profissionais que ali trabalham. Em muitos casos, a falta de uma postura responsável quanto ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI), equipamentos de proteção coletiva (EPC.) e ao atendimento das normas de segurança e procedimentos de análise podem acarretar graves consequências à saúde do trabalhador.

Com relação à EPI e EPC, considere as seguintes afirmativas:

1. Entende-se por equipamento de proteção individual (EPI) todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Nos laboratórios, devem ser utilizados: luvas para o manuseio de produtos químicos e para proteção ao calor, máscaras faciais ou protetores com filtro, óculos de proteção, botas com biqueira de metal e jaleco de algodão.

2. Os laboratórios devem conter os equipamentos de proteção coletiva, como lava-olhos e chuveiro de emergência, capela para manuseio dos reagentes mais voláteis, coletores de resíduos, saída de emergência e extintores de incêndio Classe A (para materiais sólidos fibrosos), Classe B (para líquidos e gases inflamáveis, como a gasolina.), Classe C (para incêndios em equipamentos elétricos, como motores, cabos etc.) e Classe D (para incêndios em metais combustíveis, como magnésio, potássio e zinco, entre outros).

3. Também nos laboratórios deve haver espaços para o armazenamento de produtos químicos e vidrarias. Os produtos devem ser armazenados de forma segregada, segundo as características inerentes às substâncias e suas incompatibilidades. Devem conter armários protegidos, especiais para armazenamento de inflamáveis, com resistência ao fogo, e prateleiras com sistema de contenção de derramamento.

4. No caso de derramamento de produtos tóxicos (mais de 100 mL), inflamáveis (mais de 1 L) e corrosivos (mais de 1 L): deve-se chamar a equipe de segurança, evacuar o laboratório, avisar os profissionais dos ambientes vizinhos, isolar a área e fechar as portas do ambiente, remover fontes de ignição, desligar os equipamentos, ligar a exaustão para o exterior e abrir as janelas.

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2981060 Ano: 2017
Disciplina: Segurança e Saúde no Trabalho (SST)
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:

Em 1º de maio de 1943, o Decreto-Lei nº 5.452 aprovou a Consolidação das Leis do Trabalho, sendo o capítulo V relativo à segurança e medicina do trabalho (alterado pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977). Mas a Portaria nº 3.214 do Ministério do Trabalho e Emprego só entrou em vigor em junho 1978, aprovando 28 normas regulamentadoras (NR) relativas à Segurança e Medicina do Trabalho, com o objetivo de padronizar, fiscalizar e fornecer orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e à medicina do trabalho, que atualmente são 36.

Quanto às normas regulamentadoras para trabalhos em altura e em ambientes confinados, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2981059 Ano: 2017
Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:

Para a desinfecção da água para o abastecimento e do efluente de ETE antes do lançamento no corpo receptor, no Brasil, tem se utilizado o cloro, pela facilidade de obtenção, pelo custo e por deixar um residual na rede de abastecimento. No Paraná é comum a utilização, como agente desinfetante, do gás cloro, que é acondicionado em cilindros de 68 kg e 900 kg, os quais devem ser dispostos, nas ETAs e ETEs, em local dimensionado para esse fim, sendo que os cilindros de 68 kg devem ser dispostos na posição vertical e os de 900 kg na posição horizontal. Também por segurança, não se pode retirar mais que 30% do seu peso – normalmente, para cilindros de 60 kg, o máximo é de 18 kg, e para os de 900 kg, o máximo diário é de 90 kg. Porém uma situação extremamente perigosa na operação de ETA é o vazamento de gás cloro, com risco de vida aos operadores e outros colaboradores. Uma forma de combater o vazamento é a neutralização por um álcali – por exemplo, o hidróxido de cal (Ca(OH)2), conhecido como cal hidratada –, ou pelo hidróxido de sódio (NaOH), sendo o hidróxido de sódio mais solúvel e mais fácil de utilizar. Admitindo que a neutralização do gás cloro será com hidróxido de sódio, tem-se a seguinte reação:

.....Cl2 +.....NaOH +.... H2O !$ \rightarrow !$NaClO + NaCl + 2H2O

(Peso atômico de cada elemento: Cl = 35,5; Na = 23; O = 16; H = 1.)

Considerando os dados apresentados, a quantidade de hidróxido de sódio (em solução a 50%) e o volume do tanque de armazenamento para neutralização completa do cilindro de 900 kg de cloro gasoso deverão ser de, respectivamente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2981058 Ano: 2017
Disciplina: Direito Ambiental
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. “O sujeito pensante não pode pensar sozinho; não pode pensar sem a coparticipação de outros sujeitos no ato de pensar sobre o objeto. Não há um ‘penso’, mas um ‘pensamos’. É o ‘pensamos’ que estabelece o ‘penso’, e não o contrário. Essa coparticipação dos sujeitos no ato de pensar se dá na comunicação. O objeto, por isso mesmo, não é a incidência terminativa do pensamento de um sujeito, mas o mediador da comunicação”.

(Paulo Freire – Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA, 2005)

Com base na Política de Educação Ambiental, assinale a alternativa I NCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2981057 Ano: 2017
Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:

O objetivo do exame microbiológico da água é fornecer subsídio a respeito da sua potabilidade, isto é, ausência de risco de ingestão de micro-organismos causadores de doenças. Todas as técnicas adotadas nos laboratórios de saneamento devem seguir o art. 22 da Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde e as normas nacionais e internacionais, como o Standard Methods for the Examination of Water and Waste Water. Sendo assim, considere uma amostra de água que foi dividida em três porções: a primeira porção com volume de 25 mL, a segunda com volume de 75 mL e a terceira com volume de 500 mL. Para o ensaio, utilizou-se a técnica de membrana filtrante, em que cada porção foi filtrada através de uma membrana e, em seguida, foi colocada em placa Petri com meio de cultura e levada à incubadora. O ensaio foi repetido cinco vezes, e depois do período de incubação (que varia de 16 a 24 horas) foram realizadas as contagens, cujos resultados estão apresentados na tabela a seguir. Em função dos resultados, foi possível determinar o número mais provável de coliformes (NMP) por 100 mL de amostra, entretanto somente serão válidos os volumes de amostra que produziram de 20 a 80 colônias.

Membranas/Ensaio Volume
25 mL 75 mL 500 mL

1

2

3

4

5

15

18

16

14

17

48

52

55

53

52

390

410

420

380

400

Considerando os dados e resultados apresentados, assinale a alternativa que apresenta corretamente o NMP de coliformes por 100 mL.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas